
Fashion Rio (imagem de IA)
Evento retornará ao calendário do Rio de Janeiro após hiato de dez anos
Em 2026, o Rio de Janeiro voltará a ter uma semana de moda. Após um hiato de cerca de dez anos, a antiga Fashion Rio retorna ao calendário da cidade, com outro nome: ”Rio Fashion Week”. O anúncio foi feito essa semana durante uma apresentação no Palácio da Cidade, uma das sedes da Prefeitura carioca, em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense.
A primeira edição dessa nova fase já tem datas e endereço: de 15 a 18 de abril de 2026, com cerca de 30 desfiles no Pier Mauá, na região central da cidade. A ideia é recolocar o Rio no circuito e puxar atenção do mercado de moda de fora do país.
“Receber a Rio Fashion Week no Píer Mauá reforça o nosso papel como um dos principais palcos para grandes eventos no Rio de Janeiro. É um encontro potente entre moda, cidade e patrimônio, que reposiciona o Rio no circuito criativo global e valoriza a vocação do Píer como espaço de experiências transformadoras”, afirma Denise Lima, diretora do Píer Mauá.
A realização é da IMM, a mesma empresa por trás da São Paulo Fashion Week. A direção criativa no Rio ficará com Paulo Borges, que também está à frente do evento paulista. A proposta, segundo os organizadores, é construir um calendário que encaixe o evento no Rio no primeiro semestre e São Paulo no segundo, com uma edição anual em cada cidade.
Na coletiva, o presidente da IMM, Alan Adler, resumiu o conceito do projeto com uma frase.
“É o Rio vestindo o mundo”, disse Alan Adler.
Além dos desfiles, a programação prevê outras ativações, como estreia de filmes e produções audiovisuais ligadas à moda, programa de capacitação de jovens, música e talks. A promessa é ampliar a visibilidade das marcas e abrir espaço para nomes que costumam apresentar coleções no primeiro semestre em São Paulo, mas agora podem levar parte desse calendário para o Rio.
O vice-prefeito Eduardo Cavaliere também apostou na convivência entre os dois eventos.
“Tenho certeza que os dois eventos, Rio e São Paulo, vão ser complementares e ajudar a consolidar essa indústria tão importante no Rio de Janeiro e no Brasil”, afirmou Eduardo Cavaliere.
O anúncio reuniu diferentes nomes da indústria no Palácio da Cidade e marcou, oficialmente, a volta do Rio ao calendário nacional de semanas de moda.

jornalista colunista do portal ArteCult e revista Vislun| Produtor desfiles School Models.
@artecult









