Chega ao mundo o livro que se propõe a estimular a imaginação dos jovens, reforçando que a mente humana têm poderes ilimitados.
“Talita Dodaro e os mistérios do multiverso” é um projeto ousado que visa desafiar a mesmice e o tédio em que muitos jovens se encontram.
Através desta proposta, a autora espera que, cada vez mais, os adolescentes se sintam inspirados a buscar compreender seu mundo íntimo de forma leve, profunda e lúdica.
Tio Lucas disse à Talita, quando a inicia nesta jornada poderosa de descoberta de suas capacidades mentais:
“A mente é o local onde tudo começa e tudo termina”
E assim, ajudando-a a vencer seus monstros internos e a descobrir que, a dor, pode ser um meio de abrir portais quânticos que levam Talita a um mundo paralelo, um novo mundo, o multiverso de Pandora, Indira, Doutor Zenão, o imperador Kabir e tantos outros personagens interessantes.
Entre nesta aventura! Leia “Talita Dodaro e os mistérios do multiverso”, afinal, a aventura esta só começando.
Adquira em: @vincaliterariaeditora | https://editoravincaliteraria.com.br/product/talita-dodaro-e-os-misterios-do-multiverso/
Sinopse:
Quando uma grande dor vira sua vida do avesso, Talita recebe uma missão enigmática que só poderá cumprir se dominar os segredos quânticos. Determinada a encarar o desafio e acessar outro estado mental que minimizasse seu sofrimento, decide meditar e acaba sendo transportada, sem querer, a um multiverso repleto de aventuras, perigos e seres extraordinários. Lá, ela encontra aliados improváveis, enfrenta dilemas emocionais, acaba levando sua turma de amigos da escola para lugares inimagináveis… e todos descobrem que o poder do conhecimento pode ser a chave para tudo voltar ao normal antes que as realidades colidam e tempos históricos que nunca poderiam se encontrar alterem o mundo conhecido para sempre. E agora?

Capa e contracapa do livro “Talita Dodaro e os Mistérios do Multiverso”
COMO NASCEU A IDEIA DE TALITA DODARO
A ideia surgiu na minha mente no dia 10 de julho de 2020 durante um período em que eu me recuperava da Covid. Estive doente e internada por 11 dias, porém a recuperação foi longa, e foi exatamente neste processo de convalescença que a ideia surgiu na minha mente pela primeira vez: “uma menina que descobriu um multiverso através da Física Quântica.” Anotei a sugestão e por 18 dias essa ideia me ajudou a passar melhor pelo processo de reestabelecimento da minha saúde, porém, logo após esse intervalo (18 dias), minha mãe faleceu e deixei o projeto por um bom tempo de lado. Quando retomei, estruturei a proposta do livro por cinco anos até ser publicado agora em novembro de 2025. Neste percurso, a história se apresentava em forma de saga na minha mente e fui organizando conforme minha intuição me inspirava.
Aspectos fundamentais na construção do personagem:
Influenciada pela realidade que eu vivia e vendo minha filha adolescente, na época com 15 anos, tendo que se adaptar ao novo modo de convivência social e os desafios de tudo isso, criei a Talita exatamente no universo pandêmico e questionando sobre o porquê o mundo estaria daquele jeito. Desejosa de um mundo melhor, ela descobre o poder mental através da influência amorosa de seu tio e padrinho Lucas, um engenheiro estudioso da Física Quântica.
Daí, ela resolve aplicar o que seu tio a ensinou sobre meditação e os poderes da mente para lidar com o tédio e a ansiedade frente a pandemia. Mas, a experiência não saiu como ela esperava, pois, tentando meditar, ela se encontra com Pandora, o mito grego, e daí sua vida sofre uma verdadeira revolução. Através desses ensaios mentais, ela acessa um multiverso repleto de seres e segredos sobre energia, Física Quântica e ação do pensamento sobre a matéria visível dentre outras coisas.
A jovem sofre uma grande dor, e assim inicia uma jornada mental mais focada e disposta a cumprir uma missão que seu tio concede a ela: decifrar livros quânticos para combater o vilão da história descobrindo, através dessa leitura, segredos quânticos para impedir os objetivos absurdos do vilão.
Neste mundo paralelo (chamado multiverso transacional ou multi T) ela se depara com Indira (principal representante da força do bem), uma guardiã de poderes mentais e filha do imperador que vive num templo indiano e funciona como uma espécie de mentora de Talita. Indira mostra o lado bom da mente e suas possibilidades infinitas, levando a adolescente e seus amigos a participarem de um festival quântico, uma experiência muito divertida e cheio de coisas interessantes como, por exemplo, o jogo Dupla Fenda que acontece num lugar chamado Arena (semelhante ao Maracanã).
Além disso, Talita conhece os integrantes do mal no multiverso, dentre eles o principal, seu arque inimigo, o doutor Zenão, também conhecido como o vilão platinado. Trata-se de um cavaleiro templário que, na Idade Média corrompeu a Ordem dos Cavaleiros e foi ajudado por um mago das trevas que lhe revelou os poderes futuros da Física Quântica. Com isso, doutor Zenão iniciou um processo de fusão das Eras histórias (Idade Média e Contemporânea) através de conhecimentos sobre os buracos de minhoca com o objetivo principal de fundar uma nova Idade Média – tecnológica. Esta ação gerou outros desdobramentos. O vilão tem vários poderes, dentre eles: congelar sonhos, utilizar o emaranhamento quântico para criar influência entre partículas à distância, criação de duplos quânticos e manipulação da mente. Doutor Zenão só pode, porém, transitar entre as duas Eras que se encontram em processo de fusão. Talita e seus amigos precisam impedir que isso se dê, ajudados por Indira e os integrantes do bem do multi T. A condição para que eles consigam está em conhecer e se utilizar de alguns poderes mentais revelados durante a narrativa da história.
O porquê da Física Quântica com a Psicologia
Durante o período como estudante de Psicologia na UERJ, nos anos 90, comecei a ler alguns livros de Fritjof Capra e daí por diante, passei a me interessar por Física Quântica. Participei de congressos, um mais recente no Brasil com Amit Goswami com foco na Psicologia Quântica. Fiz e ainda faço cursos sobre Física Quântica voltada ao público leigo e continuo estudando com dedicação tudo que se refira ao assunto e seja interessante para mim.
Trabalho há cerca de 33 anos como psicóloga e palestrante e essa experiência tem me ajudado a construir o universo de Talita utilizando simbolismos da Psicologia Junguiana, por exemplo (arquétipos, inconsciente coletivo), Neurociência, e Psicologia Clínica.
Objetivos principais da obra:
- Levar o adolescente a refletir sobre a sua capacidade de conduzir seus próprios pensamentos e escolher qual a vibe o influencia.
- Auxiliar o adolescente para o despertar de que ele pode gerenciar seus pensamentos e aprender a criar novas realidades mentais e físicas.
- Ajudar o adolescente a criar maneiras mais favoráveis de lidar com seus problemas.
Folheando o Livro:
Ficha Técnica
- Título da obra: Talita Dodaro e os mistérios do multiverso
- Autora: Bianca S. de S. Cirilo
- Gênero da Obra: Romance
- Formato: 16×23 cm
- ISBN: 978-
- Número de páginas: 180
- Editora: Vinca Literária
- Capa e editoração eletrônica: Celeide Luz
A autora

A autora Bianca Cirilo – Foto: Acervo pessoal
Bianca S. de S. Cirilo é carioca, psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, escritora, doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Há mais de 30 anos, atua como psicóloga clínica infanto-juvenil e por 20 anos vem estudando e aprimorando seus conhecimentos sobre a Nova Física – a Quântica. Todo este trabalho a inspirou na construção das histórias de Talita e sua curiosidade sobre o Universo e os mundos paralelos. Possui ainda larga experiência como psicóloga na área de Segurança Pública e palestrante empresarial.

Instagram da autora, Dra. Bianca Cirilo: @drabiancacirilooficial
![]()
![]()
Podcast:

Siga-nos nas redes sociais!










