O AUTO DA BOA MENTIRA: Cinema nacional com toda magistralidade de Ariano Suassuna

 

Já em exibição nos melhores cinemas do Brasil, o filme “O Auto da Boa Mentira” traz toda a magistralidade e riqueza dos contos do gênio Ariano Suassuna e nos apresenta um universo através de quatro histórias fantásticas, repletas de ricos personagens, boas risadas e muita nacionalidade. O “jeitinho brasileiro” é apresentado de muitas formas. O público irá se divertir e refletir : até onde uma mentira bem contada leva o ser humano? Confira nossa critica, sem spoiler é claro, a seguir.

Reprodução: Imagem Filmes

04 frases clássicas do grande mestre paraibano Ariano Suassuna regem as 04 histórias principais do longa. Cada uma delas com personagens incríveis: na primeira o subgerente de RH Helder (Leandro Hassum) que é confundido com um comediante famoso e com isso passa a aproveitar da fama em que não tem direito, mas um encontro inesperado com Caetana (Nanda Costa) pode fazê-lo mudar de opinião.. Na segunda somos apresentados ao jovem, Fabiano (Renato Góes), que não crê em nada, mas que de repente fica extremamente intrigado quando acaba por ouvir um grande mistério circense envolvendo sua mãe (Cássia Kis) e seu pai, que faleceu há muito tempo. No terceiro conto conhecemos Pierce (Chris Mason, de ‘Pretty Little Liars’), um gringo que inventa uma mentira de que foi assaltado para não ir ao aniversário de Zeca, seu amigo. E o quarto e ultimo traz uma sátira aos burgueses da alta classe social, pela visão de uma da estagiária chamada Lorena (Cacá Ottoni), que se sente invisível na empresa de publicidade de Norberto (Luis Miranda).

Reprodução: Imagem Filmes

O desenvolvimento dos arcos de cada conto são muito bons, somos entretidos e apresentados a diversas nuances da “mentira”. Afinal, existe mentira boa e mentira ruim? O filme faz o seu público se divertir e refletir sobre isso. O cinema nacional possui uma pluralidade de histórias e ricos personagens, o diretor José Eduardo Belmonte sabe muito bem como conduzir cada ato, podemos assim dizer. As diversas atuações apresentadas na trama são um espetáculo a parte nos arrancando boas gargalhadas das mais diversas situações apresentadas. A história de Fabiano (Renato Goés) e sua mãe (Cássia Kiss) com certeza foi a minha favorita e a química entre os dois atores é digna de aplausos, assim como, todos os outros ótimos atores em suas respectivas histórias que conversam muito bem com o público.

A estética que remete longas italianos e franceses dos anos 60 e 70 é outro grande acerto, bem como, a ótima trilha sonora que potencializa ainda mais a experiência do telespectador.

Reprodução: Imagem Filmes

Em relação ao roteiro que tem como responsáveis: João Falcão, Célio Porto, Tatiana Maciel conseguem imprimir com toda magistralidade toda a genialidade das frases do grande artista Ariano Suassuna e seu verdadeiro fascinio pelas histórias que apresentam a boa mentira como protagonista, características presente e marcante em suas obras.  Os roteiristas conseguiram transcrever através de grande personagens as frases marcantes do Ariano e isso é de uma proeza sem igual.

 

 

 

CONFIRA O TRAILER DO FILME:

 

Por fim, O Alto da Boa Mentira é o cinema nacional na sua grande qualidade e rica história. Magistralidade de um gênio como Ariano que é atemporal, regional e nacional ao mesmo tempo. Vai te garantir boas doses de entretenimento e muita comédia da melhor maneira possível. Vale com certeza o seu ingresso!

NOTA – 7,5

LUAN RIBEIRO


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw@hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *