
JOAO.ARIEREP – Abertura Búzios | Foto: Divulgação
EXPOSIÇÃO “AUTOMATA”
Unindo bordado, madeira e mecanismos manuais, a exposição “AUTOMATA” propõe uma experiência interativa, na qual o público é convidado a acionar engrenagens que colocam os bordados em movimento. As obras refletem sobre ancestralidade, memória e a permanência viva das culturas dos povos originários no Brasil. Criada pela artista Aline Bagre e por Anthony Brito, a mostra está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual até o dia 29 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 17h. Todas as obras contam com audiodescrição. A entrada é gratuita.
A exposição nasce do desejo de criar um novo modo de acessar a memória ancestral. Para Aline Bagre, “AUTOMATA” surge da vontade de ativar lembranças que pareciam imobilizadas pelo tempo.
“A gente pensou em misturar bordado e madeira com engrenagens para fazer o bordado ganhar vida, como um filme. A motivação foi criar um jeito de ‘mexer’ na lembrança, fazendo com que imagens que pareciam paradas no tempo voltassem a se movimentar com a ajuda do público”, explica.
A artista indígena Aline Bagre desenvolve uma pesquisa ligada às memórias de sua família e à ancestralidade de sua bisavó, conectando histórias pessoais a um processo histórico mais amplo de apagamento dos povos originários.
Nesse contexto, “AUTOMATA” se afirma como um gesto de ressurgência.
“É importante porque nos faz lembrar que o jeito de ver o mundo das comunidades indígenas é um conhecimento que continua valendo muito nos dias de hoje. É sobre entender de onde viemos para saber quem somos agora”, destaca a artista.
A exposição é composta por 30 obras, divididas em duas séries. A primeira reúne bordados livres que apresentam imagens metafóricas ligadas às memórias familiares de Aline e à ancestralidade Goytacá. Já a segunda série é fruto da colaboração com o artista Anthony Brito, responsável pela criação dos mecanismos que dão movimento às obras. Ao acionar manivelas e engrenagens, o público revela pequenas narrativas visuais que se desdobram no tempo.
Para Anthony, o impacto da exposição está justamente na experiência de descoberta.
“As obras não estão todas visíveis. Cada pessoa precisa manipular a peça para ir descobrindo as micro-histórias. Cada engrenagem vai levando o público para dentro da ‘mata’”, afirma.
O projeto é realizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc.
- JOAO.ARIEREP ABERTURA CAMPOS
- JOAO.ARIEREP ABERTURA BUZIOS
- JOAO.ARIEREP ABERTURA BUZIOS
SERVIÇO
- Período: de 22 de abril a 29 de maio
- Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h
- Local: Biblioteca Parque Estadual
- Entrada: gratuita
FICHA TÉCNICA
- Artistas: Aline Bagre e Anthony Brito
- Texto Curatorial: Juão Nyn
- Produção: Aline Barbosa
- Consultoria em Acessibilidade: Dilma Negreiros
- Audiodescrição: Gilson Moreira e Mirian Rebeca
- Design: João Arierep
- Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria

CHRIS HERRMANN
Escritora, musicista, editora, designer.
Editora-chefe Redação e Colunista ArteCult.com
![]()
![]()

Coluna Arthéria Viva











