V7 RIO: uma opção incrível no tradicional bairro de IPANEMA

 

O bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, possui uma inegável – e histórica – influência cultural na cidade. Apresentado ao mundo, nos anos 1960, através da imortal canção da musa tão cheia de graça,  composta por Antônio Carlos Jobim e letrada por Vinicius de Moraes, ele se tornou, hoje, um importante polo gastronômico carioca, traduzindo sua efervescência e animação  na oferta de uma diversidade incrível de restaurantes que refletem as tendências contemporâneas e sabores tradicionais.

Fui convidado para conhecer o V7 (@v7.rio), localizado ali na Rua Maria Quitéria, 77 em Ipanema. Irmão mais novo do restaurante VIASETE (@via.sete) e do mesmo grupo que comanda o prestigiado NÔA (@noa.ipanema), aqui se tem uma proposta diferente, fast casual, trazendo refeições rápidas e saudáveis a qualquer hora do dia – sim, ele tem como diferencial o funcionamento all-day.

Minha primeira impressão foi extremamente positiva, pois o ambiente é bastante aconchegante e acolhedor. Olhando de fora, parece um pequeno oásis verdejante no meio do concreto…

Já ne mesa, pude olhar o ambiente como um todo e perceber seus detalhes e o cuidado no acabamento. E, olhando o cardápio, fica evidente que há uma preocupação em buscar-se uma alimentação saudável, além de estar em constante aprimoramento, com a inclusão/exclusão de itens, sempre visando a excelência.

Primeiro, vamos experimentar as bebidas da casa. Pra começar, uma Red lemonade da Nina (chá gelado de morango e laranja com suco de limão siciliano) e um Mate com maracujá, com açúcar demerara orgânico.

Agora, vamos começar a brincadeira propriamente dita. O cardápio da casa é amplo e variado, com opções de entrada, principais, bowls, wraps, burguers, bebidas da casa, shakes e sobremesas. Não se assuste se não encontrar os itens que irei trazer aqui, já que, como disse, eles estão sempre em constante busca pelo que há de melhor e, provavelmente, o cardápio de amanhã será (SEMPRE!)  ainda melhor que o de hoje…

Começando pelas entradas, primeiro veio uma Panelinha de cogumelos (cogumelos Paris e Shimeji, grelhados com azeite, pimenta do reino, molho especial de queijos, parmesão ralado e azeite trufado, acompanhado de pão rústico).

Ato contínuo, me serviram uma Salada Caesar (frango sem hormônio, alface romana, queijo parmesão, bacon assado e crouton de focaccia).

Também veio um  Salpicão de frango com maionese de castanha (filé de peito de frango grelhado em finas lascas, cenoura, rabanete, goji berry e maça verde, misturados em cremosa maionese de castanha de caju) e, logo em seguida, veio um Ceviche com sorbet (crudo de peixe branco em cubos com cebola roxa, coentre e leite de tigrem servido com sorbet de aji amarelo).

Para fechar as entradas, uma  Couve-flor gratinada com queijos (couve-flor gratinada com molho especial de queijos, castanha de caju, pimenta do reino e parmesão ralado).

Iniciando a seção dos pratos principais, o que dizer do Filé Mignon à milanesa, acompanhado de salada de batatas e finalizado com brotos, flor de sal e limão siciliano que se seguiu? Delicioso!

E ainda teve mais: dois pratos que se utilizam de uma mesma base, um molho de moqueca, mas que são bem diferentes entre si. Um Gnocchi de banana da terra com moqueca, finalizado com brotos de coentro e castanha do Pará ralada e uma Moqueca de Pirarucu, servido com quinoa branca crocante, folhas e brotos de coentro, acompanhado de arroz jasmine.

Arrematando esta maravilhosa experiência gastronômica, que tal adoçar a vida? Hora da sobremesa! Primeiro, um Bolo de banana integral, feito com farinha de trigo integral, farinha de aveia, coco em flocos, castanhas e passas, acompanhado de calda de frutas vermelhas e, depois, uma Torta  de chocolate Belga 70%.

Creio que uma imagem diz mais do que mil palavras, correto? Pois então, elas estão aí pra comprovar que o V7 realmente se coloca como uma alternativa de qualidade em um bairro que já está inserido na rota gastronômica do Rio de Janeiro.  E se você estiver passando por ali, seja eventualmente, para um café da manhã, ou voltando da praia, ou buscando um local para almoçar, essa é a opção!

Recomendo fortemente.

Um abraço!

DEL SCHIMMELPFENG

@del.schimmelpfeng

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *