Você frequentemente pensa que “os sentimentos atrapalham e são irrelevantes”?
Pensa “como as pessoas são irracionais e medíocres no que pensam”?
Afinal, “pensar de forma lógica e racional é o melhor caminho, sentimentos e emoções não são lógicos, não fazem sentido” …
Cuidado: você pode estar deixando o sabotador Hiper-racional te sabotar! E sabe como isso acontece?
Você está se sabotando sempre que você não se sente bem com isso, ou quando isso te atrapalha e não deixa você seguir em frente, ou quando causa desconforto nas pessoas a sua volta.
No caso do sabotador Hiper-Racional ele faz com que você deixe de lado os seus sentimentos e emoções e não dá atenção a necessidade emocional e sentimental do outro.
O Hiper-racional enxerga situações emocionais como algo desagradável e até desnecessário, porque para ele o mais importante é a parte intelectual e racional. Por isso gosta muito de sabedoria, conhecimento, entendimento das coisas, e não entende como as outras pessoas podem perder tanto tempo com questões “irrelevantes”, como as emocionais e sentimentais.
E as pessoas que tem esse sabotador são vistas pelos outros como fria, não tem empatia, é arrogante. Além disso, essa pessoa tem dificuldade de expor os seus próprios sentimentos e emoção, pois quer na maior parte do tempo se mostrar forte, controlando seus sentimentos.
Você já deve ter percebido que se relacionar com alguém hiper-racional não é nada fácil, devido ao distanciamento que ele tende a manter, seja no trabalho ou na vida pessoal. Por isso há pouca flexibilidade e profundidade nestas relações, pois o hiper-racional limita e impede que se conheça mais da sua vida “interna” e dos seus sentimentos.
E como não cair na armadilha do Hiper-Racional?
Permita-se sentir! Ok, isso não parece ter muita lógica não é mesmo? Kkkk
Observe a si mesmo. Preste atenção ao seu corpo, onde o hiper-racional ataca e como você se sente quando ele está no comando. Tome consciência de que ele está aparecendo e se quiser pode até dar um nome a esse sabotador, para que toda vez que ele apareça e te atrapalhe em suas relações você o jogue para escanteio.
Pratique a empatia, por si mesmo e pelo e outro. Ter empatia é sentir e mostrar apreciação, compaixão e perdão. Permita-se ter empatia por si mesmo, estamos acostumados a ouvir empatia como algo para o outro, se colocar no lugar do outro. Coloque-se no seu próprio lugar e sinta o que isso muda em suas relações.
E lembre-se de que você tem um cérebro sobrevivente que é onde os sabotadores atuam e um cérebro sábio onde sua inteligência positiva assume o controle.
Priscila TimbóCoach de Carreira e Realização Profissional
Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.
Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.
Excelente post. Manter postando tal tipo de informação em seu página.
Estou realmente impressionado com este blog.
Olá, você tem realizado um incrível trabalho. Eu vou certamente digg- e por minha parte recomendo
aos meus amigos. Eu sou confiante que serei beneficiado com este web site.