OS SAPOS: Confira nossa entrevista com a diretora Clara Linhart e a roteirista Renata Mizrahi

 

Os Sapos, estrelado por Thalita Carauta (Mania de Você, Segunda Chamada, Todas as Flores, Lobo Atrás da Porta, Zorra Total), estreia no dia 06 de fevereiro nos cinemas de todo o Brasil. O elenco conta ainda com Karina Ramil (Porta dos Fundos, Doce Família), Verônica Reis (Cilada, Fora do Expediente), Pierre Santos (Sob Pressão, Tempos de Barbárie) e Paulo Hamilton (Tropa de Elite 1 e 2).

Dirigido por Clara Linhart, com roteiro original de Renata Mizrahi, Os Sapos é  um longa-metragem derivado da peça teatral homônima de sucesso e inspirado em uma história real vivida pela roteirista, tendo também uma versão em curta-metragem, rodada em 2010, que circulou por diversos festivais.

Na trama, Paula, uma mulher de 40 anos, chega a uma casa isolada no meio do mato para um reencontro com amigos do colégio, mas descobre que a confraternização foi cancelada. Presa no local até o dia seguinte, ela convive com Marcelo e sua namorada não assumida, Luciana, além de um casal de vizinhos, Cláudio e Fabiana. A presença de Paula propicia uma tomada de consciência das mulheres e revela as neuroses dos dois casais provocando tempestades afetivas.

Essa não é a primeira parceria de Clara (Domingo, Eu Sou Maria) e Renata (prêmio Shell 2014 pela peça Galápagos, melhor roteiro no festival de Triunfo por Amores de Chumbo). As duas participaram do projeto “Silêncio!”, peça sobre judias polacas, no qual Renata escreveu e Clara documentou a pesquisa, gerando o premiado curta  Em Paz.

Para a dupla, o longa é ao mesmo tempo universal e profundamente íntimo. Ele  fala  de amor, mas não o amor romântico, e sim do amor que causa dependência, do qual muitas vezes somos vítimas sem perceber. “O filme não apresenta uma resposta. Ele provoca uma reflexão sobre o lugar em que podemos nos colocar num relacionamento. Lugares que tiram a nossa potência, o brilho, a auto estima, mas mesmo assim, de onde não conseguimos sair”, observam.

Os Sapos estreou em 2024 no Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, onde recebeu os prêmios de Melhor Roteiro (Renata Mizrahi), Melhor Direção (Clara Linhart) e Melhor Montagem (Nina Galanternick). Também foi premiado no Festival Internacional de Colombo, conquistando o prêmio de Melhor Montagem, e no Festival Internacional de Cinema da Província de Buenos Aires, onde levou o Prêmio de Melhor Filme Internacional.

A produção é da Gamarosa Filmes (Casa Grande, Gabriel e a Montanha, Domingo), a coprodução do Canal Brasil e Telecine, e a distribuição é da Livres Filmes & Artes.

 

 

CONFIRA NOSSA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A DIRETORA CLARA LINHART E ROTEIRISTA RENATA MIZRAHI

SAIBA MAIS SOBRE O FILME:

 

Assista ao trailer:

 

Sinopse:

Paula, 40 anos, chega numa casa isolada no mato para um reencontro de amigos de colégio a convite de Marcelo. A confraternização foi cancelada e ela só poderá ir embora no dia seguinte pois neste lugar só passa um ônibus por dia. Paula decide aproveitar o passeio e curtir a natureza. Mas sua presença incomoda Luciana, namorada que Marcelo não assume. Um casal de vizinhos, Claudio e Fabiana, vão se juntar a eles. A presença de Paula propicia uma tomada de consciência das mulheres e revela as neuroses dos dois casais provocando tempestades afetivas.

 

Ficha Técnica:

OS SAPOS –  Estreia nos cinemas em 06 de fevereiro

  • Direção: Clara Linhart
  • Roteiro original: Renata Mizrahi
  • Duração: 77 min
  • Gênero: Ficção / Drama
  • Estado: Rio de Janeiro
  • Ano de Produção: 2024
  • Direção: Clara Linhart | Roteiro: Renata Mizrahi
  • Produção: Gamarosa Filmes | Coprodução: Canal Brasil e Telecine
  • Fotografia: Andrea Capella | Montagem: Nina Galanternick
  • Trilha Sonora: Isadora Medella | Produção Executiva: Fernanda Abreu
  • Direção de Arte: Beatriz Moysés | Figurino: Paula Ströher
    Produção de Elenco: Natasha Corbelino
  • Distribuição: Livres Filmes | Apoio à Distribuicão: Secec-Rio
  • Agente de Vendas: Figa Films
  • Elenco: Thalita Carauta (Paula), Karina Ramil (Luciana), Verônica Reis (Fabiana)
    Pierre Santos (Marcelo), Paulo Hamilton (Cláudio)
  • Classificação Indicativa: 12 anos

 

 

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia

#VamosParaOCinemaJuntos

 

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *