O corpo fala, grita e se comunica

danca1

Você sabia que a dança é um dos meios mais eficazes de comunicação?

Ela pode transmitir o que se deseja expressar de forma sensível, verdadeira e fluida. E  também pode ser ágil e avassaladora.

Não há limites! Essa comunicação pode ser realizada por meio de jogos, de técnica formal de dança, de improvisação, com contato ou não. Ora com música. Ora em silêncio. Com movimento e sem movimento.

Sendo do meio da dança ou não, é impossível ficar impassível diante de um espetáculo ou vídeo de dança, ou até mesmo de uma performance de rua.

 

E tenho certeza de que você já sentiu coisas do tipo que descrevo a seguir…

Quem já assistiu a um balé clássico pode ter pensado: “Linda obra! Perfeição técnica!”

Se viu uma apresentação no meio da rua, pode ter exclamado: “O que é isso?!! ” ou “Acho que é protesto!”

Se assistiu a um espetáculo de dança contemporânea, no qual os bailarinos sobem pelas paredes, fazem voos rasantes na plateia e subvertem o espaço do palco, pode ter se impressionado dizendo: “Sensacional!” ou “Como é que o corpo humano é capaz desse movimento!!”

 

danca5

Se você não ficou indiferente, a dança comunicou! Deu o seu recado, mesmo se incomodou, te aborreceu, não importa: se provocou uma reação, reflexão ou pensamento, ela comunicou! É uma forma de expressão e que sempre desperta algo em nós.

Brincadeiras à parte, faço aqui uma pergunta: Como a dança se comunica com você?

No meu caso, ela se comunica comigo de muitas formas. Me leva a lugares sensacionais e me mostra o que faço de melhor. Revela o melhor de mim. Me desvenda, me desnuda e me provoca emoções infinitas!

danca3

É a melhor forma de me comunicar comigo e com o outro.

Não importa a perfeição técnica ou onde você dança. O importante é o quê e com quem você quer comunicar.

Comunique-se! Movimente-se! Dance!

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Marcelle Banks
Sou Marcelle Pereira Soares Banks, a.k.a Celle Banks. Sou profissional com 10 anos de experiência na área de comunicação, com passagem pelo setor acadêmico privado e público, me formei em Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e fiz o curso de Dança Contemporânea na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há 12 anos, atuo profissionalmente como Bailarina, Designer, Coreógrafa e Publicitária. Amante das Artes Culturais e Sociais, sou empreendedora e promotora da diversidade cultural. Tenho um enorme desejo de me comunicar com as pessoas e escolhi fazer isso através da dança. Gosto de compartilhar com os outros a minha paixão pela dança. Meu maior interesse é estudar a diversidade de danças através do olhar contemporâneo, das danças tradicionais às urbanas. Já me apresentei em universidades, festivais e teatros do Brasil. Nos Estados Unidos, desenvolvo atualmente um trabalho sobre a investigação de danças tradicionais brasileiras. Essas obras têm aparecido em Festivais Internacionais. Em 2015, me mudei para a Argentina e aprimorei meus estudos a partir de fontes de universidades locais, como Universidad Nacional de las Artes. Divido-me entre Buenos Aires, Des Moines, Rio de Janeiro e Florianópolis, sempre embalada na minha paixão pela família e pela dança