Desde a 34ª edição da Mostra, a programação inclui um dos eventos mais aguardados pelo público: a projeção ao ar livre, na área externa do Auditório Ibirapuera, de um clássico do cinema com acompanhamento musical ao vivo. Nesta 43ª Mostra, a obra escolhida para a sessão especial marcada para 2 de novembro foi O Gabinete do Dr. Caligari, longa de 1919 dirigido por Robert Wiene, importante diretor do cinema alemão.
Centenário, o filme é considerado o marco zero e uma das obras-primas do expressionismo alemão no cinema —movimento artístico que distorcia os contornos da realidade, levando um olhar mais surreal e alterado para suas obras.
A trama labiríntica de O Gabinete do Dr. Caligari mostra Francis (Friedrich Feher), um estudante que tenta resolver uma série de assassinatos. O jovem suspeita que os crimes são obra de um hipnotizador, Caligari (Werner Krauss), que se apresenta como uma atração em um parque de diversões, e de seu cúmplice, o sonâmbulo Cesare (Conrad Veidt), que age a partir das ordens de seu mestre.
Nesta edição, o acompanhamento musical da projeção fica por conta da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, regida pelo maestro João Maurício Galindo. A cópia foi cedida por cortesia da European Film Philarmonic Institute e a música fornecida por Stéphane Fromageot —uma releitura da versão original, composta por Giuseppe Becce.
A exibição dá sequência às tradicionais sessões ao ar livre promovidas pela Mostra no Ibirapuera, como foi com Nosferatu, em 2012; Nathan, o Sábio, em 2013; O Circo, em 2014; Meu Único Amor, em 2015; A General, em 2016; O Homem Mosca, em 2017 e A Caixa de Pandora, em 2018.
SERVIÇO
Exibição ao ar livre de “O Gabinete do Dr. Caligari”
- Quando: sábado, 2 de novembro, às 19h
- Onde: Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera)
- Quanto: entrada gratuita
- Fonte – Imprensa Mostra Inernacional