Harmonizando com Cerveja: Segunda temporada da série estreia na próxima semana e mostra a diversidade da culinária brasileira

Cesar Moreira – Apresentador do Harmonizando com Cerveja. Foto: Divulgação.

O sommelier de cerveja Cesar Moreira mostra o melhor da gastronomia, do turismo e do estilo de vida de Belém, Campos do Jordão, Recife, Blumenau, Pomerode, Joinville e Curitiba

Estudioso de cervejas especiais e apaixonado pela cultura brasileira, o sommelier Cesar Moreira apresenta a série Harmonizando com Cerveja, que no dia 29 de junho estreia no Looke Amazon Prime e em outras plataformas de streaming, no Brasil e em seguida em outros países. A produção da Alelo Filmes proporciona ao espectador diferentes experiências sensoriais a partir da gastronomia, do estilo de vida, da cultura e da atmosfera das cidades visitadas. A série será veiculada nas seguintes plataformas: Looke Amazon Prime, Net Now, Google Play, i-Tunes; e, na Pay TV, pelo canal Travel Box.

Criada por Cesar Moreira, Harmonizando com Cerveja tem sete episódios de 30 minutos e percorre o Brasil de Norte a Sul, passando pelo Pará (Belém), Pernambuco (Recife), São Paulo (Campos do Jordão), Santa Catarina (Blumenau, Pomerode e Joinville) e Paraná (Curitiba).

“A série não é apenas para os apaixonados por cerveja, mas sim para todos que apreciam turismo, cultura e gastronomia”, diz Cesar.

Assista aqui ao trailer da série

 

Os dois primeiros episódios foram gravados em Belém. A capital paraense, com sua riquíssima gastronomia amazônica e tapajônica, é o lugar ideal para aguçar os sentidos dos espectadores, com sua enorme variedade de sabores, com peixes, temperos, raízes, ervas e frutas que possibilitam harmonizações únicas. A riqueza e diversidade do Mercado Ver-o-Peso e do Mercado do Peixe com suas mais de três mil espécies, a Praça do Relógio, o Forte do Presépio são alguns dos destaques do programa, além da Casa das Onze Janelas com seu restaurante, Casa do Saulo (@casadosaulo).

O chef Saulo Jennings prepara um filé de pirarucu grelhado com molho bechamel e castanhas e banana na terra e camarões rosa. Para acompanhar, arroz com Orelha-de-Macaco, planta comestível local. Tudo isso para uma perfeita harmonização com uma cerveja belga Strong Golden Ale, de sabor marcante e levemente frutada.

Na cervejaria Amazon Beer (@amazonbeer), na Estação das Docas, Cesar prova o melhor chope da cidade, além de rótulos artesanais produzidos com ingredientes amazônicos, que dão às cervejas notas de bacuri, açaí, cupuaçu e priprioca. E não deixa de provar uma inovação: bolinho de pato com tucupi, o prato mais tradicional do Pará, harmonizado com uma cerveja Pilsen.

No restaurante contemporâneo Santa Chicória (@santachicoria), Cesar experimenta o peixe Filhote, típico da região, grelhado, com pesto de jambu (uma folha local picante), farofa de castanha e manteiga de urucum, harmonizados com cerveja Witbier, de característica cítrica, leve e refrescante.

Ainda em Belém, o sommelier acompanha o chef Allan Renato (@chefallanrenato) ao mercado na compra de ingredientes típicos para um almoço especialíssimo. Entre outras delícias, ele prepara um filé de búfalo com queijo de búfala, para ser harmonizado com a cerveja Imperial Ipa, com características frutadas e de amargor.

No Point do Açaí (@pointdoacaibelem), Cesar aprende a preparar um açaí fresco para comer com farinha de mandioca e camarão frito, receita indígena original e sem interferências, que ele harmoniza com uma cerveja English Bitter. Cesar vai ainda ao Manjar das Garças (@restaurantemanjardasgarcas), considerado um dos melhores da cidade, para uma harmonização de cerveja Stout que leva açaí na receita com uma sobremesa típica: tiramissu com cupuaçu. Para fechar a maratona gastronômica em Belém do Pará, nada melhor do que o Black Dog English Pub (@blackdogenglishpub), onde experimenta petiscos com cervejas diversas.

Com um episódio inteiramente dedicado à cultura jordanense, Cesar faz uma imersão à cidade serrana de Campos do Jordão (SP), a mais alta do Brasil, e visita a fábrica da cerveja Baden Baden (@cervejabadenbaden) para mostrar novas possibilidades de harmonização permitidas pela variedade de rótulos da marca, além de conhecer as instalações do local e contar ao público sobre os processos de produção da cervejaria.

Na Vila Capivari, conhecida por seus bares e restaurantes, César conversa com Vasco, o fundador da Baden Baden, que compartilha um pouco da história da cervejaria local. Para acompanhar o bate-papo, eles escolhem uma Cristal, pilsen leve e de baixo amargor, harmonizada com pastéis de queijo e eisbein, o famoso joelho de porco da culinária germânica. Em seguida, a american IPA da casa é acompanhada de um filé mignon alto servido com molho de gorgonzola, ajudando a ressaltar o amargor e a citricidade da bebida.

Na Choperia Baden Baden (@obadenbaden), o filé mignon alto preparado com pimentas e especiarias servido com arroz com shitake é o pedido certo para acompanhar a Golden, conhecida por sua leve doçura e toque de picância graças à canela em sua composição. Para a sobremesa, é servida a Chocolate, com malte levemente tostado, o que traz um amargor, acompanhada de brownie de chocolate e sorvete de creme.

O tour na cidade mais alta do país termina na Villa Gourmet (@villa_gourmetcampos). Um mix de folhas verdes com presunto de parma é servido com a Witbier, para destacar a citricidade, leveza e refrescância da cerveja. Para finalizar, risoto de camarão acompanhado da IPA, com adição de maracujá, que potencializa ainda mais sua característica cítrica.

Blumenau e Pomerode, em Santa Catarina, foram os destinos escolhidos para o quarto episódio da série. O roteiro começa na Vila Germânica de Blumenau, cidade que é palco dos grandes festivais de cerveja do Brasil e onde acontece a maior Oktoberfest fora da Alemanha. Na Bier Vila (@biervila), Cesar abre a noite com uma Catarina Sour, estilo de cerveja que colocou o Brasil no Beer Judge Certification Program. A bebida é acompanhada de uma salada verde, uma combinação perfeita para ressaltar sua leveza e acidez. O prato seguinte é a tradicional salsicha alemã, a bratwurst, com chucrute, harmonizando perfeitamente com a leveza e o baixo amargor da Munich Helles, garantindo refrescância à refeição. Para finalizar, a famosa Hackepeter, uma carne crua bem temperada servida com broa e mostarda, acompanhada da tradicional Bock, cerveja mais neutra.

Ainda em Blumenau, César visita a fábrica da cervejaria Eisenbahn (@eisenbahn) onde acompanha o processo de fabricação de uma das marcas mais icônicas do país. O almoço na Eisenbahn Bierhaus (@eisenbahn_bierhaus) é na companhia de Juliano Mendes, um dos fundadores da casa, e do mestre cervejeiro Gehrard Beutling. Para abrir o cardápio, uma salada com molho de mel e iogurte é servida junto da Weizenbier, harmonizando com as notas de banana e cravo da bebida. Em seguida, o goulash, carne ensopada típica da Alemanha, é o acompanhamento ideal para a American IPA, estilo conhecido por seu amargor pronunciado e um leve toque cítrico.

Na charmosa Pomerode, o passeio segue para uma pousada onde há a maior concentração de casas no estilo arquitetônico Enxaimel fora da Alemanha. De lá, César segue para o restaurante romeno Mon Cheri Bistrot (@moncheribistrot), onde os donos, Irina e Stefan, o acompanham em mais uma jornada de harmonização. A bruschetta de polvo servida na entrada combinou perfeitamente com a Witbier, garantindo refrescância e leveza ao cardápio. Em seguida, o hambúrguer de frango, feito com pão caseiro preparado na casa, e o tradicional charuto de carne romeno destacam a picância e o leve toque doce da cerveja Golden.

O quinto episódio segue em Santa Catarina, com uma visita a Joinville, a Cidade das Flores. No restaurante Catarina Cozinha Regional (@catarinacozinha), o chef e proprietário Emerson Borba prepara um risoto de tomate com pupunha bem cremoso para acompanhar uma cerveja pilsen. Em seguida, o risoto de cogumelos porcini é servido com uma Golden Ale, uma boa combinação com a picância da canela da bebida. O almoço termina com a cerveja Chocolate junto da sobremesa feita com chocolate 70% e nata batida.

O tour continua na Opa Bier (@opabier), marca criada em 2006 para resgatar a cervejaria na cidade. No restaurante Goa Arte e Gastronomia (@goa.oficial), César harmoniza uma English Pale Ale, um estilo mais terroso e herbal, com um delicioso entrecôte preparado com pimentas verdes. Para terminar o roteiro catarinense, uma Old Ale, cerveja conhecida por maturar por mais tempo, é servida com sobremesa de chocolate meio amargo.

Ainda no Sul do país, César leva os espectadores para Curitiba, a capital paranaense. A visita começa na unidade de gastronomia do Centro Europeu, onde o chef Guilhermo Spindola ensina duas receitas: uma simples porém deliciosa tatini de pão com queijo gruyere, perfeita para acompanhar uma Belgian Blond Ale; e um risoto de queijo grana padano com crispy de parma, ideal para ser saboreada com uma IPA com notas cítricas de maracujá.

O episódio passeia por lugares conhecidos na cidade, o Parque Barigui, o Largo da Ordem e a Rua XV de Novembro. A próxima parada da produção é na Banoffi (@banoffioriginal) onde a chef Renata Ferian, uma das responsáveis por trazer o prato de origem inglesa para o Brasil, conta como foi este processo. A sobremesa é servida de uma cerveja Quadrupel, com notas de frutas secas e especiarias.

No bar Cana Benta (@canabenta), o chef Délio Canabrava prepara seu carro-chefe, o pão com bolinho, delicioso bolinho de carne servido dentro com pão com queijo, vinagrete e um leve toque de maionese. O prato é ideal para acompanhar uma Black IPA, que tem sabor tostado. Para finalizar, o chef Cadu da Don Gentilis (@dongentilis) serve um assado de carne com papas rústicas e molho chimichurri, que combina perfeitamente com a American Red Ale escolhida para a refeição.

Para chegar até o destino final da temporada, a produção vai até o nordeste, para a capital de Pernambuco. Em Recife, César passeia por cartões postais da cidade como a Praça do Marco Zero, a Rua Aurora e a Praia do Pina. No Recife Antigo, a parada é no Restaurante Venda Bom Jesus (@vendabomjesus), onde é servida uma saborosa moqueca de camarão com leite de coco e azeite de dendê, ideal para acompanhar uma cerveja Vienna Lager.

César segue para o Restaurante Seu Luna (@seulunarestaurante), referência na comida típica recifense. A chef Cláudia Luna, filha de Seu Luna, não só deu continuidade ao negocio da família como o fez alcançar reconhecimento internacional – seu famoso chambaril já viajou até Barcelona, na Espanha. O prato preparado com ossobuco cozido por quatro horas e servido com arroz, pirão e legumes foi a escolha perfeita para harmonizar uma American Pale Ale da marca recifense Capunga.

A visita termina no Restaurante Parraxaxá (@parraxaxa), que oferece uma experiência tipicamente sertaneja com garçons vestidos de cangaceiros e decoração típica. O prato de escondidinho de carne de sol com manteiga de garrafa e queijo coalho combinou perfeitamente com as notas cítricas da cerveja American IPA, fechando o roteiro recifense de uma forma bastante tradicional.

FICHA TÉCNICA

Título: Harmonizando com Cerveja
Diretor: Cesar Moreira e Alex Levy-Heller
Supervisão: Alex Levy-Heller
Produção: Alelo Filmes
Distribuição: Pipa Pictures
Elenco: Cesar Moreira (Apresentador)
Classificação indicativa: Livre

SINOPSE

A série Harmonizando com Cerveja traz as melhores cervejas do mundo de uma maneira abrangente, em um universo muito mais amplo do que uma simples degustação. O sommelier de cervejas César Moreira viaja por várias cidades do Brasil e do mundo apresentando não só as características sensoriais das cervejas, mas evidenciando a gastronomia e a cultura locais, finalizando sempre com uma harmonização entre todos esses elementos.

Sobre Cesar Moreira:

Cesar Moreira é um profundo estudioso de cervejas especiais, Beer Sommelier formado pelo Centro Europeu, especializado em Harmonização e Mestre em Estilos. Também atua como consultor comercial no mercado cervejeiro, realizando lançamentos de novas marcas.

Apoio: Baden Baden

Baden Baden é uma das primeiras cervejarias artesanais do país, nascida em 1999, e tem a paixão por cerveja em seu DNA. Fundada em Campos do Jordão por quatro amigos que se aventuraram no mundo cervejeiro buscando criar receitas autorais para sua choperia, a marca tem o propósito de criar sabores e aromas que surpreendam; por isso seus líquidos já conquistaram mais de 130 prêmios nacionais e internacionais. Seus principais rótulos são: Cristal, pilsen sofisticada e com sabor equilibrado; Golden Ale, combinação marcante da canela e frutas vermelhas; IPA, sabor intenso/amargor com suco de maracujá na receita, e Witbier, cerveja de trigo muito refrescante, com laranja e semente de coentro, já eleita a melhor do mundo. A marca conta ainda com rótulos sazonais, igualmente premiados. Baden Baden é uma das marcas integrantes do segmento Craft, do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *