Red – Crescer é uma fera é a mais nova aposta dos Estúdios Disney e Pixar que já chegou na plataforma Disney Plus com exclusividade nessa última sexta-feira (11/03). Com direção de Domee Shi, a Disney e Pixar acertam em cheio ao proporcionar um longa para a diretora, visto sua competência comprovada no curta-metragem da Pixar Bao, quando arrebatou o Oscar na época. Confira abaixo a nossa crítica, sem spoilers é claro.
Na trama, somos transportados para o Canadá, mais precisamente em Toronto e apresentados à protagonista extremamente carismática e divertida ,Mei Lee, uma jovem garota de 13 anos que se encontra dividida entre continuar sendo uma filha perfeita para seus pais, mantendo sua total obediência, ou então abraçar de vez todo o caos da sua adolescência. Porém, o que Mei não sabia, era de um passado que acompanha a sua família a gerações e, se ela não souber controlar suas emoções, acaba se transformando em um Panda Vermelho de 2 metros de altura!
Com um estilo visual único, os traços de Red nos remetem à última atração dos Estúdios, “Luca”, mas com um pacote de atualização além disso, o filme é repleto de referências ao estilo que a diretora e os roteiristas quiseram propor como exemplos: anos 2000, cultura pop, boyband, animes, mangás… todos esses elementos estão presentes na animação resultando em um grande deleite visual. A vontade que temos é ver essa produção em uma grande telona porque, visualmente, é deslumbrant!
Outros pontos relevantes e que merecem ser citados em relação à animação seriam as pautas que o filme levanta através dessa rica história e seus personagens icônicos:
- Amadurecimento – Nessa fase da vida os jovens ainda possuem muitos questionamentos e escolhas a fazer, mas vemos também que através da criação com os pais, às vezes são pressionados a fazer determinadas escolhas que não são as deles, visto a relação entre a Mei Lee e sua mãe, a super protetora Ming Lee.
- Puberdade: O filme acerta em cheio ao tratar de maneira muita didática e leve essa temática ao mostrar as transições e os descontroles emocionais provocados pelos hormônios no corpo de um jovem adolescente.
- Relacionamentos: Na adolescência existem diversos tipos de relacionamentos: os pais, as amizades, o crush da escola, o amor às boybands… cada um deles aflora um tipo de sentimento diferente e a forma como isso poderá desencadear na vida é o que acontece com a jovem Mei.
- Familiaridade: Todas as famílias possui dogmas e padrões a serem seguidos e não é diferente com Mei Lee, que descende de uma família tradicional asiática. Ela segue à risca e respeita muito a cultura dos seus antepassados. Tradições passadas de geração para geração.
O tom da animação é extremamente engraçado, valendo ressaltar, que os melhores momentos do filme são as interações entre o quarteto de amigas: Mei Lee, Miriam, Priya e Abby. Todas são muito diferentes entre si, com personalidades distintas, mas existe muito amor entre elas e pela boyband 4*Town.
Abby é a minha personagem favorita do longa e ganhou meu coração em todos os momentos! Vale destacar também, que o trabalho de dublagem nesse filme está impecável.
Confira abaixo a música da boyband preferida da Mei Lee (4*Town – Nobody Like U):
É muito importante falar o quanto “Red – Crescer é uma fera” é um filme repleto de camadas e aprendizados importantes. Sua beleza, com a mais absoluta certeza, será nas conexões que o público terá com a obra e como cada pessoa irá levar para a sua vida os momentos vistos em tela.
Confira abaixo o trailer do filme:
A Disney Pixar arrisca e acerta em cheio em todos os pontos que se propõe nessa obra, sejam nos quesitos técnicos, na carga emocional e muita diversão. Red irá atingir os baixinhos e com certeza também o público adulto!
Que história fantástica e maravilhosa!
NOTA – 9,5
Obs: Só não ganha 10 porque eu queria ver uma série no Disney Plus explorando mais esse universo espetacular! Rs
LUAN RIBEIRO
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado, @cineelaw e @marimastrange
#VamosParaOCinemaJuntos