São Paulo Escola de Dança abre inscrições para Cursos Livres gratuitos em diversos estilos de dança

Aulas gratuitas de Cursos Livres iniciam em fevereiro. Foto: Guilherme Herrera, Acervo SPED

Com início de aulas em fevereiro, as formações atendem diferentes públicos e desenvolvem os fundamentos de diversas danças

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abre inscrições para seis Cursos Livres gratuitos de dança. Com aulas no horário noturno, todos os cursos são divididos em dois módulos de 76 horas por semestre e as inscrições são realizadas pelo site da SPED.

Os participantes dos Cursos Livres desenvolvem repertório e consciência corporal por meio dos fundamentos de cada estilo. As opções oferecidas são: Dança Clássica Básico, Dança Clássica Intermediário, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Danças Urbanas e Jazz Dance.

Todos os cursos são ofertados em horário noturno, ideal para quem já possui outras atividades durante o dia e deseja complementar sua formação em dança ou se aprofundar em uma das linguagens. Com aulas nas segundas e quartas, estão disponíveis os cursos de Dança de Salão, Danças Urbanas e Jazz Dance; nas terças e quintas, as aulas são de Dança Clássica – Básico, Dança Clássica – Intermediário e Dança Contemporânea.

A diretora artística e educacional da instituição, Inês Bogéa, destaca a importância dessas formações para a pluralidade de aprendizados na dança.

“Os Cursos Livres são caminhos perfeitos para desenvolver a dança em um espaço de vivências artístico formativas, que têm por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para diferentes idades”, explica.

Para se inscrever, é necessária carta de intenção e idade mínima de 13 anos, conforme cada edital. Além disso, exceto “Dança de Salão”, todos os cursos pedem vivência prática, que será avaliada durante o processo seletivo. Conheça cada estilo:

  • Dança Clássica – Básico

Focado na técnica da dança clássica, desenvolvendo habilidades como equilíbrio, flexibilidade, postura e coordenação motora, além da musicalidade.

  • Dança Clássica – Intermediário

Este curso se aprofunda nas técnicas da dança clássica, aprimorando habilidades como equilíbrio, postura e coordenação motora, além da musicalidade e expressividade essenciais dessa dança.

  • Dança Contemporânea

Oferece uma visão ampla das diferentes vertentes da dança contemporânea, com ênfase na consciência corporal, autonomia, qualidade do movimento, criação, improvisação e interpretação.

  • Dança de Salão

Concentra-se no estudo prático e teórico, promovendo a interação social e a consciência corporal. Abrange diversos ritmos, incluindo bolero, merengue, salsa, samba de gafieira, samba rock, zouk, tango, milonga e forró. O curso também organiza bailes mensais para prática do estilo.

  • Danças Urbanas

Apresenta uma variedade de variações artísticas e físicas do gênero, como vogue e hip hop, freestyle, house e outras. Também incentiva o diálogo com expressões da música e da arte de rua, além de rodas de improvisação e sessões criativas.

  • Jazz Dance

O objetivo é trabalhar os fundamentos desta dança, avançando em técnicas e estudos coreográficos. O curso se aprofunda nesta arte marcada pela polirritmia, movimentos sincopados, swing e suas múltiplas variações que passam pelo tradicional, lírico, teatro musical e televisão.

 

Serviço

Cursos Livres de dança gratuitos – São Paulo Escola de Dança

  • Inscrições:  abertas no site da SPED, até 16 de janeiro.
  • Início das aulas: 4 e 5 de fevereiro.
  • Horários:
    • De segunda e quarta, das 19h às 21h
      • Dança de Salão
      • Danças Urbanas
      • Jazz Dance
    • De terça e quinta, das 19h às 21h
      • Dança Clássica – Básico
      • Dança Clássica – Intermediário
      • Dança Contemporânea

 

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

A São Paulo Escola de Dança é um espaço de escuta, criação e transformação. Criada em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo, é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa — doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora — cuja trajetória traduz o espírito integrador que move a Escola. Comprometida com a construção do conhecimento por meio da dança e de seus múltiplos diálogos com outras linguagens artísticas, a SPED é um território onde a arte pulsa, os saberes se entrelaçam e cada corpo encontra voz e pertencimento. Aqui, a formação técnica caminha lado a lado com a escuta atenta às diferenças. Nosso propósito é amplo e profundo: formar artistas e cidadãos; democratizar o acesso à linguagem da dança; incentivar a criação, a produção e a reflexão crítica; e assegurar ações afirmativas e de permanência por meio de uma oferta plural de cursos 100% gratuitos — Regulares, Livres e de Extensão. A São Paulo Escola de Dança acredita na arte como força transformadora — um lugar onde o gesto se torna palavra, e a dança, linguagem viva de liberdade, pertencimento e transformação.

 

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA

Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

 

Para entrevistas ou mais informações:

 

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Rapha Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *