Uma excelente notícia para a Literatura Brasileira. Neste ano, o prêmio de maior prestígio da língua portuguesa, o Prêmio Camões, veio para um brasileiro: Silviano Santiago.
Silviano é poeta, ensaísta, crítico literário, escritor e professor. Sua carreira docente se fez no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Como escritor, coleciona diversos prêmios, entre eles, três Jabutis.
Silviano Santiago se junta a um grupo de escritores célebres nacionais, cujo reconhecimento de suas obras é indiscutível. Antes dele, foram estes os brasileiros a ganharem o Prêmio Camões: João Cabral de Melo Neto (1990); Rachel de Queiroz (1993); Jorge Amado (1994); Antonio Candido (1998); Autran Dourado (2000); Rubem Fonseca (2003); Lygia Fagundes Telles (2005); João Ubaldo Ribeiro (2008); Ferreira Gullar (2010); Dalton Trevisan (2012); Alberto da Costa e Silva (2014); Raduan Nassar (2016) e Chico Buarque (2019).
O júri do prêmio neste ano contou a seguinte formação: Abel Barros Baptista, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Ana Maria Martinho, Professora Associada na Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Inocência Mata, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área de Literaturas, Artes e Culturas (S.Tomé e Príncipe); Jorge Alves de Lima, membro da Academia Paulista de História, e da Academia Campinense de Letras, e membro do Conselho Científico do Centro de Memória da Unicamp (Brasil); Raúl Cesar Gouveia Fernandes, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (Brasil); Teresa Manjate, Professora Associada, docente e investigadora na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique).