Rio Fantastik Festival: 7ª edição do Festival presta homenagem à atriz Aldine Muller

7ª edição do Festival presta homenagem à atriz Aldine Muller- de 29 de novembro a 5 de dezembro Estação NET Rio e Estação NET Botafogo 3

O Rio Fantastik Festival está na sua 7ª edição, sempre com o objetivo de privilegiar o cinema fantástico nacional, onde novos talentos e profissionais consagrados no gênero de terror podem exibir seus filmes. Além dos trabalhos de nossos cineastas, serão exibidos alguns clássicos e filmes cultuados do gênero que reflitam o que está acontecendo no país no ano da realização do festival, que tem a curadoria de Carlos Primati e Mário Abbade. E como é um tempo de mudanças, os organizadores selecionaram alguns clássicos que comentam sobre a possibilidade de um futuro melhor. No dia 29 novembro será a sessão de abertura do festival com a atriz homenageada Aldine Muller no Estação NET Rio, e de 1 a 5 de dezembro o festival acontece no Estação NET Botafogo 3.

Aldine Muller e os filmes de terror

Aldine Muller

O Rio Fantastik deste ano faz homenagem à atriz Aldine Muller, considerada o anjo e demônio do terror do cinema paulista. Muitos não sabem, mas a atriz que participou das novelas “Sassaricando”, “O Salvador da Pátria”, “Rainha da Sucata” e o remake de “Escrava Isaura”, e ainda do humorístico “Escolinha do Professor Raimundo”, circulou pelo gênero fantástico/terror.

Segundo o curador Carlos Primati, a gaúcha Aldine Muller é o rosto mais querido do cinema paulista dos anos setenta e oitenta, mostrando seu talento em inúmeros filmes que flertam com o horror, o insólito e o sobrenatural. Indo de anjo a demônio, fez “Internato de meninas virgens” (1977), de Osvaldo de Oliveira, e estrelou “Ninfas diabólicas” (1978), de John Doo. Apareceu em “O estripador de mulheres” (1978), de Juan Bajon, e foi musa de um dos mais talentosos diretores da Boca do Lixo, o português Jean Garret, que a dirigiu em “A força dos sentidos” (1980) e “A mulher que inventou o amor” (1980). Novamente sob direção de John Doo, fez o papel de um súcubo – um demônio sexual – no aterrorizante “Excitação diabólica” (1982). Seu filme mais cultuado é “Shock: Diversão diabólica” (1984), de Jair Correia, contracenando com Cláudia Alencar, Elias Andreato, Kiko Guerra, Taumaturgo Ferreira e Mayara Magri no único autêntico exemplar ‘slasher’ (filme de matança) do cinema brasileiro – e que será exibido na abertura do festival, no dia 29 de novembro, com direito a debate com a atriz após a sessão.

Veja texto de Carlos Primati sobre Aldine Muller :

Aldine Muller, anjo e demônio do terror paulista

Por Carlos Primati

A gaúcha Aldine Muller, nascida em Caxias do Sul, é o rosto mais querido do cinema paulista dos anos setenta e oitenta, que marcou a época mais popular e lucrativa dos nossos filmes. A atriz foi destacada na capa da revista Cinema em Close-Up número 2, de 1975, apontada como revelação, ainda usando o nome Aldine Raspini. Estreou em Clube das Infiéis (1975), de Cláudio Cunha, e mostrou seu talento versátil em inúmeros filmes que flertam com o horror, o insólito e o sobrenatural, indo de anjo a demônio, começando com Pesadelo Sexual de um Virgem (1976), de Roberto Mauro, uma versão satírica da Divina Comédia, de Dante. A seguir apareceu em Internato de Meninas Virgens (1977), de Osvaldo de Oliveira, sendo elogiada por Salvyano Cavalcanti de Paiva, crítico do jornal O Globo; estrelou Ninfas Diabólicas (1978), estreia de John Doo na direção, e no mesmo ano fez O Estripador de Mulheres, de Juan Bajon, estrelado por Ewerton de Castro, que em seguida a dirigiu em Viúvas Precisam de Consolo (1980).

Aldine foi musa e estrela de um dos mais talentosos diretores da Boca do Lixo a se dedicar ao horror, o português Jean Garret, que a dirigiu em A Força dos Sentidos (1980) e A Mulher Que Inventou o Amor (1980), talvez em seu papel mais desafiador. No mesmo ano contracenou com Garrett no misterioso Fêmea do Mar, de Ody Fraga, novamente elogiada por Salvyano, que escreveu “Aldine Muller contribui em noventa por cento para a glória do espetáculo”. Novamente sob direção de John Doo, fez o papel de um súcubo – um demônio sexual – no aterrorizante Excitação Diabólica (1982), e em seguida um papel intenso no ambicioso Força Estranha: Estranhos Prazeres de uma Mulher Casada (1984), de Pedro Mawashe. Seu filme mais cultuado daquela década é Shock: Diversão Diabólica (1984), de Jair Correia, onde contracenou com Cláudia Alencar, Elias Andreato, Kiko Guerra, Taumaturgo Ferreira e Mayara Magri no único autêntico exemplar ‘slasher’ (filme de matança) do cinema brasileiro.

O cinema popular brasileiro perdeu fôlego desde então, e Aldine – que foi dirigida por cineastas que vão de Walter Hugo Khouri a David Cardoso – passou a fazer televisão e teatro, mantendo-se eternamente uma estrela querida, talentosa e de enorme carisma.

O Festival

A mostra Competitiva, com curadoria de Carlos Primati, terá quatro longas e quatro curtas na disputa pelo troféu Cramulhão. Como  sempre, com projetos vindos de diversas cidades brasileiras. São filmes que retratam as ideias e o olhar dos cineastas sobre a nossa sociedade pelo viés do cinema fantástico do nosso país.

A mostra Clássicos Um Futuro Melhor, com curadoria de Mario Abbade, procura demonstrar a máxima: “a esperança é a última que morre”, reforçando que devemos ter fé, perseverança e confiança de que alguma coisa melhor está por vir. A mostra reúne clássicos com astros como Gregory Peck, Ava Gardner, Fred Astaire, Harry Belafonte, Marcello Mastroianni, Ursula Andress, Elsa Martinelli e cineastas como Stanley Kramer e Ranald MacDougall.

Este ano o júri oficial é composto pela diretor e produtor Cavi Borges, a escritora e roteirista Cecília Gianetti e a quadrinista, artista plástica e a roteirista Renata Richard. O júri da ACRRJ conta com os jornalistas e críticos de cinema Graça Paes, Leonardo Luiz Ferreira e Ricardo Cota. Teremos ainda a premiação escolhida pelo público.

Programação

29/11 – terça-feira – Sessão em homenagem à atriz Aldine Muller

21h Shock: Diversão diabólica, de Jair Correia (Brasil, 1984). Com Aldine Muller, Claudia Alencar, Taumaturgo Ferreira, Mayara Magri.

Terror. Sinopse: Após uma festa com show de rock numa casa de campo, jovens são atacados e eliminados um a um por um psicopata desconhecido. Acuados num quarto, em meio a suspeitas e pânico, os sobreviventes aguardam o amanhecer, sem conhecer os motivos nem a identidade do matador. 78 min. 16 anos

Após a sessão tem debate com a atriz Aldine Muller, homenageada do Rio Fantastik Festival 2022.

1/12 – quinta-feira

18h–  Sozinha com Sua Alma (curta, 8 min), de João Batista Melo, Drama/Horror.

A macabra biblioteca do Dr. Lucchetti, de Paulo Biscaia Filho (Brasil, 2022). Com   Michelle Rodrigues, Ed Canedo, Caroline Roehrig.

Mistério/Horror. Sinopse: Na Curitiba de 1959, o detetive Clayton é contratado pela sedutora Helen Zola para investigar seu marido, o enigmático Dr. Zola. Apesar de Vonetta, a melhor amiga de Clayton insistir para ele não pegar o caso, ele aceita e acaba entrando em uma rede de intrigas que leva a verdade sobre a mítica Biblioteca do Dr. Lucchetti, uma coleção de livros que guarda todos os segredos sobre monstros e vampiros. 81 min. 14 anos

20h Drive-in da morte (Dead end drive-in), de Brian Trenchard-Smith. Com Ned Manning, Natalie McCurry, Peter Whitford.

Terror. Sinopse: Jimmy e sua namorada Carmen vão a um drive-in e os pneus do carro em que estão são furtados. O casal descobre que a polícia foi a responsável pelo furto, e que foi propositalmente aprisionado naquela área que, na verdade, trata-se de um campo de concentração para excluídos sociais. 88 min. 14 anos.

2/12 – sexta-feira

18h Promessa de um Amor Selvagem (23 min), de Davi Mello, Drama/Horror.

Os Dragões, de Gustavo Spolidoro (Brasil, 2022). Com Lóren Maitê, Paulo Reginatto, Juliana Zardo.

Horror/Fantasia. Sinopse: Em uma conservadora comunidade, cinco adolescentes vêm seus corpos se transformarem de forma assustadora. Diante da repulsa da cidade e do medo da vida adulta eles devem escolher se aceitam seu lado Dragão ou se rendem ao tédio e às regras locais. 86 min. 12 anos

20h O dia em que a terra se incendiou (The day the Earth caught fire), de Val Guest (EUA, 1961). Com Edward Judd, Janet Munro, Leo McKern.

Ficção científica. Sinopse: Jornalistas britânicos investigam estranhos fenômenos, que tem deixado o clima da Terra completamente diferente e após um tempo cada vez mais quente, então descobrem que talvez os testes nucleares sejam os responsáveis, mas não imaginam a verdadeira catástrofe que está para acontecer. 100 min. 12 anos.

3/12 – sábado

18h Fantasma Magnético (7 min), de Rafael Van Hayden, Experimental/Horror.

Ivan, de Dani Manzini (Brasil/Colômbia, 2021). Com Carlos Ramírez, Gilda Nomacce, Giovanni de Lorenzi.

Drama/Horror. Sinopse: Brasil, 1976. Armando, um migrante latino-americano e Sonja vivem uma relação à beira do caos. Sonja mergulha em uma espiral de insanidade, na ânsia de compreender os processos da gestação de seu filho Ivan. Enquanto isso, Armando tenta sobreviver às fraturas disfuncionais que o cercam e o obrigam a ressignificar a palavra “loucura”. 93 min. 12 anos

20h O diabo, a carne e o mundo (The world, the flesh and the devil), de Ranald MacDougall. Com Harry Belafonte, Inger Stevens, Mel Ferrer.

Ficção científica. Sinopse: No ápice da Guerra Fria, o operário de uma mina Ralph Burton (Harry Belafonte) fica preso devido a um deslizamento em uma caverna enquanto fazia uma inspeção de rotina. Ele passa alguns dias aguardando ser salvo, até perceber que não escuta mais nenhum barulho de escavações e decide sair por si mesmo dali. 95 min. 12 anos

4/12 – domingo

18h Ela Vem Buscar os Meus Dentes (2 min), de Patricia Felix Wagner, Animação/Horror.

O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares (Brasil, 2022). Com Daniel Rocha, Tony Lee, Luana Frez.

Ação/Artes marciais. Sinopse: Os irmãos Gabriel e Daniel se veem amaldiçoados pela máfia chinesa com a temida Vingança das 3 Gerações, que já ceifou a vida do avô e do pai de ambos. Para sobreviver, um dos irmãos deverá aprender os segredos do Estilo da Fumaça, uma arte marcial ancestral, pouco conhecida e controversa, ensinada por um mestre único. 104 min. 12 anos

20h A décima vítima (La decima vittima), de Elio Petri (Itália/França, 1965). Com Marcello Mastroianni, Ursula Andress, Elsa Martinelli.

Comédia/Ficção científica. Sinopse: Num futuro próximo, as guerras são evitadas com a oportunidade dada a pessoas com índole violenta de matar a outros num jogo de vida ou morte chamado ‘A Grande Caçada’, forma de entretenimento mais popular do mundo e que atrai pessoas em busca de riqueza. 92 min. 12 anos

5/12 – segunda-feira

17h20 Premiação

18h A hora final (On the beach), de Stanley Kramer. Com Gregory Peck, Ava Gardner, Fred Astaire.

Ficção científica/Romance. Sinopse: Após uma guerra nuclear, apenas os habitantes da Austrália e os homens do submarino americano Sawfish escaparam da destruição e da radiação. O capitão Dwight Towers leva o Sawfish em uma missão para conferir se a nuvem radioativa que se aproxima enfraqueceu, mas ele retorna com a informação de que a nuvem é letal. Agora, cada um deles enfrenta a situação sinistra à sua maneira. 134 min. 12 anos

?SERVIÇO? 

  • 7º Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro 2022
  • De 29 de novembro a 5 de dezembro
  • Sessão homenagem a atriz Aldine Muller – 29 de novembro
  • 21h
  • Preço da sessão: 12 reais
  • Estação NET Rio
  • Rua Voluntários da Pátria, 35
  • Festival – de 1 a 5 de dezembro
  • Preço por sessão: 12 reais
  • Estação NET Botafogo 3
  • Rua Voluntários da Pátria, 88
  • Horários e classificação dos filmes: ver programação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

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