De repente, recebo uma mensagem no meu Whatsapp do fundador e Diretor-Geral aqui do ARTECULT , Rapha Gomide, dizendo que tinha uma missão pra mim. Sabe como é, né? Quando o Big Boss faz contato, a gente já sabe que é algo importante. De início, tremi na base, já que ele não deu maiores informações acerca de qual seria essa tarefa tão especial, apenas que havia ido em um estabelecimento no bairro do Flamengo, gostado muito e teria sugerido aos representantes da casa ser a pauta de um próximo artigo no canal Gastronomia.
Bom, se tem algo que gosto muito, é analisar e escrever sobre restaurantes e afins. Sei que não basta apenas a excelência em um dos pontos, como o sabor da comida – algo que, modéstia à parte, entendo um pouco – mas engloba todo o conjunto de situações para que o cliente tenha, realmente, um perfeita experiência gastronômica. E, sendo assim, tudo deve ser verificado: o atendimento, a temperatura da bebida, a limpeza do espaço, a leveza do ambiente.
Munido deste (delicioso) encargo, fiz o primeiro contato e, de cara, fui muito bem recebido pelo proprietário, que se mostrou interessado e me passou todas as informações preliminares necessárias.
O wine bar VINO! FLAMENGO faz parte de uma franquia que vem crescendo de forma exponencial. Desde que surgiu com a inauguração da primeira loja em 2015, fruto da persistência do curitibano Raphael Zanette em criar um novo conceito que reúne bar, restaurante e loja de vinho com mais de 3000 rótulos catalogados em um único lugar, a rede VINO! já possui dezenas de unidades espalhadas pelo país. A ideia é proporcionar ao cliente uma experiência única, completa e livre pelo universo enogastronômico – e isso é levado ao pé da letra nessa unidade do Flamengo.
É o que eu iria conferir in loco.
Antes, resolvi encaminhar algumas perguntas para que fossem respondidas pelos proprietários Deise e Vinícius:
Qual é a história por trás da criação de um wine bar no bairro do Flamengo?
Nossa paixão pelo mundo dos vinhos nos fez optar por transformar um sonho em realidade, trazendo o conceito de Wine Bar para o bairro onde moramos, já que não havia nada parecido na área até então.
Qual é o conceito da casa e como se chegou nele?
Em 2015 os sócios do Grupo VINO! se reuniram com a intenção de montar um negócio inovador no mercado de vinhos nacional, um bar de vinhos em sua concepção mais pura. Lugares que servem vinhos no Brasil, de modo geral, são muito formais, elitizados, e voltados para um público muito seleto. Além disso, os produtos oferecidos por estes locais são dominados pela importação de vinhos produzidos em massa, com pouca personalidade e qualidade. A criação da VINO! ocorreu na contramão deste padrão estabelecido. Primeiro, se propuseram ao desafio de buscar vinhos especiais, feitos por pequenos produtores, que se coloquem contra a uniformização dos sabores, aromas e estilos, e trabalhem para produzir vinhos com identidade própria; aliado a isso, todas as casas são verdadeiros bares de vinho, a exemplo do que se vê mundo afora, ambientes informais, muito descontraídos, com música e astral elevado. Bons vinhos, boa comida e preços justos, onde todos são bem vindos! E todo esse conceito nos fez acreditar na marca e investir na franquia para trazê-la até o bairro do Flamengo.
O que há no wine bar “VINO! Flamengo” que o diferencia de outros empreendimentos semelhantes?
No VINO! não vendemos apenas vinhos, vendemos experiência! São mais de 200 rótulos de 16 países diferentes e absolutamente todos podem ser consumidos em taça ou garrafa, o cliente é quem escolhe, do jeito dele e sem regras. Além de contar com um cardápio ítalo-mediterrâneo que surpreende qualquer paladar.
Como foi o processo de elaboração do cardápio?
A franquia oferece mais de 50 opções e, dentre elas, escolhemos o que mais se encaixa com o estilo de consumo da região.
Como é feita a escolha dos vinhos disponibilizados e a harmonização sugerida?
Nossa curadoria de vinhos é feita pessoalmente pelo fundador da marca VINO! Raphael Zanette. Ele visita pequenos produtores ao redor do mundo buscando não apenas vinhos, mas histórias para contar. Nossos vinhos não são produzidos em larga escala, são criados para elevar todos os sentidos de aromas e sabores.
Há um calendário de eventos? Como é feita a divulgação?
Às terças-feiras funciona nosso “open Vino!”, em que o cliente paga um valor fixo e tem consumo livre dos rótulos selecionados no período de 18:00h às 22:00h. Às quartas-feiras, temos o nosso dia da pizza, em que duas pizzas saem por um valor bem acessível. E, às quintas-feiras, nosso open de espumantes, que funciona no mesmo esquema do open Vino!. A nossa divulgação é feita por meios de rede social e o “boca a boca” pois acreditamos muito no relacionamento inclusivo com o cliente.
É lógico que, com todas essas informações que me foram disponibilizadas, cresceram minhas expectativas. Principalmente, porque morei uma grande parte do meu tempo de Rio de Janeiro no Flamengo, ali bem próximo ao Largo do Machado. E, por entender bastante da região, realmente achei a iniciativa de se implantar ali um wine bar, com essas características tão peculiares, algo bastante promissor.
Com tudo acertado, estava na hora de ir conhecer a VINO! FLAMENGO. Saltei na estação do Metrô do Largo do Machado e me dirigi pra rua ao lado do edifício do cinema São Luiz. Ou seja, já começa com uma grande vantagem: o local é de fácil acesso.
Cheguei, e fui recebido por André Resino, que me apresentou o espaço, deu-me as boas-vindas e me levou até a mesa que havia reservado.
E, sobre ela, um pequeno mimo de atenção: uma garrafa decorada por eles mesmos – ressalte-se que essa delicadeza não foi uma exclusividade minha, pois ela é feita pra todos aqueles que, eventualmente façam reserva de mesa. Um cuidado que já cativa o cliente, já o faz sentir-se em casa.
E esse é o objetivo, segundo o André. Tornar a relação com o cliente algo mais íntimo, mais familiar; e o lugar em algo convidativo, instigante. Tanto que há até uma playlist exclusiva da loja, que se mantém tocando suavemente ao fundo, potencializando a experiência. Ela será uma inesquecível viagem ao mundo dos vinhos e dos sabores.
E essa viagem estava só começando…
Minha primeira parada nesta noite foi na longínqua Hungria. Quando senti o aroma vivo de frutas tropicais e mel daquele Tüzkö Riesling Branco 2021 que me foi servido pelo Wilson, percebi que a jornada seria realmente deliciosa. Um vinho de cor amarelo palha, com muito frescor e equilíbrio, com excelente estrutura. Foi a escolha perfeita para acompanhar o carpaccio de salmão defumado, regado em azeite extra virgem, raspas de limão siciliano e flor de sal, ao lado de uma saborosa focaccia da casa – e que estava sensacional!
Próxima parada: Patagônia Argentina, uma região situada no extremo inferior da América do Sul e que tem média climática entre 4 e 13 graus, com temperaturas mínimas que chegam aos 33 graus negativos e que produz bebidas sutis, elegantes e tânicas.
Para acompanhar o risoto de filé mignon com alho poró – um cremoso risoto preparado com arroz carnaroli, lascas e mignon e alho poró – o Wilson me serviu um Ojos Del Sur – Merlot 2022, um vinho que apresenta equilíbrio entre fruta e madeira, com tanino médio e extremamente aromático.
Posso dizer que tudo foi surpreendente no prato principal! E posso dizê-lo com fundamento, pois sou conhecido, entre amigos e familiares, como o “rei do risoto”. A começar pelo prato em que foi servido, de pedra. Por certo, isso ajudou – e muito! – a que ele chegasse a mesa na temperatura perfeita de serviço, nem mais, nem menos. E depois, o sabor e textura estavam incríveis! Só tive o trabalho de finalizar com azeite extra virgem e, pra variar, uma pimentinha do reino moída na hora, já que não sou de ferro!
Nesse ponto da experiência, foi hora pra um intermezzo. Enquanto conversava com o André Resino sobre detalhes da casa e da operação, me foi servido um vinho chileno, o Laura Hartwig Laluca Malbec 2021, um vinho jovem, sem passagem por carvalho, fresco, leve, mas também bastante complexo. De corpo médio. tem intensos aromas de frutas vermelhas, nuances de flor de violeta e canela.
Esse vinho seria perfeito para acompanhar o sanduíche de polvo ou o risoto de camarões com toque de gengibre e manga que passaram do meu lado a caminho de uma outra mesa sortuda… É óbvio que aproveitei pra tirar uma foto.
E, como tudo que é bom – muito bom! – acaba, chegou a hora da sobremesa. Depois de viajar pela Europa e América do Sul, retorno ao Brasil com o Espumante Brut Rosé Giaretta, elaborado pelo método “charmat” a partir das variedades de uva Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%), apresentando uma bela coloração rosada e uma fina e intensa perlage. Perfeito para fazer um apaixonante par com a torta e maçã com sorvete de coco fresco – quase uma cocada gelada!
Minha experiência enogastronômica chegou ao fim, deixando aquele gostinho de quero mais. Com certeza retornarei ao VINO!FLAMENGO para experimentar outras opções do cardápio e viajar pelo mundo através do vinho. Vale lembrar que eles dão dicas de harmonização – que não são regras, apenas sugestões – e que o preço da taça é proporcional à quantidade de vinho retirada das garrafas. Dessa forma, você pode beber qualquer um dos rótulos disponíveis sem pagar a mais por isso.
Deixo, então, fortemente, minha recomendação. A VINO! FLAMENGO cumpre tudo aquilo que promete: um ambiente leve, suave, aconchegante, com pessoas que deixam a gente bem à vontade, como se estivéssemos em casa. Além disso, traz uma diversidade de rótulos exclusivos e uma cozinha que eleva ainda mais a experiência.
Meu chefe querido, um recadinho: por mais missões como essa…
SERVIÇO
Vino! Flamengo
- Endereço: Rua Gov. Irineu Bornhausen, loja Q1 – Flamengo – RJ
- Horário de funcionamento: de terça-feira a quinta-feira, das 17h às 23h; sexta-feira e sábado, das 17h às 00h e domingo de 16h às 22h.
- Telefone: (21) 97103-8655
- Instagram: @vinoflamengo
Espero que tenham gostado de me acompanhar nessa experiência. Ah, e se vale a sugestão, experimente você também! Vale (muito) a pena. E se visitarem, não esqueçam de deixar um comentário por aqui…
Um brinde!
Até o próximo encontro.