
Manter uma tradição viva é algo que faço com muito prazer. E já virou mesmo, para mim, uma tradição esse meu passeio pelos sabores campeões do tradicional concurso COMIDA DI BUTECO (@comidadibuteco), que acontece todo ano no BARRASHOPPING (@barrashoppingoficial). Já fiz artigo aqui pro nosso ARTECULT em 2023 e 2024 sobre essa iniciativa fantástica de trazer os ganhadores da edição e reuni-los todos em um só lugar, numa grande confraternização. E, certamente, não poderia deixar passar em branco mais esse ano, né?

O evento ocorreu em setembro, entre os dias 19 e 21, com entrada gratuita e trouxe os 11 bares vencedores da edição de 2025, com seus petiscos premiados e outras criações especiais. São os cinco primeiros colocados da Capital do Rio de Janeiro e os três primeiros colocados de Niterói e Baixada Fluminense.

O grande vencedor da cidade do Rio de Janeiro de 2025 foi o TONAMATA (@tonamatavargemgrande), um bar localizado em Vargem Grande, verdadeiro refúgio para os amantes da gastronomia brasileira e de experiências em meio à natureza. No ano passado, em 2024, ficou com o terceiro lugar no concurso com o petisco chamado de “um presente para o Rio: porquinho carioca em três versões“. Já o prato campeão do COMIDA DI BUTECO foi o “Saberes e Sabores de um Brasil Plural – 5 bolinhos representando cada região do país“.



O segundo lugar ficou com o estreante VIGAL BAR (@vigalbar), de Jacarepaguá. Inaugurado em 2023, já conquistou seu espaço, atraindo quem busca petiscos fartos e saborosos, bebida gelada e ambiente familiar. Ele trouxe o “Porquinho na Cuxxtela da Vaca – 3 bolinhos de costela recheados com queijos gorgonzola, coalho e muçarela, empanados em uma deliciosa farinha de torresmo“. Aqui, uma observação: adorei a criatividade do empanamento, que trouxe uma crocância bem saborosa…



Da mesma região vem o terceiro colocado, o HORA EXTRA (@horaextravalqueire). Nascido há 14 anos na Vila Valqueire, a partir do sonho de seu fundador, tornou-se um bar especializado em petiscos e porções para compartilhar, conquistando clientes que também apreciam uma cerveja sempre gelada. O petisco foi o “Explosão Suína – trouxinha de linguiça artesanal com queijo, envolta em bacon“.



Chegamos ao quarto colocado, QUIOSQUE DO LUIZ (@quiosquedoluiz), um boteco da Ilha do Governador especializado em chope artesanal e petiscos. Seu carro chefe é o irresistível torresmo – não à toda o insumo principal do prato “Guacarresmo – torresmo frito em barra acompanhado de guacamole“.


E fechando os vencedores da Capital, temos o SEU CRISTÓVÃO (@seucristovaorio), em sua terceira participação no concurso. Com dez anos de história, é mais que um bar, é o verdadeiro sinônimo do grande bairro imperial carioca. Ele trouxe o “Coração di Buteco – coração de galinha ao molho de ostra e pimenta de cheiro“.


Partimos, agora, para os grandes vencedores do Niterói. E abrindo a lista, em primeiro lugar, o PLI ON BOARD (@plionboard_), vice-campeão do ano passado, é um restaurante nascido em 2008 na areia de Itaipu, que tem como carro-chefe os elaborados e saborosos pratos à base de frutos do mar. Ele trouxe o petisco “Pli Terra & Mar – biscoito com creme de bacon e camarão, finalizado com geleia de abacaxi com mostarda“.



Na segunda posição encontramos o ÂNCORAS ITAIPU (@ancoraitaipu), um bar pé-na-areia que teve como ponto de partida para sua criação a estreita relação entre o mar e a praia. Hoje, o local conquista pelo ambiente descontraído e pelas opções irresistivelmente saborosas, como o petisco vice-campeão “Tesouros do Mar – bolinho de peixe recheado com polvo, camarão e moqueca“.



Finalizando o pódio de Niterói, temos o PALITUS BAR (@palitusbar), campeão de 2024, que fica localizado no bairro de Jurujuba e oferece bebidas sempre geladas, uma excelente variedade de petiscos irresistíveis e uma vista de tirar o fôlego. Pra competição desse ano ele trouxe o “Minha Supresa é Você – massa recheada com proteínas do mar e da terra, acompanhada de legumes e camarão“.


Agora, vamos para os três vencedores da Baixada Fluminense. E começamos bem, né? Afinal, o NOSSO CANTO (@nossocanto_churrasco) é bicampeão do COMIDA DI BUTECO! Localizado em São João de Meriti e, atualmente, considerado o reduto do samba na região e referência por unir tradição, sabor e encontros de família. Tudo começou com um simples churrasco na calçada, que logo se transformou no famoso Churrasco do Serjão. Ano passado foi a primeira participação no concurso e, de cara, já conquistaram o título. Trouxeram o petisco “Nossa Alegria – picanha suína na brasa gratinada com queijo e batata chips“.



O segundo lugar ficou com a PASTA DA NONNA (@pastadanonnadc), restaurante de Duque de Caxias que tras um mundo de sabores autênticos e tradições italianas, com um toque brasileiro, em que cada prato é preparado com amor e dedicação, trazendo à mesa a verdadeira essência da boa gastronomia. Também vice-campeão em 2024, trouxe esse ano o “Beijinho de Camarão – creme de camarão empanado no coco ralado“.



E encerrando a festa, também de Duque de Caxias e bastante tradicional no concurso – já foi 8º lugar em 2019 e 6º lugar em 2022 – temos o BAR CEVINA LOUGE (@cevinabar), com mais de 10 anos de atividade e referência na região pelo ambiente animado e acolhedor. O petisco CDB foi o “Mãe, Estou na Telinha – croquetes de pernil com provolone e bacon, empanados na farinha crocante“.


Aqui, ao invés de pedir o petisco participante – que, certamente, deveria estar uma delícia! – optei por um outro. Sim, todos os bares participantes, além do prato do concurso, trouxeram outros, o que aumentou significativamente o rol de possibilidades, atendendo a todos os gostos. O CEVINA, por exemplo, além do petisco CDB, trouxe um Bolinho de Feijoada e uma Batata Crock. E foi essa última a minha opção – aliás, fazendo justiça, foi uma (imperiosa) decisão da minha filha… Mas estava show! Valeu a pena!

E, por mais um ano, viajei pelos sabores campeões do COMIDA DI BUTECO. Pretendo fazer isso sempre – não apenas visitar alguns dos bares participantes do concurso mas, via de regra, conhecer aqueles que, efetivamente, chegaram lá. Posso até não concordar com algumas escolhas, posso ter petiscos preferidos que sequer foram mencionados, mas tudo isso faz parte.
A iniciativa de trazer os vencedores para uma nova degustação – e uma nova “avaliação” popular – é muito interessante E a experiência, em vez de ficar restrita àquele evento de premiação e fechada apenas pra convidados, transforma-se em algo mais democrático e acessível. Mas, assim como disse aqui mesmo, no ano passado, “acho que a assessoria de imprensa do evento deveria ampliar o alcance de suas postagens – eu mesmo não vi nenhuma nas redes sociais! – e demais iniciativas nesse sentido, de modo a atingir mais pessoas – principalmente aqueles que, porventura, militem na área da gastronomia.
Eu tomei conhecimento somente quando passei pelo shopping e vi anunciado naquele telão enorme da fachada. Fora isso, em nenhum outro lugar. O que é uma pena, já que é programa delicioso pra ser feito, principalmente por quem curte boa comida…
Por isso, vale – de novo e sempre! – o puxão de orelhas no pessoal da divulgação, seja do BARRASHOPPOING ou da MULTIPLAN, para que se atentem a isso. Se eu, por exemplo, soubesse da realização do evento com antecedência, poderia trazer uma nota e o convite para que todos participassem aqui no ARTECULT. Fica a dica…
Em 2026 tem mais. E estarei por aqui, com certeza.
Até lá!










