Será lançado no dia 20 de abril de 2024, às 15h, na Sala de Leitura da Cidade das Artes o livro Mulheres Virtuosas e Corajosas na Revolução de 1932. O livro da escritora e jornalista Luciana Castro traz uma abordagem sobre a importância da mulher na batalha, reunindo textos inéditos da visão da autora e a contextualização histórica da Revolução.
Mescla abordagem acadêmica e jornalística, uma característica da autora, contribui para a reflexão da importância da mulher numa batalha ideológica, que posteriormente abriria espaço para tantas lutas das mulheres pela igualdade. A autora privilegia personagens importantes na batalha e ao
longo das décadas pós-32, explorando um contexto cultural e político de cada uma delas.
O prefácio é escrito pela atual Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, figura importante nos imensos desafios para conquista de espaço e dignidade para a mulher carioca.
O Editor é João Baptista, Editora Letra Capital, com mais de 25 anos de atuação no mercado literário e mais de 1.000 títulos publicados no Brasil afirma “O livro de Luciana Castro será uma valiosa contribuição da escritora carioca para o evento da UNESCO em 202 5: Rio de janeiro, Capital Mundial do Livro.”
Sinopse do livro
A Revolução de 32 é cheia de heroínas! Mulheres que tiveram uma participação decisiva na batalha e embora não estivessem na linha de frente, trabalhavam com armamentos e socorro às tropas. A obra MULHERES VIRTUOSAS E CORAJOSAS na Revolução de 1932, destaca a importância da participação da mulher num verdadeiro espetáculo ideológico, que abriu espaço para inúmeras lutas das mulheres pela igualdade, até os dias de hoje.
SERVIÇO
Lançamento de “Mulheres Virtuosas e Corajosas na Revolução de 1932”
- Autor: Luciana Castro
- Ilustrador: Jenyfer Bonfim
- Dia: 20 de abril 2024
- Horário: 15h
- Local: Sala de Leitura da Cidade das Artes
- Público-alvo: Cidadãos brasileiros, acadêmicos, historiadores, gestores públicos, ativistas, homens e mulheres amantes de leitura.
Sobre a autora
Luciana Castro nasceu no Rio de Janeiro. Trabalhou com jornalismo esportivo por 10 anos, saiu das redações de jornais para o mundo literário em 2013 e desde 2021 ocupa espaços na gestão pública carioca. Com uma escrita versátil, publicou os romances PERMITA-SE(2013) e MAR DE ESTRELAS (2014), a ficção O PECADO DO ANJO (2015), o suspense sobre um serial killer SEM OLHOS (2016) e a biografia autorizada PITUXITA BONEQUINHA MINHA VIDA DE PAQUITA (2021), e como uma autora híbrida, flui com facilidade em qualquer gênero literário.
“Gosto de pensar que nasci escritora e por isso, escrevo sobre qualquer assunto e nunca me falta inspiração. A obra MULHERES VIRTUOSAS E CORAJOSAS NA REVOLUÇÃO DE 1932 diz respeito à luta da mulher na sociedade, uma luta que jamais terá fim.”