Silviano Santiago é o novo brasileiro agraciado com o Prêmio Camões

 

Uma excelente notícia para a Literatura Brasileira. Neste ano, o prêmio de maior prestígio da língua portuguesa, o Prêmio Camões, veio para um brasileiro: Silviano Santiago.

Silviano é poeta, ensaísta, crítico literário, escritor e professor. Sua carreira docente se fez no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Como escritor, coleciona diversos prêmios, entre eles, três Jabutis.

Silviano Santiago se junta a um grupo de escritores célebres nacionais, cujo reconhecimento de suas obras é indiscutível. Antes dele, foram estes os brasileiros a ganharem o Prêmio Camões: João Cabral de Melo Neto (1990); Rachel de Queiroz (1993); Jorge Amado (1994); Antonio Candido (1998); Autran Dourado (2000); Rubem Fonseca (2003); Lygia Fagundes Telles (2005); João Ubaldo Ribeiro (2008); Ferreira Gullar (2010); Dalton Trevisan (2012); Alberto da Costa e Silva (2014); Raduan Nassar (2016) e Chico Buarque (2019).

O júri do prêmio neste ano contou a seguinte formação: Abel Barros Baptista, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Ana Maria Martinho, Professora Associada na Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Inocência Mata, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área de Literaturas, Artes e Culturas (S.Tomé e Príncipe); Jorge Alves de Lima, membro da Academia Paulista de História, e da Academia Campinense de Letras, e membro do Conselho Científico do Centro de Memória da Unicamp (Brasil); Raúl Cesar Gouveia Fernandes, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (Brasil); Teresa Manjate, Professora Associada, docente e investigadora na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique).

 

 

Author

Ana Lúcia Gosling se formou em Letras (Português-Literatura) em 1993, pela PUC/RJ. Fixou-se em outra carreira. A identidade literária, contudo, está cravada no coração e o olhar interpretativo, esgarçado pra sempre. Ama oficinas e experimenta aquelas em que o debate lhe acresça não só à escrita mas à alma. Some-se a isso sua necessidade de falar, sangrar e escorrer pelos textos que lê e escreve e isso nos traz aqui. Escreve ficção em seu blog pessoal (anagosling.com) desde março de 2010 e partilha impressões pessoais num blog na Obvious Magazine (http://obviousmag.org/puro_achismo) desde junho de 2015. Seu texto “Não estamos preparados para sermos pais dos nossos pais” já foi lido por mais de 415 mil pessoas e continua a ser compartilhado nas redes sociais. Aqui o foco é falar de Literatura mas sabe-se que os processos de escrita, as poesias e os contos não são coisa de livro mas na vida em si. Vamos falando de “tudo” que aguçar o olhar, então? Toda quarta-feira, aqui no ArteCult, há texto novo da autora. Redes Sociais: Instagram: @analugosling Facebook: https://www.facebook.com/analugosling/ Twitter: https://twitter.com/gosling_ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *