LORDE KRAMUS – O incrível bárbaro made in Brazil

 

O autor e amigo Gil Mendes deixa sua marca na história das HQs brasileiras com a obra maior, Lorde Kramus. Não me refiro apenas ao personagem, mas a todo o detalhado Universo em que ele está inserido, composto por diversas raças, míticas e personagens muito interessantes.

A história se passa a aproximadamente 180 milhões de anos atrás e o homem ainda não tinha surgido no planeta, sendo esse  ocupado por raças selvagens, humanoides, que com o passar dos anos criaram impérios belicistas com o objetivo de conquista e ampliação de território.  É nesse contexto que surge a história de Lorde Kramus.

Origem

“Filho de Krausus-Khan-Dhemus e Ledyaleysha (Khan e Khamila do então império Krorher), Kramus nasceu no dia em que a capital do império caiu sob o ataque das raças do pacto de Nekalfir, (pacto das raças que se reuniram na planície de Nekalfir e formaram uma aliança contra o império Krorher). São as raças dessa aliança: Gragon, (da Gragônia) Starjos (de Starja), Merons (da Merônia), Sízimos, Morfeus e mercenários vindos do oriente, da região de Shuwatawa.

 

Para preservar a integridade física de seu filho, Krausus Dhemus, que já havia perdi

do a esposa, (Ledyaleisha morrera ao dar a luz), se rendera aos invasores. Kramus recém-nascido foi enviado para o exílio, mas o barco em que viajava naufragou e ele então foi levado para o sul até encontrar uma ilha negra conhecida como Subibagash, a ilha dos Bagshis, no extremo sul do mundo primordial.

Nessa ilha, Kramus cresceu e depois de quase cinco décadas, já adulto, ele retornou às terras de Gondwana. Graças aos escritos gravados em pedras, deixados por uma xamã, ele alimentou o desejo de chegar à sua terra natal. Ao retornar à civilização Kramus começa sua jornada e aprendizado, vivendo incríveis aventuras, que irão tornar o seu nome uma lenda.”

 

Inspirações

O autor respondeu a algumas perguntas e uma delas foi exatamente sobre a sua inspiração para criar esse personagem e seu Universo.

“A criação da Era Primordial deriva diretamente dos estudos e observações das sociedades primitivas, suas formas de organização política e práticas de sobrevivência. E a partir desses estudos cheguei à Teoria da Deriva Continental, apresentada pelo geólogo e meteorologista alemão Alfred Wegner, onde ele afirma que os continentes hoje separados por oceanos estiveram unidos por uma única massa de terra no passado. Foi nesse período que decidi situar a minhas fictícias civilizações nos tempos de Lorde Kramus. E é claro que entram nessa conta de obras inspiradoras também contos de Tolkien, C. S. Lewis, Martin, Poe, Mary Sheley e claro, os quadrinhos europeus de capa e espada, principalmente os que abordam o império Romano e a mitologias nórdicas e as histórias nas regiões mediterrâneas. Também acompanhei de perto as adaptações de Thomas para os quadrinhos do Conan.”

 

Primórdios

Gil criou seu personagem em 1991 e iniciou a publicação nos fanzines, montados ainda de maneira artesanal.

“O primeiro fanzine de Lorde Kramus está na gibiteca do Centur em Belém do Pará, foi deixado lá em meados dos anos 1990. Depois, já morando em São Paulo os fazines vieram em formato de contos literários, ilustrados por desenhos de minha própria autoria.

Só então em 2005 voltei a fazer fanzine de quadrinhos, e três anos depois lançamos a primeira revista do Kramus, desenhada pelo Hélcio Rogério, onde contamos a origem do personagem. ”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicações

2008 – Lorde Kramus: Primórdios A Origem de Lorde Kramus (desenhos de Hélcio Rogério) Primeira publicação como revista. Antes, só fanzines. Apresenta parte da origem do personagem. Formato 17X26 16pgs.

 

2010 – Lorde Kramus nº1 Álbum em preto e branco. Apresenta as histórias: Primórdios e também a primeira versão de A guerreira e o Morfeu. Ambas desenhadas por Hélcio Rogério. Formato 21X30cm – 52pgs.

2010 – Lorde Kramus nº2 Álbum em preto e branco.

 

 

 

 

 

 

Apresenta as histórias: Os lagartos do Rio Bagoku (desenhos de Flávio Rodrigues); A Adaga Branca (desenhos de Flávio Rodrigues); O Hibernat (desenhos de Samuel Bono) Formato 21X27cm – 68pgs.

 

 

2011 – Lorde Kramus nº3 Álbum preto e branco Apresenta as histórias: A Sacerdotisa (desenhos de Allan Godman); A Batalha do Forte Kelobo (desenhos de Jader Corrêa e Mathias Streb); O Skorpkron (desenhos de Flávio Rodrigues) e A Ilha Bagshi (desenhos de Kleber Lyra e Flávio Rodrigues) 21X27cm, 68pgs.

 

 

 

 

 

 

 

 

2012 – Lorde Kramus nº4 Álbum preto e branco Apresenta as histórias: A Fronteira dos Esquecidos parte 1 (desenhos de Allan Goldman); Café da manhã com os Mortos (História da personagem Walkíria . Criada por Alex Mir e Alex Genaro. Aqui desenhada por laudo Ferreira com roteiro de Mir); O Feitiço Contra O Feiticeiro  (história do personagem Monga, criado por Chris Lopes, aqui com roteiro e desenhos do próprio criador); A Torre no Abismo do Mar (história de Lorde Kramus desenhada por Flávio Rodrigues). 21X27cm 54pgs.

 

 

 

2012 – Lorde Kramus nº5 Álbum preto e branco

Apresenta as histórias: A Fronteira dos Esquecidos – parte 2 – Conclusão (desenhos de Allan Goldman); O Homem Que Veio do Céu (história da personagem Walkíria, criada por Alex Mir e Alex Genaro. Roteiro e desenhos de A. Genaro); A Bela e a Fera (história que apresenta os personagens Aline e Pastor da Noite, de Tony Brandão e Kaechek Almeida, respectivamente, desenhos de Tony Brandão); O Bom Samaritano (história do personagem Monga, criado por Chris Lopes. Aqui desenho e roteiro do próprio criador) 21X27cm 52pgs.

 

 

 

2013 – Lorde Kramus nº6 Álbum preto e branco

Apresenta as histórias: O Sétimo Harém (desenhos de Flávio Rodrigues); Mandragons – O Gigante (Roteiro e arte de Danilo Dias) Na saga dos últimos dragões a raça humana é a mais poderosa ameaça da galáxia, com sua insaciável fome de conquista guiando o homem aos mais remotos confins do universo.; A Tribo – Portal (História e arte: Junior Cortizo). A Tribo é um grupo de super humanos altamente treinados e com habilidades especialmente desenvolvidas para agir e sobreviver às mais arriscadas missões.  21x27cm – 52pgs

 

 

Edições Especiais

 

Lorde Kramus – A Noite Branca História: Gil Mendes Desenho: Tony Brandão Cores: Rael Sidartha Formato: 17X26cm32Pgs. (miolo em cores). Sinopse: Lorde Kramus enfrenta um poderoso feiticeiro que deseja dominar o poder de uma joia mística para que posso curar qualquer ferimento de seus guerreiros em campo de batalha. Para isso ele viaja no tempo e vem para os nossos dias, com Lorde Kramus em seu encalço, o feiticeiro termina por levar o guerreiro Krorher ao encontro com os irmãos Perseu e Aline, dois jovens portadores de dons especiais. Registra-se aqui o primeiro crossover entre Kramus e personagens de outros autores.

 

 

 

 

 

Lorde Kramus – O Vale do Além. História de Gil Mendes e desenhos de Rom Freire com cores: Adriano Félix. Formato: 17X26cm 24Pgs. (miolo em cores). Sinopse: Lorde Kramus foi o único sobrevivente de uma grande batalha. A senhora dos mortos está querendo levar sua alma junto com a dos guerreiros que tombaram, ela não poupará artifícios para fazê-lo cruzar o rio que separa os vivos dos mortos. Na segunda aventura desta edição, Lorde Kramus terá de enfrentar o Ciclope Siamês, uma criatura gigante de duas cabeças.

 

 

 

 

 

 

Lorde Kramus – O Poço de Zingaya. História de Gil Mendes e desenho de Décio Ramírez. Formato: 17 X 26cm, 32Pgs. (miolo em cores). Sinopse: Lorde Kramus foi amaldiçoado pelo deus dos mortos. Agora o bárbaro primordial precisa encontrar uma maneira de se livrar de tal maldição. Um poço místico protegido pela feiticeira Zingaya pode ser a chave para sua cura. Porém, o maior guerreiro da Era Primordial sequer imagina os perigos que terá de enfrentar.

 

 

 

 

 

Lorde Kramus – A Odisséia de um Guerreiro. História de Gil Mendes e desenhos de Valdo Alves Formato: 17x27cm – 76 Pgs. (miolo P&B) A Odisseia de um Guerreiro é um marco nas publicações do bárbaro da Era Primordial. O conto deste álbum mostra desde a queda do império Krorher, o assassinato dos seus pais, seu exílio e seu retorno ao grande continente até seu engajamento nas lutas rebeldes.

 

 

 

 

 

 

Lorde Kramus – A Guerreira e o Morfeu. História de Gil Mendes e desenhos Hélcio Rogério Formato: 16X23cm – 88 Pgs. (miolo em cores) Sinopse: Essa edição de Lorde Kramus apresenta a origem do personagem do seu nascimento à queda do grande império Krorher. Na história principal, temos Lorde Kramus retornando do exílio e chegando ao grande continente onde encontra uma sensual guerreira ávida por vingança. Kramus é envolvido por esse cenário de batalhas e lutas até as últimas consequências. Ainda nesta edição: Fichas de raças das principais criatura e seres da Era primordial além de mini pôsteres.

 

 

 

 

 

 

 

Lorde Kramus – Os Mercenários de Satai. História de Gil Mendes e desenhos de Rom Freire Formato: 16X23cm – 52 pgs. (Miolo P&B). Sinopse: Os reinos orientais estão se organizando para a grande invasão do ocidente. As nações ocidentais farão de tudo para deter a marcha dos implacáveis exércitos Satais que vem contra elas. A cidade Gragôniana de Gorimaltagor é a porta de entrada para as hordas invasoras, e Lorde Kramus é nomeado o protetor desta cidade. Entre batalhas contra os mais cruéis mercenários vindos do oriente e ameaças de forças sobrenaturais, Kramus têm ainda de lidar com traições inesperadas, fanáticos de seitas religiosas e as mulheres mais belas da Era Primordial. Essa história apresenta a primeira atuação do guerreiro primordial lutando ao lado, e contra, os temíveis Mercenários Satai.

 

 

 

 

 

 

 

Magia Negra do Leste Amarelo  História de Gil Mendes e desenhos de Chris Ciuffy Formato: 16X23cm – 24 pgs. (Miolo Cores). A bordo de um navio Lorde Kramus se vê a mercê de uma poderosa magia e terá de enfrentar o Mago Shakay-Khun.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lorde Kramus e Jaguara – O Lago das Almas –História de Gil Mendes e Altemar Domingos e desenhos de Zilson  Costa Formato: 16X23cm – 40 pgs. (Miolo Cores).  Os dois heróis de mundos distintos  enfrentam um mercenário sem escrúpulos e uma entidade maligna para salvar um grupo de crianças desaparecidas. A vida na Amazônia nunca esteve tão ameaçada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Série Mensal

 

 

 

 

No final de 2020 se iniciou uma série mensal com o objetivo de republicar as aventuras do Lorde Kramus em ordem cronológica. Uma excelente oportunidade para os fãs e novos leitores, pois diversas edições encontram-se esgotadas. As republicações serão intercaladas com histórias inéditas e aventuras de outros personagens. Até o momento da elaboração desse artigo, já foram publicadas 14 edições.

 

 

 

 

 

 

 

O fim da saga

Anunciado recentemente, Gil Mendes preparou um desfecho para a série do Bárbaro Vermelho, porém após um lançamento de campanha não exitosa no Catarse, aguarda outra forma de encerrar suas publicações de Lorde Kramus.

Resta-nos aguardar e agradecer a esse grande roteirista pela sua criação que abrilhanta o panteão das HQBR.

 

Siga-nos no Instagram: @quadrimundi

 

 

Author

Adalberto Bernardino é colecionador de história em quadrinhos, apaixonado pelo gênero de Super-heróis e em especial pela produção nacional. Colabora com a divulgação de material brasileiro por meio de resenhas é artigos, que expressam o seu prazer em consumir esse material. Colabora com sites e revistas eletrônicas. Recentemente criou o personagem Conector, em produção para sua estreia como roteirista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *