Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Com homenagem coletiva às mulheres produtoras de cinema, o evento volta ao formato presencial e terá transmissão ao vivo pelo canal da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no Youtube, no Canal Brasil e GloboPlay

 

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais está em festa. Em sua 21ª edição, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro comemora a tão aguardada volta ao formato presencial e, também, o retorno ao Rio de Janeiro, depois de três anos em São Paulo. Hoje, dia 10 de agosto, a partir das 20h, a Cidade das Artes será mais uma vez palco do evento, que reúne anualmente centenas de realizadores, atores e profissionais do setor na maior premiação do audiovisual do país. Com apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira, que também fará os números musicais, direção de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pelo canal da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (@academia_brasileira_de_cinema) no Youtube e pelo Canal Brasil. O sinal também estará aberto para não assinantes no GloboPlay.

Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries independentes brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, os indicados nas categorias Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Comédia concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Como é tradição, a abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC Brasil.

O ArteCult, o Cinema & Companhia, o Portal Universo Artístico e o Studio Bruno Jordão estarão presentes na cobertura da cenimônia, acompanhe nossos stories!

“O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano será, definitivamente, especial. Será uma festa para celebrar o reencontro com todos que fazem cinema e audiovisual brasileiro independente. Mais importante do que ganhar o prêmio é festejarmos que continuamos de pé e mais fortes do que nunca. Viva o cinema brasileiro! Sempre!”, afirma Renata Almeida Magalhães.

Neste ano, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais faz uma homenagem coletiva às mulheres produtoras de cinema, além de celebrar os 60 anos do filme “O Pagador de Promessas”. Baseado na peça teatral homônima do dramaturgo Dias Gomes, produzido por Oswaldo Massaini (1919-1994) e dirigido por Anselmo Duarte (1920-2009), é até hoje o único longa-metragem brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962, há 60 anos.

“A nossa cidade depende muito da cultura, que constrói a história e a identidade do Rio de Janeiro. É uma alegria ter de volta o Grande Prêmio à cidade. Isso vai ajudar a fortalecer o setor e o Rio vai voltar a assumir esse protagonismo“, afirma Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.

A 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma realização da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano o Prêmio conta com o Apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) e da RioFilme.

“O Rio de Janeiro é a capital do audiovisual brasileiro. Grande parte das cenas mais marcantes do cinema nacional têm o Rio de Janeiro como cenário. Além de seu papel fundamental na construção de nossa identidade, o setor audiovisual é imprescindível para a geração de emprego e renda. Realizar esta edição do Grande Prêmio em nosso município é, mais uma vez, reforçar o compromisso da Prefeitura do Rio com o retorno do fomento e das políticas públicas voltadas à cultura, este tema tão caro ao nosso país”, destaca Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública do Rio.

“Estamos muito felizes que a RioFilme possa ter contribuído para que o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro volte para casa. É muito importante que um evento, com a importância que o GP tem para o setor, aconteça no Rio de Janeiro. A RioFilme está empenhada e trabalhando para que o Rio seja a Capital do Audiovisual, e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é um parceiro importante para que atinjamos esse objetivo!”, diz Eduardo Figueira, diretor presidente da RioFilme.

FINALISTAS DO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2022

A lista de finalistas de 2022 reúne mais de 200 profissionais indicados, 17 longas-metragens brasileiros (05 de ficção, 05 documentários, 05 comédias, 02 infantis, 01 de animação) e 10 longas estrangeiros (05 internacionais e 05 ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros (05 de ficção, 05 documentários e 05 de animação); e 18 séries (04 de animação para TV paga/OTT, 05 documentários para TV paga/OTT, 06 de ficção TV paga/OTT, 03 de ficção TV aberta). Confira abaixo a lista completa:

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

  • 7 PRISIONEIROS, de Alexandre Moratto. Produção: Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck e Fernando Meirelles por O2 Filmes, Ramin Bahrani e Alexandre Moratto por Noruz Films.
  • DEPOIS A LOUCA SOU EU, de Julia Rezende. Produção: Mariza Leão por Atitude Produções e Empreendimentos.
  • DESERTO PARTICULAR, de Aly Muritiba. Produção: Antonio Gonçalves Junior por Grafo Audiovisual.
  • HOMEM ONÇA, de Vinícius Reis. Produção: Gisela Câmara e Vinícius Reis por Tacacá Filmes.
  • MARIGHELLA, de Wagner Moura. Produção: Bel Berlinck, Andrea Barata Ribeiro, Fernando Meirelles por O2 Filmes e Wagner Moura por Maria da Fé.

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA

  • A SOGRA PERFEITA, de Cris D’Amato. Produção: Sandi Adamiu, Marcio Fraccaroli e André Fraccaroli por Paris Entretenimento.
  • DEPOIS A LOUCA SOU EU, de Julia Rezende. Produção: Mariza Leão por Atitude Produções e Empreendimentos.
  • O AUTO DA BOA MENTIRA, de José Eduardo Belmonte. Produção: Luciana Pires, Monica Monteiro e Fátima Pereira por Cine Group.
  • QUEM VAI FICAR COM MÁRIO?, de Hsu Chien Hsin. Produção: Virginia Limberger por Sincrocine Produções.
  • UM CASAL INSEPARÁVEL, de Sergio Goldenberg. Produção: Roberto Berliner por TvZero e Sergio Goldenberg por Trópicos Arte e Comunicação.

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

  • 8 PRESIDENTES 1 JURAMENTO – A HISTÓRIA DE UM TEMPO PRESENTE, de Carla Camurati. Produção: Carla Camurati por Copacabana Filmes e João Jardim por Fogo Azul Filmes.
  • A ÚLTIMA FLORESTA, de Luiz Bolognesi. Produção: Caio Gullane; Fabiano Gullane por Gullane, Lais Bodanzky e Luiz Bolognesi por Buriti Filmes.
  • ALVORADA, de Anna Muylaert e Lô Politi. Produção: Lô Politi por Dramática Filmes, Ivan Melo por Cup Filmes e Anna Muylaert por África Filmes.
  • CHACRINHA, EU VIM PARA CONFUNDIR E NÃO PARA EXPLICAR, de Micael Langer e Cláudio Manoel. Produção: Angelo Salvetti, Cosimo Valerio e Altino Pavan por Media Bridge Produções.
  • CINE MARROCOS, de Ricardo Calil. Produção: Eliane Ferreira e Pablo Iraola por Muiraquitã Filmes e Ricardo Calil por Olha Só Filmes.

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

  • TURMA DA MÔNICA — LIÇÕES, de Daniel Rezende. Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho por Biônica Filmes, Marcio Fraccaroli por Paris Entretenimento e Daniel Rezende.
  • UM TIO QUASE PERFEITO 2, de Pedro Antônio Paes. Produção: Érica Iootty e Jorge Peregrino por Arpoador Audiovisual e Mariza Leão por Morena Filmes.

MENÇÃO HONROSA — LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

  • BOB CUSPE — NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE, de Cesar Cabral. Produção: Cesar Cabral e Anália Tahara por Coala Produções Audiovisuais.

MELHOR DIREÇÃO

  • ALEXANDRE MORATTO por 7 Prisioneiros.
  • ALY MURITIBA por Deserto Particular.
  • ANNA MUYLAERT E LÔ POLITI por Alvorada.
  • DANIEL FILHO por O Silêncio da Chuva.
  • DANIEL REZENDE por Turma da Mônica – Lições.
  • LUIZ BOLOGNESI por A Última Floresta.

MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM

  • CAMILA FREITAS por Chão.
  • CESAR CABRAL por Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente.
  • DÉO CARDOSO por Cabeça de Nêgo.
  • IULI GERBASE por A Nuvem Rosa.
  • MADIANO MARCHETI por Madalena.
  • WAGNER MOURA por Marighella.

MELHOR ATRIZ

  • ADRIANA ESTEVES como Clara por Marighella.
  • ANDREIA HORTA como Mariana por O Jardim Secreto de Mariana.
  • DÉBORA FALABELLA como Dani por Depois a Louca sou Eu.
  • DIRA PAES como Rita por Veneza.
  • MARIETA SEVERO como Ada por Noites de Alface.

MELHOR ATOR

  • ANTONIO SABOIA como Daniel por Deserto Particular.
  • BRUNO GAGLIASSO como Lúcio por Marighella.
  • CHICO DIAZ como Pedro por Homem Onça.
  • IRANDHIR SANTOS como Omar por Piedade.
  • SEU JORGE como Marighella por Marighella.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

  • BÁRBARA PAZ como Bárbara por Por Que Você Não Chora?
  • BELLA CAMERO como Bella por Marighella.
  • CAROL CASTRO como Madalena por Veneza.
  • CLAUDIA ABREU como Beatriz por O Silêncio da Chuva.
  • ZEZÉ MOTTA como Francisca por Doutor Gama.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

  • ANDRÉ ABUJAMRA como Nando por 7 Prisioneiros.
  • AUGUSTO MADEIRA como Mucio por Acqua Movie.
  • DANTON MELLO como Beto por Um Tio Quase Perfeito 2.
  • EMILIO DE MELLO como Dantas por Homem Onça.
  • HUMBERTO CARRÃO como Humberto por Marighella.
  • LUIZ CARLOS VASCONCELOS como Branco por Marighella.
  • RODRIGO SANTORO como Luca por 7 Prisioneiros.

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

  • ADRIAN TEIJIDO, ABC por Marighella.
  • AZUL SERRA, ABC por Turma da Mônica – Lições.
  • CRISTIANO CONCEIÇÃO por Doutor Gama.
  • FELIPE REINHEIMER, ABC por O Silêncio da Chuva.
  • GUSTAVO HADBA, ABC por Acqua Movie.
  • GUSTAVO HADBA, ABC por Veneza.
  • LUIS ARMANDO ARTEAGA por Deserto Particular.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

  • ANNA MUYLAERT E LÔ POLITI por Alvorada.
  • DAVI KOPENAWA YANOMAMI E LUIZ BOLOGNESI por A Última Floresta.
  • HENRIQUE DOS SANTOS E ALY MURITIBA por Deserto Particular.
  • HILTON LACERDA, ANNA CAROLINA FRANCISCO E DILLNER GOMES por Piedade.
  • THAYNÁ MANTESSO E ALEXANDRE MORATTO por 7 Prisioneiros.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

  • FELIPE BRAGA E WAGNER MOURA – adaptado da obra “Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, de Mario Magalhães – por Marighella.
  • LUCIA MURAT E TATIANA SALEM LEVY – livremente inspirado na peça teatral “Há mais futuro que passado”, de Clarisse Zarvos e Daniele Avila Small – por Ana. Sem Título.
  • LUSA SILVESTRE – inspirado no livro “O Silêncio da Chuva”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza – por O Silêncio da Chuva.
  • MARIANA ZATZ E THIAGO DOTTORI – da Obra “Turma da Mônica”, de Mauricio de Sousa e inspirado na Graphic Novel “Lições” de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi por Turma da Mônica – Lições.
  • MIGUEL FALABELLA – adaptado peça teatral “Venecia”, de Jorge Accame – por Veneza.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

  • CLAUDIO AMARAL PEIXOTO por 4×100 – Correndo por um Sonho.
  • FABÍOLA BONOFIGLIO E MARCOS PEDROSO por Deserto Particular.
  • FREDERICO PINTO, ABC por Marighella.
  • MÁRIO MONTEIRO por O Silêncio da Chuva.
  • TULÉ PEAKE por Veneza.
  • WILLIAM VALDUGA por 7 Prisioneiros.

MELHOR FIGURINO

  • ALINE CANELLA por 7 Prisioneiros.
  • BIA SALGADO por Veneza.
  • KIKA LOPES por O Silêncio da Chuva.
  • RÔ NASCIMENTO por Doutor Gama.
  • VERÔNICA JULIAN por Marighella.

MELHOR MAQUIAGEM

  • ADRIANO MANQUES por O Silêncio da Chuva.
  • BRITNEY FEDERLINE por Deserto Particular.
  • GABI BRITZKI por Turma da Mônica – Lições.
  • MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por Marighella.
  • MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por Veneza.

MELHOR EFEITO VISUAL

  • EDUARDO SCHAAL, GUILHERME RAMALHO E HUGO GURGEL por Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente.
  • EMERSON BONADIAS por O Silêncio da Chuva.
  • LUIZ ADRIANO por Veneza.
  • MARCO PRADO por Turma da Mônica – Lições.
  • PEDRO DE LIMA MARQUES por Contos do Amanhã.
  • SAULO SILVA por Marighella.

MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

  • DIANA VASCONCELLOS por O Silêncio da Chuva.
  • DIANA VASCONCELLOS por Veneza.
  • GERMANO DE OLIVEIRA por 7 Prisioneiros.
  • KAREN HARLEY, EDT por Piedade.
  • LUCAS GONZAGA por Marighella.

MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

  • EVA RANDOLPH E YAN MOTTA por Boa Noite.
  • IDÊ LACRETA por Zimba.
  • JOANA VENTURA por 8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente.
  • JORDANA BERG por Cine Marrocos.
  • RICARDO FARIAS por A Última Floresta.
  • HÉLIO VILELA NUNES, ANNA MUYLAERT E VÂNIA DEBS por Alvorada.

MELHOR SOM

  • GEORGE SALDANHA, ABC, ALESSANDRO LAROCA, EDUARDO VIRMOND LIMA E RENAN DEODATO por Marighella.
  • JORGE REZENDE, MIRIAM BIDERMAN, ABC, RICARDO REIS, ABC E TOCO CERQUEIRA por Turma da Mônica – Lições.
  • LIA CAMARGO E TOM MYERS por 7 Prisioneiros.
  • MARCEL COSTA, SIMONE PETRILLO E PAULO GAMA por O Silêncio da Chuva.
  • VALÉRIA FERRO, TIAGO BITTENCOURT, DANIEL TURINI, FERNANDO HENNA E SÉRGIO ABDALLA por Acqua Movie.

MELHOR TRILHA SONORA

  • ANDRÉ ABUJAMRA E MÁRCIO NIGRO por Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente.
  • ANTONIO PINTO por Acqua Movie.
  • ANTONIO PINTO por Marighella.
  • BERNA CEPPAS por O Silêncio da Chuva.
  • CRISTOVÃO BASTOS por Pixinguinha, um Homem Carinhoso.
  • FELIPE AYRES por Deserto Particular.

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

  • ANGELI THE KILLER — 2ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Cesar Cabral. Produtora Brasileira Independente: Coala Produções Audiovisual
  • AVENTURAS DE AMÍ — 1ª TEMPORADA (globoplay). Direção Geral: Maria Carolina e Igor Souza. Produtora Brasileira Independente: Lanterninha Produções
  • OS UNDER-UNDERGROUNDS — 2ª TEMPORADA (Nickelodeon). Direção Geral: Fernando Alonso e Nelson Botter Jr. Produtora Brasileira Independente: Tortuga Studios
  • PLANETA PALAVRA — 1ª TEMPORADA (Discovery +). Direção Geral: Claudio Peralta. Produtora Brasileira Independente: Conspiração

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

  • ABRE ALAS — 1ª TEMPORADA (Youtube Originals) Direção Geral: Maristela Mattos. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
  • SOCIEDADE DO CANSAÇO — 1ª TEMPORADA (GNT). Direção Geral: Patrick Hanser. Produtora Brasileira Independente: Spray Filmes.
  • SOM DA RUA — 3ª TEMPORADA (Canal Curta). Direção Geral: Roberto Berliner. Produtora Brasileira Independente: TvZero.
  • TRANSAMAZÔNICA – UMA ESTRADA PARA O PASSADO — 1ª TEMPORADA (HBO e HBO GO) Direção Geral: Jorge Bodanzky. Produtora Brasileira Independente: Ocean Produção de Filmes.
  • TU CASA ES MI CASA — 1ª TEMPORADA (HBO Mundi e HBO GO) Direção Geral: Paulinho Moska e Pablo Casacuberta. Produtora Brasileira Independente: Santa Rita Filmes.

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

  • CHÃO DE ESTRELAS — 1ª TEMPORADA (Canal Brasil) Direção Geral: Hilton Lacerda. Produtora Brasileira Independente: Carnaval Filmes.
  • COLÔNIA — 1ª TEMPORADA (Canal Brasil) Direção Geral: André Ristum. Produtora Brasileira Independente: Gullane, Sombumbo e TC Filmes.
  • DETETIVES DO PRÉDIO AZUL — 15ª TEMPORADA (Gloob e Globoplay) Direção Geral: Arthur Fontes e Tatiana De Lamare. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
  • DOM — 1ª TEMPORADA (Amazon Prime Video) Direção Geral: Breno Silveira. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
  • MANHÃS DE SETEMBRO — 1ª TEMPORADA (Amazon Prime Video) Direção Geral: Luis Pinheiro. Produtora Brasileira Independente: O2 Filmes.
  • SINTONIA — 2ª TEMPORADA (Netflix) Direção Geral: KondZilla. Produtora Brasileira Independente: Gullane e Kondzilla

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV ABERTA

  • EXTERMINADORES DO ALÉM — 1ª TEMPORADA (SBT). Direção Geral: Fabricio Bittar. Produtora Brasileira Independente: Clube Filmes
  • LABORATÓRIO ALOPRADO TÁ ON — 1ª TEMPORADA (TVE-RS). Direção Geral: Edye. Produtora Brasileira Independente: Entreteniarte Produções
  • SOB PRESSÃO — 4ª TEMPORADA (Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

  • AURORA – A RUA QUE QUERIA SER UM RIO, de Radhi Meron.
  • BATCHAN, de Ester Harumi Kawai.
  • CENAS DA INFÂNCIA, de Kimberly Palermo.
  • MITOS INDÍGENAS EM TRAVESSIA, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues.
  • SOLITUDE, de Tami Martins.

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

  • A FOME DE LÁZARO, de Diego Benevides.
  • FOGO BAIXO ALTO ASTRAL, de Helena Ignez.
  • FOI UM TEMPO DE POESIA, de Petrus Cariry.
  • MÃE SOLO, de Camila de Moraes.
  • YAÕKWA, IMAGEM E MEMÓRIA, de Rita Carelli e Vincent Carelli.

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO

  • A MÁQUINA INFERNAL, de Francis Vogner dos Reis.
  • ATO, de Bárbara Paz.
  • CÉU DE AGOSTO, de Jasmin Tenucci.
  • CHÃO DE FÁBRICA, de Nina Kopko.
  • UMA PACIÊNCIA SELVAGEM ME TROUXE ATÉ AQUI, de Érica Sarmet.

MELHOR FILME IBERO-AMERICANO

  • A NOITE DO FOGO – Noche de Fuego (México) / Ficção / Direção: Tatiana Huezo. Coprodução Brasileira: Desvia. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
  • ARANHA – Araña (Argentina, Brasil e Chile) /Ficção/ Direção: Andrés Wood. Coprodução Brasileira: BossaNovaFilms. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
  • CORAÇÃO ERRANTE – Errante Corazón (Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Holanda) / Ficção / Direção: Leonardo Brzezicki. Coprodução Brasileira: RT Features. Distribuidor Brasileiro: Elo Company.
  • EMA – Ema (Chile) / Ficção / Direção: Pablo Larraín. Distribuidor Brasileiro: Imovision.
  • UM CRIME EM COMUM – Un crimen común (Argentina) / Ficção / Direção: Francisco Márquez. Coprodução Brasileira: Multiverso. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.

MELHOR FILME INTERNACIONAL

  • DRUK – Mais Uma Rodada – Druk (Dinamarca) / Ficção/ Direção: Thomas Vinterberg. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
  • DUNA – Dune (EUA) / Ficção / Direção: Denis Villeneuve. Distribuidor Brasileiro: Warner Bros.
  • MEU PAI – The Father (EUA) / Ficção / Direção: Florian Zeller. Distribuidor Brasileiro: Califórnia Filmes.
  • NOMADLAND – Nomadland (EUA) / Documentário / Direção: Chloe Zhao. Distribuidor Brasileiro: Disney.
  • SUMMER OF SOUL (…OU, QUANDO A REVOLUÇÃO NÃO PÔDE SER TELEVISIONADA) – Summer of Soul (…or, When the Revolution Could not be Televised) (EUA) / Documentário). Direção: Questlove Thompson. Distribuidor Brasileiro: Disney.

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Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

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