INOVAÇÃO: Soluções livres e abertas aceleram a inovação e tornam-se cada vez mais estratégicas para as empresas

A inovação precisa de liberdade para acontecer.
Conheça soluções maduras como Gepnet e Nextcloud, que têm o software livre como base.

Nos últimos anos a inovação tornou-se tema frequente para todas as organizações. Sua presença alcançou patamares estratégicos e passou a permear cada vez mais o próprio ciclo de vida organizacional. Atualmente, é possível considerar que a inovação é responsável pelo avanço nas formas de se trabalhar com qualquer tecnologia, processo, produto ou serviço e que o emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação são grandes aceleradores do processo de inovação.

O amadurecimento do conceito trouxe junto a preocupação com o processo de inovação. Cada nova ideia ou solução necessita de um tratamento estratégico para verificar se realmente trará mudanças significativas aos objetivos principais do negócio e, em sequência, como será colocada em prática. Aqui entram as ferramentas e metodologias ágeis, que usam da comunicação e interação com clientes, técnicos, programadores, analistas, testadores e usuários no desenvolvimento de softwares, que buscam agilizar todo esse processo de inovação.[1]

As Tecnologias Abertas são o resultado de inovações em processos de produção fechados ou com patentes que impedem que outros agentes participem do processo. Os precursores notaram que abrir a forma de produzir um determinado bem ou serviço poderia criar uma nova relação, o que passou a se chamar produção colaborativa. Um desses modelos colaborativos pode ser notado no Software Livre.

O Software Livre é um movimento político e filosófico imerso em ambiente tecnológico, que preza a liberdade de acesso do código fonte de qualquer software pela comunidade de usuários. Dentro deste conceito, qualquer usuário tem o direito de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.

Desta forma o Software Livre vai além do simples desenvolvimento de aplicações, pois oferece mais liberdades a cada indivíduo, liberdades que não dizem respeito apenas ao campo tecnológico, mas que acabam influenciando a tecnologia também.

A tecnologia envolve a colaboração e é precisamente neste ponto que o Software Livre se baseia – em oposição ao software proprietário, no qual o acesso, o estudo e a redistribuição do código fonte são limitados à vontade da empresa distribuidora.

Nenhuma organização, pública ou privada, conseguiria monopolizar talentos, inovação e resultados e fazer tudo sozinha.

Desde a criação [2] há várias décadas, o Software Livre propõe uma filosofia de trabalho em que tudo se cria e se oferece, em oposição à forma tradicional de software proprietário, licenciamento, patentes e a rentabilidade econômica máxima de um produto manufaturado.

A disseminação e a compreensão desta filosofia levam à criação e ao compartilhamento. Estamos falando de inovação, porque toda colaboração abre portas para inovações resultantes de novas ideias, que se fundem de maneiras nunca antes vistas.

A partir desse processo de colaboração e inovação de produtos dentro do Software Livre surgiram propostas de grande importância, como a “Inovação aberta”, conceito criado pelo professor americano Henry Chesbrough [3]. Pela “Inovação aberta”, as empresas buscam, adotam e promovem novas tecnologias além do escopo de sua própria organização, em conjunto com parceiros externos.

É muito grande o número de soluções e modelos proporcionados pelo Software Livre em termos de inovação, capazes de estruturar novos modelos de negócios ou de adotar com eficiência os já existentes. Podemos pensar coisas novas de forma aberta e partilhada e desenvolver novas formas de trabalhar e relacionamento com os outros.

É o caso de dois exemplos de aplicações criadas nesse espírito, entre tantos outras: o Gepnet e o Nextcloud.

 

GEPNET

Gepnet – Gestão de escritórios de projetos 
www.softwarepublico.gov.br/social/gepnet

Trata-se de uma solução corporativa para gestão de escritórios de projetos criada no âmbito da Polícia Federal do Brasil.

De maneira simples e intuitiva, o aplicativo acompanha os projetos na organização e faz o registro individual do ciclo de vida de cada um deles, com base em uma visão resumida dos processos do guia PMBOK (PMI).

A versão standalone (STD) disponibilizada ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB) possui banco de dados independente e login próprio, sem depender de validações ou autorizações externas.

O Gepnet está registrado para a Polícia Federal junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. A versão disponível no Portal do Software Público Brasileiro é ofertada sob os termos da licença GPL2.

O software, que funciona na web, possibilita que qualquer organização gerencie os seus projetos, considerando o modelo de Escritório de Projetos, que coordene grandes eventos de maneira projetizada e atribua perfis e responsabilidades específicas para cada usuário.

 

NEXTCLOUD

Nextcloud: armazenamento e sincronização na nuvem 
www.Nextcloud.com

O Nextcloud é um serviço de código aberto de armazenamento e sincronização de arquivos privados, similar ao Dropbox (proprietário) e derivado (fork) do ownCloud (popular Open Source).

É uma aplicação gratuita, utilizada para compartilhamento de arquivo e pastas entre usuários e grupos no ambiente nuvem.

Trata-se de uma opção viável e segura para o armazenamento de arquivos em nuvem, com muitas outras funcionalidades. Possui autenticação de dois fatores e preza pela privacidade e liberdade do usuário, respeitando seus dados e arquivos.

O Nextcloud vem trazendo diversas funcionalidades e melhorias e proporciona um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos privados seguro e atualizado.

Pode ser acessado pelo navegador ou gerenciador de arquivos de seu computador e conta com o suporte e integração dos sistemas operacionais Windows, MacOS, Linux, Android e iOS.

A solução disponibiliza o histórico das edições, o que facilita o gerenciamento. O gestor também pode criar grupos conforme as áreas da empresa, cujo acesso é feito com login e senha e o administrador pode restringir mais ou menos o nível de acesso.

Diferenciais do Nextcloud

Diferente do Samba e do Google Drive, que forçam os acessos por linha de comando e e-mail, respectivamente, o Nextcloud tem vários diferenciais.

• Permite a criação de grupos.
• É possível inserir usuários internos sem a necessidade de e-mail.
• Acessível em diversos sistemas operacionais.
• Interface mais agradável e intuitiva e permite a personalização.
• O repositório oficial baixa e ativa os aplicativos que são escolhidos.
• Possibilidades de integrações com o LDAP e controle de versão.
• Permite a verificação de quando determinado arquivo/pasta foi alterado e por quem.
• Permite controlar/limitar o que é liberado para cada membro da plataforma.

Não existem barreiras para acessar essas soluções, elas encontram-se disponíveis para uso imediato. A maior dificuldade é a quebra do modelo mental tradicional, que acostumou os tomadores de decisão a procurarem soluções “prontas”, associadas com prestadores de serviço com “conhecimento” da solução. A inovação também passa pela quebra do modelo mental para que se possa aproveitar um enorme acervo de soluções livres, como o GepNet e o Nextcloud, que podem ser totalmente adaptadas, desde a forma de uso até o modelo de contratação.

Referências:
[1] https://blog.cronapp.io/metodologias-ageis-de-desenvolvimento-de-software/
[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_software_livre?tableofcontents=0
[3] https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Chesbrough

 

 


Conheça a CPNET2


http://www.softwarepublico.gov.br/social/gepnet

 

 

Conheça a Nextcloud


http://www.Nextcloud.com

 

 

Clique AQUI para ver mais artigos da Comunidade e-Cidade em parceria com o ArteCult !

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *