Rio Gastronomia: Evento começa esta semana no Jóckey com shows de Geraldo Azevedo e Teresa Cristina e muita comida boa

 

Maior evento de gastronomia do Brasil retorna ao Jockey Club Brasileiro nos dias 9 a 12 e 16 a 19 de dezembro

 

A 11ª edição do Rio Gastronomia acontecerá entre os dias 9 a 12 e 16 a 19 de dezembro, em novo local, mais amplo, aberto e lindo: o Pião do Prado, no Jockey Club Brasileiro, na capital carioca. Realizado pelo jornal O GLOBO há uma década, os ingressos para o maior evento de gastronomia do Brasil podem ser adquiridos no site .

O evento presencial seguirá os protocolos sanitários contra a Covid-19 elaborados em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e pelas autoridades de saúde para uma experiência ainda mais segura para o público e os profissionais envolvidos. Também será exigido o passaporte da vacina, digital ou físico, com documento de identificação.

O valor dos ingressos do terceiro lote promocional para os dias de semana (quinta e sexta) é R﹩ 55, e para os finais de semana (sábado e domingo), R﹩ 65. O público também poderá optar por adquirir o ingresso solidário Mesa Brasil Sesc RJ com 30% de desconto, fazendo uma doação de R﹩ 10 ou R﹩ 5 que será revertida em alimentos para o projeto. Informações sobre descontos para assinantes dos jornais O GLOBO e Valor Econômico, e clientes Santander estão no site oficial .

Depois de uma série de atividades e ações para reforçar sua importância e movimentar a economia fluminense em prol da retomada do setor em 2020, o Rio Gastronomia comemora a volta ao presencial e promete oferecer muitas novidades nesta nova edição. Como nos anos anteriores, o evento vai reunir aulas, bate-papos, degustações, presença de chefs nacionais e internacionais, filiais dos melhores restaurantes, bares, food trucks e food bikes da cidade, feira de cachaça e de produtos artesanais, além de atividades infantis e shows com grandes nomes da música brasileira.

Entre os restaurantes participantes, filiais dos renomados Gruta de Santo Antônio, Naga, Gero, Escama, Pedro do Artagão, Pabu Izakaya, Giuseppe Grill, Mamma Jamma, Teva, entre outros, que vão oferecer versões pockets de seus cardápios, além do prato Rio Gastronomia pelo preço de R﹩ 25. Tutto Nhoque, COGU, Espírito de Porco e Ceviche da Fabi e muito mais estão na lista de food trucks participantes do evento.

Uma das grandes novidades deste ano é a roda-gigante de 20m oferecida pela Loft. Com uma posição privilegiada, os participantes poderão aproveitar uma das vistas mais encantadoras do Rio. O ingresso custará R﹩ 15 individual e R﹩ 50 a cabine para até 4 pessoas.

Com uma programação cada vez mais extensa, o evento vai contar com aulas de chefs badalados, como o francês Claude Troisgros; a carioca Kátia Barbosa e a filha Bianca; Rodrigo Bellora, do Valle Rústico (RS); Saulo Jennings, da Casa do Saulo (PA); e Fabrício Lemos, do Origem (BA). Dois chefs de cozinha italiana fazem sua estreia no evento: Michele Petenzi, do Alloro al Miramar (RJ), e Nello Garaventa, do Grado (RJ). As inscrições para participação das atividades no auditório Santander – Sabores do Brasil e no auditório Senac RJ, serão realizadas presencialmente no evento, com uma hora de antecedência de cada atividade.

Os visitantes ainda vão poder curtir shows de grandes artistas da MPB, samba, pop, rock e diversos ritmos, como Geraldo Azevedo com a participação especial de Marcelo Jeneci, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, além do encontro de Léo Maia, Max Vianna & Max de Castro com o show Filhos da Música, que encerram cada um dos dias de evento.

Os patrocinadores do Rio Gastronomia farão uma série de ativações durante os dias de evento. O Sesc RJ terá uma participação solidária no Rio Gastronomia, através do Mesa Brasil do Sesc RJ, vão oferecer ponto de arrecadação de alimentos, e concederão desconto de 30% em ingressos de visitantes que doarem R﹩ 10 ou R﹩ 5 para serem revertidos em alimentos para o programa. Outro destaque apresentado pelo Senac RJ é a Casa Villarino Bar | Senac Restaurante Escola, um ambiente de 200m², que irá recriar o mobiliário do estabelecimento original. No local, serão realizados workshops com a Chef Embaixadora de Cozinha Brasileira do Senac RJ, Teresa Corção, chefs instrutores e convidados. Também ocorrerão vivências profissionais de alunos, encontros com abordagem histórica e atividades lúdicas que permitirão uma experiência educativa.

A Invest.Rio, a agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, levará representantes de 4 polos gastronômicos de diferentes regiões da cidade: Vargem Grande, Santa Teresa, Benfica e Gávea. Além da presença dos polos, terá também a participação de 4 foodtrucks ao longo do evento que levarão o melhor da comida de rua para essa edição.

O Santander, patrocinador máster do evento, terá atividades promocionais do programa Esfera e ações de sustentabilidade. Clientes do Banco ainda tem 30% de desconto na compra de até 2 ingressos por CPF e, todas as transações financeiras nos estabelecimentos do evento serão via Getnet, empresa coligada ao Santander Brasil.

A Stella Artois estará presente pelo quarto ano no Rio Gastronomia e, além do bar da marca, terá um espaço de 70m² com uma charmosa decoração de Natal, oferecendo degustações exclusivas de Stella Artois Sem Glúten, lançamento recente da marca. A farmacêutica sul-africana Aspen Pharma fará uma ação interativa com espaço instagramável, totem inflável e totem de carregador de celular, além da participação especial do garoto-propaganda do produto, o Sérgio Mallandro, no dia 11/12.

O Gosto da Amazônia marca presença através de um quiosque, sob o comando do chef Frédéric Monnier, que servirá petiscos e pratos preparados com o Pirarucu do Gosto da Amazônia. O gin carioca Amázzoni oferece, além de drinks autorais, uma aula especial sobre a destilaria e a história da marca, eleita em 2021 a melhor do mundo, pelo World Gin Awards. Já Lillet, primeiro e único aperitivo de Bordeaux, apresenta, no bar da marca, o coquetel clássico da marca Lillet Vive, perfeito para o clima carioca.

O Zonal Sul oferecerá duas aulas, uma no dia 9/12, com os chefs Piero Cagnin (chef) e José Padilha (sommelier de cervejas) e a outra no dia 12/12, com a chef Lorena Abreu e o azeitólogo Marcelo Scofano.

Um valor importante do Rio Gastronomia é a preocupação com o meio ambiente. Pensando em uma forma de reduzir o uso de descartáveis, o evento contará com a presença do Meu Copo Eco durante toda a experiência. Ele funciona da seguinte maneira: Ao chegar no evento, o cliente aluga o copo para usar durante sua permanência lá. A qualquer momento é possível devolvê-lo, pegando o valor integral do copo de volta, ou levá-lo para casa, como recordação. O #MeuCopoEcoRioGastronomia é resistente, reutilizável, reciclável, reduz o lixo em até 80%, facilitando a gestão dos resíduos restantes, sendo ainda 25% mais ecológico do que qualquer outra solução de copos descartáveis!

Para os pais que quiserem levar os pequenos, o evento contará com um espaço kids da Animason, garantindo a alegria das crianças.

O Rio Gastronomia é realizado pelo jornal O GLOBO, com apresentação do Senac RJ, cidade-anfitriã Invest.Rio | Prefeitura RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Stella Artois, Naturgy, Coca-Cola e Sebrae, apoio Secretaria de Turismo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Gosto da Amazônia, Aspen Pharma, Amázzoni Gin, Água Pouso Alto, Supermercado Zona Sul, Sesc RJ, iFood e Loft, ticketeria oficial Ingresso Certo e parceria de SindRio.

SERVIÇO

Rio Gastronomia 2021

Datas: 9 a 12 e 16 a 19 de dezembro

Horários:

09/12 (quinta-feira) – 16h às 24h
10/12 (sexta-feira) – 14h às 24h
11/12 (sábado) – 12h às 24h
12/12 (domingo) – 12h às 23h
16/12 (quinta-feira) – 14h às 24h
17/12 (sexta-feira) – 14h às 24h
18/12 (sábado) – 12h às 24h
19/12 (domingo) – 12h às 23h

Shows:

9/12 – Geraldo Azevedo com participação especial de Marcelo Jeneci

10/12 – Teresa Cristina com o Show “Sorriso Negro”

11/12 – BLOCO TOCA RAUUUL!

12/12 – BANGA La Fumenga

16/12 – Diogo Nogueira

17/12 – Festa PLOC com Sylvinho Blau Blau, Dr. Silvana, Avellar Love (João Penca), Marcelo Hayena (Uns & Outros) e DJ Dom LV

18/12 – Filhos da Música – Max de Castro, Max Vianna & Léo Maia

19/12 – Samba Independente dos Bons Costumes com participação de El Pavuna

Restaurantes:
AMÉLIE CREPERIE, Barsa, Escama, Gero Panini, Giuseppe Grill, Gosto da Amazônia, Gruta de Santo Antônio, Guimas, Hotel Fairmont, Katita, Liga dos Botecos, MAMMA JAMMA, Naga, Nolita, Pabu Izakaya, Pedro de Artagão – Grupo Irajá, QuiQui, Sult, Talho, Teva, Venga e Yaya

Trucks:
Carango, Ceviche da Fabi, Cogu, Ducara Pão de Alho (dias 09 a 12/12), El Cozu, Espírito de Porco, Gustô Gastronomia, Lievita, Lilie Burger, M&C Espetos (dias 09 a 12/12), Pedra Pizza (dias 16 a 19/12), Só Coxinhas, Sushi Barcellos (dias 16 a 19/12), Tutto Nhoque e Vulcano
Bikes:
Brigadeiros Fabiana D’Angelo, Doces Eurico, Dogaria NY, Doutora Brownie, Las Empanadas, Mia Cookies e Vitali
Feira de Produtores, com apoio da Secretaria de Turismo Governo do Estado do Rio de Janeiro :
A Farofeira, Alemão da Serra, Apiário Gripp´s, Apiário Mel do Horto, Armazém Sustentável, Arte em Conservas, Barão Gastronomia, Café Iranita, Capril DeVille, Capril Rancho Grande, Cogu Cogumelos, Doces Falcão, Doçuras da Suely, Fazendinha José de Carvalho, Fumel, Mistura Fina, Queijaria Fazenda Boa Fé, Sítio Humaytá e Sitio Solidão

Agropecuária Barra Velha, Cachaça 7 Engenhos, Cachaça Coqueiro, Cachaça da Quinta, Cachaça Fazenda Soledade, Cachaça Pé na Areia, Cachaça Reserva do Nosco, Cachaça Werneck, Maxibrisa e Tellura

Local: Pião do Prado – Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ

Venda de Ingressos: Pelo site

Valores:

– Dia de semana (quinta e sexta): a partir de R﹩ 55

– Final de semana (sábado e domingo): a partir de R﹩ 65

*Crianças até 10 anos não pagam

Descontos: Informações sobre descontos para assinantes dos jornais O GLOBO e Valor Econômico, e clientes Santander estão no site oficial .

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Mirna Menezes
Mirna Menezes é carioca e ama a vida! É formada em Letras e pós graduada em Psicopedagogia. Apaixonada pela natureza, artes, gastronomia, trilhas, shows, viagens, mas seu vício é o teatro!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *