RECEITAS, RECEITAS e mais RECEITAS… Aqui vão algumas sugestões. Vamos colocar a mão na massa?

 

Por pertencer ao time do canal de Gastronomia do ARTECULT, vez ou outra recebo pautas de matérias diversas. São muitos os temas trazidos para avaliação da viabilidade de uma matéria e, alguns deles, encaminham curiosidades e, também, receitas diversas. Eu, já disse isso aqui algumas vezes, sou um cozinheiro que não é conhecido por necessariamente segui-las, mas reconheço que, através delas, aqueles que porventura se dispuserem a enfrentar uma cozinha na criação ou reprodução de um prato, as terão como grandes aliadas.

Afinal, o que seríamos de todos nós sem os cadernos de receitas de nossas avós, com  suas letras desenhadas e, vez ou outra, com manchas dos ingredientes em uma ou outra página? Pois é…

E, por isso, resolvi trazer uma coletânea dessas receitas que recebo diariamente em minha caixa postal. Sintam-se livres para testá-las – e, se possível, compartilhem comigo suas experiências. Quem sabe também não me motive a, de vez em quando, dar uma chance pras receitas nossas de cada dia…

Como estou escrevendo esse artigo no dia primeiro de outubro (01/10), aproveito a deixa para dizer que, desde 1977, nesse dia é celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo, data que tem como objetivo discutir as vantagens da adoção de uma alimentação sem o consumo de carnes. De acordo com uma pesquisa do Ibope, realizada em 2018, 14% da população brasileira se considera vegetariana. Ao mesmo tempo, dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) apontam que 46% dos brasileiros não consomem carne em pelo menos um dia da semana, o que demonstra o sucesso de ações como a “Segunda Sem Carne”, que propõe a abstinência semanal.

Buscando por opções sem carne para este Dia do Vegetarianismo? Aprenda a fazer uma deliciosa Torta de Queijo com Tomate que, além de crocante, possui recheio muito saboroso e nutritivo.

Para aprender como fazer a receita, confira o rápido e simples passo a passo abaixo:

 

Ingredientes

1 pacote de biscoito Fortaleza Cream Cracker (200g)

½ xícara de muçarela ralada

1 xicara de creme de leite

2 colheres (sopa) de Margarina

1 colher (sopa) de orégano

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de cream cheese

Pimenta a gosto

1 caixa de tomate cereja

2 ovos

2 colheres (sopa) de queijo parmesão

Modo de preparo:

– Processe o biscoito Cream Cracker no liquidificador formando uma farofinha.

– Misture com a margarina formando uma massinha.

– Disponha a massa em uma forma de fundo removível. Reserve.

– Em uma bowl misture o cream cheese, parmesão, muçarela, orégano, pimenta, ovos, creme de leite e sal

-Coloque o conteúdo sobre a massinha

– Corte os tomates cerejas e disponha sobre o creme na superfície da torta. Leve para o forno preaquecido a 180 graus, por 25 minutos.

– Decore com folhinhas de manjericão e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Mas, e se bater a vontade de um doce durante a semana? E se eu não for vegetariano? Não se preocupe, aqui vai uma receita simples e fácil de preparar, ideal para matar aquela vontade incontrolável de doce… Trata-se de um Pavê de Ganache com Frutas Vermelhas, uma sobremesa simples e prática de preparar, que é garantia de um resultado muito saboroso.

Ingredientes:

Base

Meia embalagem de Biscoito Maizena Fortaleza (400g)

1 pacote de Amanteigado Leite Fortaleza (400g)

Calda de baunilha

250 ml de leite

1 colher de chá de essência de baunilha

Creme de Chocolate Branco

200g de chocolate branco

Meia lata de creme de leite, sem soro

Creme de Chocolate Escuro:

200g de chocolate ao leite

½ lata de creme de leite, sem soro

Cobertura

Chantilly

Calda de Frutas Vermelhas

200g de geleia de frutas vermelhas

Modo de Preparo:

Passo 1 – Comece preparando os cremes de chocolate. Derreta o chocolate branco no micro-ondas, acrescente o creme de leite sem soro, mexa delicadamente e reserve. Derreta o chocolate ao leite no micro-ondas, acrescente o creme de leite sem soro e mexa delicadamente e reserve

Passo 2 – Prepare a calda de baunilha. Esquente o leite com a baunilha no micro-ondas por 40 segundos. Prepare a farofa de biscoitos colocando os biscoitos Amanteigados em um saquinho e triture-os com a ajuda de um liquidificar ou processador.

Passo 3 – Monte o pavê em um refratário médio da seguinte forma: creme de chocolate escuro, biscoito maizena umedecidos na calda de baunilha, creme de chocolate branco, farofa de biscoito Amanteigado, creme de chocolate escuro, biscoito maizena umedecidos na calda de chocolate, creme de chocolate branco e farofa de biscoito. Finalize com o chantilly e cubra com a geleia de frutas vermelhas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Facebook: http://www.facebook.com/marcafortaleza

Instagram: http://www.instagram.com/marcafortaleza

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Fortaleza: 0800 702 5509

Sobre a FORTALEZA : Com 70 anos de tradição, a marca FORTALEZA foi a primeira a ser lançada pela M. DIAS BRANCO, multinacional brasileira do setor de alimentos, fundada em 1953,  signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Hoje já são cerca de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há anos, a marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

Mas e se a ideia for ver um filminho? Aquela sessão particular de cinema não ficaria completa sem uma pipoca no estilo, não tô certo? Então, para te ajudar nessa, a Margarina Puro Sabor ensina a fazer a saborosa e crocante Pipoca de Chocolate, que pode ser feita em panela comum ou na tradicional pipoqueira. Seja sozinha ou acompanhada, agora é só escolher o seu filme favorito e curtir o momento!

Para aprender a fazer, confira o modo de preparo abaixo:

Ingredientes:
3 colheres de sopa de Margarina Puro Sabor
1 xícara de Milho para pipoca

4 colheres de açúcar
4 colheres de chocolate em pó

Modo de Preparo:
– Em uma panela funda, derreta margarina e acrescente o açúcar e o chocolate em pó;
– Depois de tudo misturado, coloque o milho de pipoca e vá mexendo devagar em fogo de baixo a médio;
– A pipoca irá demorar um tempo maior para começar a estourar. Desligue o fogo quando o intervalo de tempo entre os estouros da pipoca for maior que 15 segundos.
– Depois de pronta, separe as porções em saquinhos ou potinhos e sirva em seguida.

Sobre a PURO SABOR : A marca Puro Sabor é produzida na fábrica GME (Gorduras e Margarinas Especiais), uma das unidades industriais da M. DIAS BRANCO fundada em 2002, em Fortaleza (CE). A marca produz margarinas domésticas e atende ao mercado food service com margarina industrial. Com o mais moderno complexo industrial da América Latina, a unidade é certificada pelo ISO 9001 e 22000 e é a primeira do segmento de refinaria e produção de margarinas do Ceará a obter a certificação APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Vamos para outra receita?

Pela primeira vez, a família Perini, da tradicional vinícola CASA PERINI, abriu uma receita familiar. Em homenagem ao Dia do Gaúcho, Maria do Carmo Perini, sócia administradora da vinícola, resgatou uma receita carregada de memória afetiva: o sagu da “nonna” Beatrice Perini, mãe do fundador da empresa.

Essa sobremesa típica gaúcha ganha um toque especial com o uso do Vinho Tinto Tradicional Jota Pe, agregando sabor e autenticidade à receita e é perfeita para as comemorações da Semana Farroupilha. É um clássico da culinária regional que combina perfeitamente com os valores da tradição gaúcha com a união entre dois importantes alimentos da região, o aipim e o vinho.

Receita Sagu da Nonna Beatrice:

Ingredientes:

  • 1 litro de Vinho Tinto Tradicional Jota Pe

  • 1 litro de água

  • 1 xícara de sagu

  • 1 xícara de açúcar

  • Canela em pau a gosto

  • Cravos a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela grande, ferva o vinho até que o álcool evapore completamente. Adicione a canela e os cravos, e misture o sagu, mexendo continuamente para garantir um cozimento uniforme. Assim que o sagu ficar levemente transparente na parte externa, adicione o açúcar e cozinhe até alcançar o ponto ideal. Apague o fogo e deixe o sagu finalizar o cozimento com o calor da panela.

Sirva gelado em tigelas individuais.

Sobre a CASA PERINI : Com quase 100 anos de história, a Casa Perini está entre as maiores vinícolas do Brasil. Localizada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a vinícola conquistou mais de 300 medalhas nacionais e internacionais. Um dos seus destaques é o Casa Perini Moscatel, eleito o 5º melhor vinho do mundo em 2017 pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wine & Spirits). Fundada por Benildo Perini e com os primeiros vinhos familiares elaborados em 1929, a Casa Perini conta com a participação da sócia Maria do Carmo Onzi Perini e a liderança dos filhos Franco Perini, presidente do conselho administrativo e Pablo Perini, Diretor de Marcas e P&D. A vinícola se destaca pela combinação de tecnologia de ponta com uma equipe altamente profissional, produzindo vinhos com criatividade e talento excepcionais.

Mas acho que tá faltando uma receitas de drinks, concordam comigo? Pois recebi algumas pra compartilhar com vocês, trazidas pelo GRUPO BACARDI.

Para reforçar sua conexão com o universo da arte, a Bombay Sapphire, marca de gin premium pertencente ao Grupo, esteve presente pela quinta vez como gin oficial do ArtRio, trazendo uma seleção de coquetéis que foram desfrutados pelos visitantes entre os dias 25 e 29 de setembro de 2024, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

No estande interativo Bombay Canvas, a marca apresentou uma seleção exclusiva de coquetéis criativos, como o Bombay Art & Tonic, o Um Mundo de ExperiênciasFitz Bombay e o Stir Creativi-Tea, todos elaborados com ingredientes especiais e nomeados com um toque de arte e a natureza, refletindo a essência de Bombay Sapphire elaborados para transformar momentos simples em memórias inesquecíveis.

Confira abaixo o passo a passo dos drinks exclusivos do evento para apreciar a arte da mixologia em cada gole.

BOMBAY ART & TONIC

Ingredientes:

  • 50ml de Bombay Sapphire;
  • 150ml de água tônica.

Guarnição: Tinta comestível e slices de laranja.

Modo de Preparo: Coloque o gin em uma taça balloon, adicione a água tônica, misture suavemente e decore com slices de laranja e tinta comestível.

UM MUNDO DE EXPERIÊNCIAS

Ingredientes:

  • 50ml de Bombay Sapphire;
  • 150ml de Ginger Ale;
  • Espuma artesanal de gengibre;
  • Limão siciliano.

Guarnição: Bolacha de arroz (hóstia). 

Modo de preparo: Adicione o gin e o ginger Ale em uma taça balloon, adicione a espuma artesanal de gengibre, um toque de limão siciliano e finalize com uma bolacha de arroz como guarnição.

FITZ BOMBAY

Ingredientes: 

  • 50ml de Bombay Sapphire;
  • 30ml de limão siciliano;
  • 20ml  de xarope de açúcar;
  • 04 Dashes de Angustura Bitter.

Guarnição: 01 colher de pimenta rosa.

Modo de Preparo: Em uma coqueteleira, agite o gin, o limão siciliano, xarope de açúcar e 4 dashes de angustura bitter. Coe para uma taça balloon e complete com água tônica, finalizando com uma colher de pimenta rosa como guarnição.

STIR CREATIVI-TEA

Ingredientes: 

  • 50ml de Bombay Sapphire;
  • 15ml de licor St. Germain;
  • 01 Sachê de chá de frutas vermelhas.

Guarnição: Fatias de limão siciliano e hibiscos desidratados.

Modo de Preparo: Em uma coqueteleira, agite o gin, licor St. Germain e um sachê de chá de frutas vermelhas. Coe para uma taça balloon e complete com água tônica, finalizando com fatias de limão siciliano e hibiscos desidratados como guarnição.

Sobre o GRUPO BACARDI: Fundada por Don Facundo Bacardí Massó, em Santiago de Cuba, em 1862, a Bacardi está na sua sétima geração da família a comandar a empresa. Com presença em mais de 170 países, a companhia tem um portfólio com mais de 200 marcas e rótulos, incluindo o rum Bacardí, líder de vendas e premiações no mundo; o Gin Bombay Sapphire, líder mundial em sua categoria; e a Vodka Grey Goose, líder na categoria super premium.

E pra finalizar esse nosso artigo repleto de receitas, aqui vai mais uma. E essa, particularmente, fiquei curioso pra experimentar. Afinal, trata-se da Sopa Paraguaia, uma receita tradicional na Tríplice Fronteira que, ao contrário do que sugere o nome, não possui caldo e não exige colher. Na verdade, é um bolo salgado, feito à base de milho e que carrega consigo uma história tão rica quanto sua textura macia.

Eu já estive em Foz do Iguaçu em 2018 – foi uma viagem muito legal. Porém, foi uma passagem corrida, não tive tempo de explorar os sabores únicos da tríplice fronteira. Quando recebi a pauta da matéria, encaminhada pela assessoria do MABU THERMAS lá de Foz do Iguaçu, e traz em seu cardápio essa iguaria, achei interessante dividir com vocês.

A Tríplice Fronteira, região de Foz do Iguaçu onde Brasil, Paraguai e Argentina se encontram, é comum encontrar esse prato que desafia a lógica. Afinal, quando pensamos em sopa, logo nos vêm à mente uma refeição líquida, quentinha e servida na tigela. Mas no Mabu Thermas, a tradição tem outro sabor. A Sopa Paraguaia, na verdade, é um bolo salgado, feito à base de milho, e que carrega consigo uma história tão rica quanto sua textura macia.

Dizem que tudo começou como uma tentativa de preparar uma sopa de milho. Conta a lenda que, em tempos remotos, uma cozinheira distraída exagerou na farinha ao preparar uma receita cremosa de sopa. O resultado? A mistura ficou tão espessa que não havia como servi-la no prato fundo. Sem alternativas, a massa foi ao forno. E o erro virou acerto: nascia, assim, a Sopa Paraguaia, um bolo salgado irresistível, que conquistou gerações e atravessou fronteiras.

No MABU THERMAS, a Sopa Paraguaia é tratada com o carinho que só um prato regional autêntico merece. Feita com ingredientes simples — milho, farinha de milho, queijo, cebola e ovos —, a iguaria é um símbolo da cozinha tradicional, celebrando a rica cultura da Tríplice Fronteira. Sua crosta dourada e interior úmido tornam impossível não se apaixonar logo na primeira mordida. O queijo derretido e o sabor marcante do milho se combinam em um equilíbrio perfeito, fazendo dela uma experiência única.

Para quem visita Foz do Iguaçu e não está familiarizado com a culinária local, a Sopa Paraguaia pode parecer um enigma, uma brincadeira culinária. E talvez seja mesmo. Mas, além do nome inusitado, o que ela realmente entrega é uma sensação de aconchego e sabor caseiro, como aqueles pratos de família que carregam tradição e afeto.

Quer preparar essa delícia em casa? O Chef Diego Missel, do Mabu Thermas, compartilha sua receita exclusiva de Sopa Paraguaia. Com ingredientes acessíveis e preparo simples, você pode recriar o sabor da Tríplice Fronteira na sua própria cozinha! Confira o passo a passo pelo

link: https://www.youtube.com/watch?v=nuZ4QDWFRbY

Ingredientes:

340g  de milho verde

165 ml de óleo 

2 ovos

400 leite

300g de fubá

200g Queijo

50g cebola picada

20 g  Cebolinha

10 g Salsinha

10 gramas de sal

8 g fermento químico

Modo de Preparo

Bater no liquidificador o óleo, a cebola, os ovos, leite e o milho verde

Acrescentar o fubá e bater mais um minuto

Em uma bacia, colocar o restante dos ingredientes, menos o fermento químico e misturar bem. Por último, colocar o fermento e misturar.

Untar uma assadeira, colocar a massa e levar ao forno pré-aquecido por +ou- 35 minutos

Esta receita rende 2 formas médias, aproximadamente 20 porções.

 

Acho que já dá pra começar, né? Temos drinks, salgados, doces… Que tal arregaçar as mangas e colocar mãos à obra? Fica aqui o convite.

Até a próxima!

 

DEL SCHIMMELPFENG

@del.schimmelpfeng

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *