Vencedores do ‘SuperStar’, Lucas e Orelha, jovens da periferia baiana, gravam o primeiro DVD na Semana da Consciência Negra

“Sabemos o quanto é difícil dois negros realizarem sonhos. Trabalhamos para que jovens pretos acreditem que podem”, diz Lucas sobre o projeto, que traz Belo e outros convidados.

Vencedores do programa “SuperStar”, da Globo, Lucas e Orelha agora celebram uma nova conquista: primeiro DVD da dupla, formada em 2015. Os jovens da periferia baiana escolheram começar as gravações dia 24 de novembro, justamente na semana da Consciência Negra.

O novo trabalho é recheado de referências, como o cenário relembrando o bairro americano do Brooklyn e a NBA, o figurino inspirado nas tradições africanas e todo balanço do ‘pagopop’, como eles chamam o ritmo cheio de brasilidade.

“Estamos vivendo um momento único na nossa carreira. A gente sabe o quanto é difícil dois jovens negros terem a oportunidade de realizar sonhos em um país como o nosso. O jovem preto em busca de oportunidade precisa provar dez vezes mais que é bom naquilo que faz para conquistar espaço. Estamos rompendo um ciclo, criando um projeto grande, envolvendo pessoas incríveis para levar a nossa carreira para outro patamar”, afirma Lucas.

“São 7 anos de muita luta e adversidade, mas chegamos ao momento mais especial da nossa carreira. Sinto que a gente se encontrou musicalmente e atingimos uma maturidade artística. Trabalhamos para que outros jovens pretos se identifiquem conosco e acreditem que podem realizar os seus sonhos também. O nosso som é um conjunto de tudo isso, somos a raiz do mundo, a origem. É importante falar: sou preto, visto preto, penso preto e amo preto”, conclui Orelha.

O DVD é gravado no HZ Estúdio e traz diversas participações especiais, como Turma do Pagode, Vitinho, Stefan Baby, Mr. Dan, Marvvila e Chininha. O cantor Belo, uma das grandes influências na carreira de Lucas e Orelha, participa de duas faixas e leva o mashup de “Pouco a Pouco”, gravada originalmente por Ferrugem, para o seu próprio repertório.

Lucas e Orelha - Foto: Divulgação

Lucas e Orelha – Foto: Divulgação

O novo trabalho, dirigido por Rafael Castilhol, também tem influências do R&B, tendência abraçada pela música brasileira nos últimos tempos. A dupla vem investindo na produção elaborada de mashups – união de trechos de diversas músicas sob o mesmo beat – com cerca de 35 vídeos poderosos lançados na Internet, que alcançaram mais de 60 milhões de views orgânicos. Essa tendência, claro, também estará no repertório.

“O DVD surgiu por causa dos mashups, que chamaram atenção do mercado. Ganhamos autoridade com esse projeto e logo muita gente entrou nessa onda de uma música atrás da outra, mas nós fazemos com o mesmo beat. O estilo já existe na gringa, mas aqui no Brasil fomos os primeiros a fazer mashup, lá atrás na nossa carreira, e até a usar esse nome”, diz Lucas.

Repertório DVD Lucas e Orelha
1. Mashup Autoral
2. Karma
3. Uber – Turma do Pagode
4. Falta Você
5. Desculpa Qualquer Coisa – Vitinho
6. Mashup “Os Meninus” – Stefan Baby
7. O Retorno – Stefan Baby
8. Tutu – Stefan Baby
9. Mashup Piano
10. É Sempre Assim – Mr. Dan
11. Bipolar
12. Não Me Fale – Marvvila
13. Saudade Aqui Bateu – Chininha
14. Não dá pra mentir
15. Fila de Espera
16. Faz Parte – Belo
17. Pouco a Pouco – Belo

Após quatorze semanas de audições, Lucas e Orelha foram os vencedores da segunda temporada de “SuperStar”, da Globo, em 2015. Cantando a música “Menina Nerd”, a dupla – com os integrantes mais jovens do reality musical, com 17 e 19 anos à época -, superou as rivais Scalene, Versalle e Dois Africanos. Os jovens de Salvador surpreenderam, emocionaram e divertiram o público ao longo da competição, desbancando concorrentes veteranos com uma pegada alegre e músicas autorais. Eles levaram a melhor na disputa final com 64% dos votos e seguiram a carreira tendo o cantor Thiaguinho como uma espécie de padrinho.

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *