DAFNE : Importante e sensível

O novo filme italiano “Dafne” que possui direção de Federico Bondi é um drama que possui uma premissa muito interessante e pouco explorada, apresentando elementos coerentes e bem dosados. O diretor aborda a paternidade em paralelo com a vida de uma jovem que possui Síndrome de Down, o resultado é algo de uma sensibilidade única e levanta a bandeira para discutirmos que o “ser diferente é normal”. Confira a nossa crítica abaixo, sem spoiler.

A trama traz a história de Dafne (Carolina Raspanti), uma mulher que possui Síndrome de Down, mas que tenta viver sua vida de maneira ativa, determinada e disposta a encarar os desafios na sua vida. Logo após a morte de sua mãe, precisa aprender a se conciliar com o seu pai, com quem nunca teve uma convivência exemplar. Percebendo que só possuem um ao outro, precisam aprender a compreender suas próprias diferenças, aprendendo, acima de tudo, a se respeitar e a amar.

Uma das grandes proezas do diretor Federico Bondi é o poder de detalhamento das camadas de Dafne e, de imediato, o público se vê hipnotizado e conectado àquele universo. Em nenhum momento a questão genética imposta a ela é questionada, ali ela é um ser humano que erra e acerta, luta pelos seus direitos e, mais do que nunca, torna-se o foco principal da trama. Quanto aos aspectos técnicos de trilha sonora e fotografia,, estes engradecem ainda mais nossa experiência. Os momentos em tela são orgânicos e abordam a natureza real de seus personagens.

No que diz respeito à atuação dos personagens principais, vale ressaltar o excelente papel de Luigi, que interpreta o pai da Dafne e vivido pelo ator (Antônio Piovanelli), que consegue demonstrar com maestria as aflições e medo ao ter que lidar com o papel de pai e responsável pela jovem Dafne. Suas expressões e postura conseguem nos hipnotizar. A atriz principal, que dá vida a Dafne, está um espetáculo à parte, o trabalho que essa jovem Carolina Raspanti desenvolve no longa é digno de todos os aplausos, a natureza de sua Dafne é encantadora, realmente um ótimo trabalho da atriz.

Confira o TRAILER

 

 

 

 

Por fim, “Dafne” é uma grata surpresa por abordar com uma proposta sensível e muito bem executada a jornada de uma jovem em busca de seu lugar no mundo, tendo em vista as questões familiares e, acima de tudo, o amor de um pai pela sua filha. É emocionante, surpreendente, lindo e vale com certeza ser conferido pelo máximo de pessoas possível!

Grande abraço e até a próxima!

NOTA : 8,5

LUAN RIBEIRO

 

 

 

 

DAFNE

Ficha Técnica

  • País: Itália
  • Gênero: Comédia dramática
  • Duração: 1h34min
  • Direção: Federico Bondi
  • Produção: Marta Donzelli e Gregorio Paonessa
  • Roteiro: Federico Bondi
  • Elenco: Carolina Raspanti, Stefania Casini, Antonio Piovanelli
  • Direção de Fotografia: Piero Basso
  • Produção Executiva: Alessio Lazzareschi
  • Direção de Produção: Neri Migani
  • Assistente de Direção: Vincenzo Rosa
  • Direção Musical: Saverio Lanza

 

Sobre a Pagu Pictures

Fundada em 2017 por amantes do cinema, a PAGU PICTURES é uma distribuidora inovadora que acredita que cada filme é feito para as pessoas que, sem saber, esperavam por ele. Em seu primeiro ano de vida, lançou grandes filmes brasileiros, destacando-se “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa – único filme brasileiro no Festival de Cannes de 2017 -, e “On Yoga: Arquitetura da Paz”, de Heitor Dhalia. Em 2018, estreou “Um Banho de Vida”, de Gilles Lellouche, que recebeu dez indicações no César, o Oscar francês, sendo sucesso de bilheteria na França e no Brasil. Recentemente, trouxe aos cinemas “O Anjo”, dirigido por Luis Ortega e estrelado por Chino Darín, o fenômeno do novo cinema Argentino, filho do ator Ricardo Darín. A PAGU existe para levar cada um de seus filmes às pessoas que desejam esse encontro, seja onde for, seja no formato que for, mas que fundamentalmente acredita que é na sala de projeção que o filme explode inesquecível. O Cinema brasileiro vive!

ARTECULT – Cinema & Séries
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @casaldecinema,
@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *