QUINZE

Coluna de ROSE ARAUJO

QUINZE

 

Ao parar, respirar e sentir a entrega ao artigo de hoje, me peguei refletindo sobre quantos fatos, gentes e coisas giram na roda do mundo, em apenas quinze dias, e sobre todas as possibilidades a tocarem o papel, aguardando protagonismo.

De quinze em quinze dias – período de publicação da minha coluna Poesia em todas as Artes – quantas histórias, sementes plantadas, projetos regados, poemas rasgados, começos e recomeços, chacras alinhados e fé ampliada: é gente estreando com a gente e outras partindo também.

De quinze em quinze deflagram-se guerras, esvão-se as sombras, implanta-se outras, resgata-se legados, constrói-se outros raros, evidencia-se sinapses, incrementa-se desejos.

De quinze em quinze temporadas se encerram, aguçamos escutas, permeamos novos riscos, resgatamos antigos amigos, recebemos novas estações, revolucionamos as ruas, protestamos contra a PEC plact zum da Blindagem, estreamos samba enredo de um país agora sem medo.

De quinze em quinze curamos saraus, comemos curau, agregamos artes, remexemos gavetas da memória,  aprimoramos ritos, revelamos mistérios, enfocamos escolhas, outras conjunturas, conjunções, composturas, ombreamos o caminhar.

De quinze em quinze rimos de nós mesmos, renovamos a playlist, acolhemos novos hits, rechaçamos fake news, chegam novos diagnósticos, vamos ao circo, assumimos outros riscos e equilibramos pratos na arte da palavra, fazendo-nos poema.

De quinze em quinze acendemos lume de dentro, impreterivelmente.

ROSE ARAUJO 

Rose Araujo (@rose_araujo_poeta). Foto: Divulgação.

Conheça a coluna de Rose Araujo

 

 

Author

Londrinense-carioca, poeta de inspiração e designer gráfico de profissão, Rose Araujo coordena o Espaço Cultural da CasAmarElinha, em Itaipu - carinhosamente batizada de ItaiPAZ - na Região Oceânica de Niterói- RJ. Realiza lives, saraus e entrevistas sob o projeto itinerante da Passarela da Poesia (@rose_araujo_poeta ), projeto premiado pela APPERJ-RJ e Troféu Arte em Movimento, onde já passaram significantes nomes da poesia contemporânea brasileira. Estreou com o livro Quando Vida Poesia (Editorial Casa, 2022) em precioso prefácio de Tanussi Cardoso e grande receptividade de público e crítica. Membro da APPERJ-RJ, UBE-RJ, IICEM e PEN Clube do Brasil, Rose segue nas feituras do seu próximo livro, Poemas de Aguçar Sentidos, com lançamento em breve. E vamos juntos, evoé!

39 comments

  • Não só a cada quinze dias mas em todos os dia te dou parabéns por suas poesias.
    Todos os dias o nosso Deus te abençoa .
    Parabéns Rose.

    Reply
  • QUINZE é mais uma produção rica desta poeta que nos surpreende. Aliás, nunca chega a “quinze dias “ (para nós sua família),em receber algo que nos causa grande orgulho. Parabéns!

    Reply
  • Lindo demais como sempre você consegue alcançar o que pensamos.
    De quinze em quinze tudo pode mudar amei Flor do meu jardim. Parabéns Rose. Araujo.

    Reply
  • Amei o texto, Rose querida.
    Uma avalanche de fatos, cenas e emoções em um dinamismo de tirar o fôlego!
    Parabéns!

    Reply
  • Querida Rose
    Em Quinze dias, o Universo se transforma, muda TUDO de forma e Seus Poemas trazem um novo Frescor à Alma e novamente nos impulsiona a Ver o Mundo de outra forma, com Sensibilidade e um Sincero desejo de Mudar, transmutar…

    Reply
  • De quinze em quinze dias, muita coisa muda. E o Planeta continua a girar no ritmo poético da vida. Belo texto, boa reflexão, Rose. Bjs!

    Reply
  • Como é bom ter uma amiga com pensamentos que vão além dos nossos próprios. Espero que, em muito menos de quinze dias, suas grandes idéias aflorem cada vez mais e nos encham de poesias cada vez mais inspiradoras.

    Reply
    • Sim, querida Katia,
      não para e sempre nos apresenta novos tons, sons, paletas, nuances…
      Vivaaa!
      Bj ✍️

      Reply
  • Amei a reflexão, Rose! E de quinze em quinze dias temos artigo novo nesse portal tão especial.

    Reply
    • Sim, flor,
      sempre celebrando a vida, os encontros, as voltas do mundo que gira e gira e gira!
      Bj ✍️

      Reply
    • Viva!!!!
      Obrigada Nilson e parabéns a todos nós incansáveis sonhadores, que fazemos da nossa arte elo, soma e realização. Evoé! ✍️

      Reply
  • Beleza, Rose Araujo!
    De 15 em 15 dias, que pode nos surpreender e acontecer de 1 em 1 minuto ou a cada segundo: é a intensidade da vida que nos surpreende, com o inesperado. Parabéns poeta!!!

    Reply
    • Obrigada, poeta!
      Brindemos às peculiaridades diárias desse dom chamado vida!
      Bj a vocês ✍️

      Reply
  • Poetas, seresteiros…. ainda bem que existem com a sua Arte imortal, eterna! Parabéns e obrigada, Rose.

    Reply
    • Obrigada, querida Arlete!
      Sim, sim, a poesia – através de todas as outras artes – transforma o nosso olhar, que deflagra na ação. Um viva a todas as Artes! Bj ✍️

      Reply
  • Quanta poesia contida nos fatos do cotidiano, no contemporâneo que pulsa, no momentâneo que se esvai… Você nos lembra que há poesia em todas as histórias da vida — aquelas que se desenrolam diariamente ao nosso redor ou, melhor dizendo, quinzenalmente… tempo suficiente para o mundo se reinventar…..

    Reply
    • Sim, Floriano,
      é um aguçar o olhar, a percepção e pincelar de novas/outras cores o cotidiano: um exercício diário que nos alimenta e desafia. Evoé! ✍️ Bj

      Reply
  • Rose Araújo nos traz uma palavra, um texto, uma reflexão , sempre amorosa, que nos impregna de luz poética, de quinze em quinze dias , nesta coluna do Portal Arte Cult.
    Obrigada, querida!

    Reply
    • Obrigada, minha flor!
      A nossa poesia – a sua, a minha, a de todos os nossos queridos amigos/colegas- nos embala, alimenta e impulsiona dia a dia…Evoé, querida Mestra! Bjs ✍️

      Reply
  • Mas que palavras inteligentes, bem articuladas,reais, e de vida rotineira…
    Sempre nos deparamos com estas circunstâncias travestidas de ora uma mudança aqui outra ali mas sempre e constantes mudanças que as vezes são perceptiveis e outras vezes sem que percebamos seus constantes e ininterruptos movimentos giramos junto .
    Grande chamada de atenção aos movimentos da vida!!!
    Parabéns Rosinha!!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *