Homenagem do ArteCult ao DIA DA DANÇA!

Ilustração: Renan Ribeiro (Canal QUADRIMUNDI)

Hoje,  dia 29 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Dança, instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982!

A escolha dessa data foi em função do nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que se destaca na história por ter escrito cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”, nas quais propunha atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, simplificação na execução dos passos e na sutileza dos movimentos.

 

Ilustração: Renan Ribeiro (Canal QUADRIMUNDI)

Entendendo a importância da comemoração dessa data como um meio de incentivo e visibilidade para este fazer artístico, o ArteCult convidou artistas, companhias e escolas de dança e estes nos enviarem vídeos com coreografias de até 3 min.

 

 

 

O e-mail DiadaDanca@ArteCult.com recebeu performances de vários estilos de dança!!

Foram selecionados então 10 coreografias! Fizemos então, com trechos das coreografias selecionadas, este vídeo em homenagem à DANÇA. Curta aí e o compartilhe nas suas redes sociais!

HOMENAGEM DO ARTECULT AO DIA DA DANÇA

Copie o link abaixo e o compartilhe nas redes sociais!
https://www.youtube.com/watch?v=OwQUG_AgKCI

 

 

 

Veja agora abaixo os 10 vídeos selecionados com as coreografias completas e os dados dos ganhadores!!

So Far – Brigitte Wittmer e Robert Wittmer

Brigitte Wittmer, dançarina Suíça radicada no Rio de Janeiro, formada pela Faculdade Angel Vianna, era integrante da companhia de dança da associação olímpica da Suíça “Cool and Clean”. Apresentou-se nos maiores eventos de esporte no país. Fez também uma turnê administrando aulas e apresentando-se nos maiores congressos de Zouk na Europa e no Brasil. Atualmente, dá aula na pesquisa de condução compartilhada, ampliando as possibilidades na dança a dois, além de se apresentar com o coletivo ‘kinetic.lab’ (RJ), que pesquisa dança e tecnologia.

https://www.youtube.com/watch?v=WdO8Kto4hNI

Poeira – João Mandarino

João Mandarino começa a praticar capoeira na adolescência, entra nas artes cênicas pela porta do teatro e assim descobre a dança. Mergulha fundo pesquisando no seu corpo a movimentação da capoeira com o pensamento de dança da Faculdade Angel Vianna no Rio de Janeiro. Atualmente, dá aulas e coreografa a partir desse viés, trazendo um elemento popular brasileiro para a dança contemporânea.

 Tributo ao Queen – Off Crew

O OFF CREW é a personificação do imaginário do diretor  Fernando Horta que sempre quis realizar projetos que saíssem do comum, que fizesse as pessoas se questionarem o porquê daquilo nunca ter sido uma opção entre as vastas ideias.

https://www.youtube.com/watch?v=8Ni7WbZDrqA

Suhair Saki – Hanna Aysha

Hanna Aisha é bailarina profissional de Dança do Ventre e Folclore Árabe há 10 anos na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Ela produziu, durante todo esse tempo, diversos shows e workshops com profissionais de fora da cidade, contribuindo para a formação técnica e cultural de todos os envolvidos. Seu principal evento é o Zahra Sharq – Flores do Oriente, considerado um dos melhores eventos da cidade. Mudou-se, recentemente, para Baltimore – MD, nos EUA, onde está apenas ministrando, no momento, aulas online.

https://www.youtube.com/watch?v=r3qBrpqekCE

Tap Dance Routine – Fernando Flesch e Mila Spigolon

Natural de Florianópolis, começou o estudo do sapateado em 2003 com a professora Bia Mattar. Teve participação em grandes festivais de sapateados nacionais e internacionais. Premiado com 1º lugar em “Solo” e “Duo” de sapateado no 4º Festival de Dança Prêmio Desterro e 1º lugar em “Solo” de sapateado no VII Encontro Catarinense de Dança, sendo premiado como “Melhor Bailarino” do mesmo festival. Ainda foi vencedor da Batalha Tap in Rio, batalha de improviso de sapateado. Desde 2011 aprofunda seus estudos com a professora Marina Coura.

https://www.youtube.com/watch?v=wYpKU87nPYM

Águas de Março – Crutz Cia. de dança

Crütz é uma companhia carioca que une as danças urbanas à MPB. Começou em 2010 como um grupo de danças urbanas formado por amigos. Em 2016, tornaram-se uma companhia: Crütz Cia. de Dança. No mesmo ano, estrearam dois espetáculos: “Um Samba de Amor Desfeito” e “Uma Dancinha para Machucar os Corações”. Desde o primeiro trabalho, já somam nove videodanças.

https://www.youtube.com/watch?v=foA5zYVCvnk

Bloco do Prazer – Andrea Raw e Wallace Rammires

Bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora em dança, iniciou seus estudos no Rio de Janeiro em 1983. Dançou em festivais por todo o país e atuou em diversas companhias. Graduou-se em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Docência pela UCAM. Começou a lecionar em 1992, destacando-se em grandes escolas de dança em São Paulo, Rio de Janeiro e em Budapeste, na Hungria. Formada pela Martha Graham School em NY, idealizou e produziu o I e II Workshops de Técnica e Repertório de Martha Graham (2009 e 2010), o Congresso Brasileiro de Dança Moderna (anualmente desde 2011), além de workshops com David Parsons (2010) e Ana Marie Forsythe (2011 e 2012). Em 2017 foi nomeada Embaixadora da Dança no Brasil, pela Agency for Cultural Diplomacy (EUA/Alemanha), e recebeu o Alto Jonio Dance Career Award no FINI Dance Festival, na Itália.

https://www.youtube.com/watch?v=WnH1t2EMlHM

Enquanto – Renata Borges

Carioca, 37 anos, Mestranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-RJ), graduada em Letras (PUC-RJ) e Dança (UFRJ), onde atuou como docente durante dois anos. Coreógrafa e Poeta, atua como pesquisadora convidada na NUDAFRO Cia de Dança Contemporânea da UFRJ e bailarina no Bando Cia de Dança transitando entre a literatura e a performance como processo de pesquisa e criação.

https://youtu.be/I1NJ3VmuU5U

Cigano Tap- Alexei Henriques

Desde 2003 é aluno da Academia do Tap de Flávio Salles onde atualmente trabalha como assistente. Ganhou diversas bolsas para participar de festivais de sapateado nacionais e internacionais como o DC Tap Festival, o qual ganhou em 1o lugar o DC Tap Copetition de 2014 com uma coreografia própria. Sapateou no Criança Esperança 2008, no carro alegórico do Salgueiro em 2011, dançou no show “Globo 50 Anos”, já foi convidado a sapatear no programa Encontro com Fátima Bernades da TV Globo e é integrante da companhia Claquettes de Cíntia Martin. Além de sapateador, é violinista formado pela UFRJ, tocou na OSB Jovem e foi músico do espetáculo “Coisas do Gênero” do Teatro do Oprimido onde se já apresentou em países como Palestina, Áustria, Croácia e Guatemala.

https://youtu.be/PgyMTnaLmR8

 

Mar Adentro – Marcia Lacombe

A Cia de Dança Marcia Lacombe existe há mais de 30 anos e já ganhou prêmios em diversos festivais. Foi um dos grupos de dança de rua pioneiros do país. Desde 2014, a companhia grava vídeos-dança. O primeiro foi “Insensível”, filmado na então sob-demolição Perimetral, Centro do Rio. O trabalho foi selecionado para ser exibido no Conversas de Dança (Petrópolis, RJ), em outubro de 2014, e concorreu no RioWebFest 2017 com grupos internacionais, também sendo classificado. Em seguida, veio “Adeus Primavera” e, em 2016, “Mar Adentro”, uma homenagem ao coreógrafo Ugo Alexandre que esteve em coma por quase um ano.

https://drive.google.com/file/d/1kkosXGQkXPlb_HIlsLdzVPyAqCz7gyu6/view?usp=drivesdk

Homenagem Dia da Dança ARTECULT

Ilustração: Renan Ribeiro (Canal QUADRIMUNDI)

CRÉDITOS:

 

Organização do Concurso e Júri do Canal “ARTECULT – DANÇA”:

RAFAELI MATTOS

Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

DANIELE CASTRO

Estudou comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como bailarina na Cia Étnica e, desde 2010, é pesquisadora de dança. Formou-se mestra em Estética e Tecnologias da Comunicação na Universidade Federal Fluminense e concluiu o doutorado no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, com pesquisas sobre corpo e dança contemporânea. É autora de diversos artigos publicados em revistas especializadas e apresentados em congressos da área.

 

EDIÇÃO DO VÍDEO:

MARIANE BARCELOS

Designer , Colunista do Canal de CINEMA & SÉRIES do ArteCult ,estudante de Áudio-Visual e Administradora do @TILT CINE no Instagram,

ILUSTRAÇÕES:

RENAN RIBEIRO

Ilustrador e concept artist. Atualmente trabalhando como ilustrador freelancer e character design na industria de jogos. É colunista do Canal QUADRIMUNDI do ArteCult

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *