Roseana Murray (@roseanamurray) é autora de cerca de 100 livros. Escreve poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios literários importantes, oferecidos por instituições como a APCA, a FNLIJ e a ABL. Atualmente, além de escrever, realiza palestras sobre Formação do Leitor.
Confira abaixo a entrevista exclusiva que preparamos pra você.
Roseana Murray: Assim que aprendi a ler, os livros entraram na minha vida. Foram sempre casa e comida.
RM: Sou poeta e não romancista. Não tenho uma rotina estabelecida, posso escrever a qualquer hora, mas prefiro pela manhã. Escrevo sempre. Não reescrevo muito os meus poemas.
RM: De tudo e nada. Vivo dentro da Natureza, e por isso a minha poesia é impregnada de mar e montanha.
RM: Não acontece comigo. Diante da página em branco, sei que vou escrever alguma coisa. Escrever é o que faço todos os dias.
RM: As pequenas virtudes, de Natalia Ginzburg. Em textos pequenos e incríveis, Natalia diz tudo que se pode dizer. Sinto uma afinidade total com o que diz, como diz.
RM: Ferreira Gullar e sua poesia.
RM: Já não visito escolas. É raro. Mas recebo escolas em casa.
RM: Tenho livros recentes e muitos para sair. Meus projetos continuam os mesmos. O Clube de Leitura da Casa Amarela, que funciona desde 2010 e nunca foi interrompido, com encontros de dois em dois meses, o Café, Pão e Texto, café da manhã com poesia para escolas públicas na minha casa, e o Canal Roseana Murray Oficial, onde leio poemas a pedido dos professores.
RM: Ler muito. Mostrar nas redes o que escreve.
RM: Tenho uma vasta obra para crianças e adultos. Tenho muitos e-books gratuitos, fotos dos livros e bibliografia no meu site roseanamurray.com
O projeto AC Encontros Literários venceu o troféu APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro) 2021 na categoria Encontros Literários on-line.
Bem, é isso. Até a próxima!
Colunista do canal LITERATURA
Clique abaixo para ler as demais entrevistas exclusivas do projeto!
Não deixe de ver também:
AC Encontros Literários tem curadoria e apresentação (lives) de César Manzolillo (@cesarmanzolillo).