Universal Music Brasil também lidera em número de indicações nas categorias de língua portuguesa.
O destaque da premiação é o cantor Tiago Iorc, que concorre em duas categorias, “Canção do Ano”, com a música “Desconstrução”, na qual disputa junto a outros artistas latinos, e “Melhor Canção em Língua Portuguesa”.
Na manhã de hoje (24), a Academia Latina da Gravação™ anunciou os indicados ao 20ª Latin GRAMMY®, homenagem internacional que celebra a excelência da música latina e dos profissionais da indústria da música. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 14 de novembro, em Las Vegas, Estados Unidos.
Na edição deste ano, a Universal Music Group conta com o maior número de artistas indicados nas principais categorias (gravação, música, álbum, artista revelação) e ainda lidera nas categorias regionais mexicana e de língua portuguesa. Além disso, os produtores exclusivos Andrés Torres e Mauricio Rengifo foram nomeados na categoria “Produtor do Ano”.
Nomes importantes da cena musical latina estão concorrendo, como J Balvin, Luis Fonsi, Alejandro Sanz, Sebastián Yatra, Andrés Calamaro, Christian Nodal, Daddy Yankee, Juanes, Juan Luis Guerra, Greeicy, Aitana, Cami, Morat, Mon Laferte e os brasileiros Tiago Iorc, Paula Fernandes, ANAVITÓRIA, Mahmundi e As Bahias e a Cozinha Mineira, que compõem o cast da Universal Music Group.
O cantor espanhol Alejandro Sanz é o maior indicado desta edição, concorrendo em oito categorias, entre elas a de “Melhor Álbum Vocal Pop” por “#El Disco” (https://umusicbrazil.lnk.to/eldisco). Já o cantor Luis Fonsi disputa na categoria “Álbum do Ano”, com “Vida” (https://umusicbrazil.lnk.to/vida). O dominicano Juan Luis Guerra foi indicado em quatro categorias, dentre as quais “Gravação do Ano”, por “Kitipun” (https://umusicbrazil.lnk.to/Kitipun). Andrés Calamaro também concorre em quatro categorias, entre elas a de “Melhor Álbum de Pop / Rock”, por “Cargar La Suerte” (https://umusicbrazil.lnk.to/CargarLaSuerte).
O cantor e compositor colombiano e filantropo, Juanes além de receber três indicações ao prêmio, é o grande homenageado desta edição como “Person Of The Year”. A homenagem é concedida a músicos de herança ibero-americana por suas realizações artísticas na música latina e por seus esforços humanitários. Já receberam esse reconhecimento Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marc Anthony, Plácido Domingo, Emilio Estefan, Glória Estefan, Vicente Fernández, Julio Iglesias, Carlos Santana, Alejandro Sanz e Shakira, entre outros. Juanes foi nomeado duas vezes na categoria “Gravação do Ano”, pelas canções “La Plata” (https://umusicbrazil.lnk.to/JuanesLaPlataFeatLaloEbratt) e “Querer Mejor” (https://umusicbrazil.lnk.to/QuererMejor).
O cantor Sebastián Yatra também está indicado em três categorias, entre elas a de “Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo”, por “Fantasía” (https://umusicbrazil.lnk.to/SYFantasia). O cantor e compositor mexicano Christian Nodal concorre com o álbum “Ahora”, na categoria “Melhor Álbum de Música Rancheira” e em mais duas categorias. Já o cantor colombiano J Balvin concorre com duas canções, “Caliente” e “Con Altura” na categoria “Melhor Canção Urban”.
Com a música “Con Calma” (https://umusicbrazil.lnk.to/DaddyYankeeConCalma), o cantor porto-riquenho Daddy Yankee disputa na categoria “Melhor Fusão / Interpretação Urbana”. A banda mexicana Morat foi indicada na categoria “Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo” pelo álbum “Balas Perdidas” (https://umusicbrazil.lnk.to/BalasPerdidas). A cantora Mon Laferte concorre na categoria “Melhor Álbum de Música Alternativa”, com “Norma” (https://umusicbrazil.lnk.to/norma). E as cantoras Aitana, Greeicy e Cami estão concorrendo na categoria “Artista Revelação”.
Entre os artistas brasileiros indicados o destaque da premiação é o cantor Tiago Iorc, que concorre em duas categorias: “Canção do Ano”, com a música “Desconstrução” (https://umusicbrazil.lnk.to/Desconstrucao), na qual concorre junto a outros artistas latinos, e “Melhor Canção em Língua Portuguesa”. Já na categoria de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” foram indicados o duo ANAVITÓRIA, com “O Tempo É Agora” (https://umusicbrazil.lnk.to/Otempoeagora), o trio As Bahias e a Cozinha Mineira, com o álbum “Tarântula” (https://umusicbrazil.lnk.to/Tarantula), e Mahmundi, com “Para Dias Ruins” (https://umusicbrazil.lnk.to/ParaDiasRuins). A cantora Paula Fernandes foi indicada pelo álbum “Hora Certa” (https://umusicbrazil.lnk.to/horacerta), na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”.
A Universal Music Christian Group também está concorrendo na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Português”. A cantora Adriana Arydes concorre com o álbum “Sagrado” (https://umusicbrazil.lnk.to/Sagrado), lançado em julho de 2018, o cantor e compositor Eli Soares disputa na mesma categoria com o álbum “360 Graus” (https://umusicbrazil.lnk.to/360), lançado em abril deste ano, enquanto o grupo Preto no Branco concorre com o álbum “Preto no Branco 3” (https://umusicbrazil.lnk.to/PretoNoBranco3), apresentado em março deste ano.
Confira a lista com todos os indicados em:
https://www.latingrammy.com/es