O Segredo de Madeleine Collins: Uma história de amor e mentiras

 

Dirigido por Antoine Barraud, ‘’O Segredo de Madeleine Collins’’, traz como protagonista a atriz Virginie Efira, que interpreta Judith, uma personagem que leva uma vida dupla entre a Suíça e a França, dividindo seu tempo entre suas duas famílias. De um lado, ela vive com Abdel (Quim Gutiérrez), com quem cria uma menininha. De outro, é casada com Melvil (Bruno Salomone), com quem tem outros dois filhos mais velhos. Com o passar do tempo, o suposto equilíbrio que havia em uma vida repleta de segredos e mentiras, começa a desmoronar.

Com um contexto um pouco confuso, a história se desenrola através de camadas que não esclarecem os fatos, e que acabam por permitir que o espectador crie versões de um passado não explicado até o desfecho do longa. Em um tom de inquietação, a narrativa estimula o afeiçoamento a personagem, que parece transitar entre o irreal e ações pautadas no excesso de amor familiar, criado em uma realidade única na vida da protagonista.

Seguindo uma narrativa dramática, o filme mergulha em um universo repleto de encruzilhadas, ocasionadas por atitudes impensadas e um desejo intrínseco de viver em realidades paralelas. Embora viva uma vida dupla, a personagem de Efira, passa muito longe do mau-caratismo, na verdade, quanto mais conhecemos Judith, ou Margot – como ela também costuma se apresentar, mas identificamos uma mulher livre de vaidades individuais e que é capaz de acreditar piamente, em um equilíbrio em sua história fragmentada.

Muito além de transitar entre duas realidades completamente diferentes, o longa também nos convida a refletir sobre as atitudes que tomamos por amor ou em nome dele, como justificativa. Uma história não começa sem um motivo e as possibilidades encontradas pelo caminho, sempre serão impulsionadas por um sentimento ou pelo desejo de coexistir em situações fora da curva.

De forma sútil, o longa ainda evidencia uma provocação sobre situações de desamparo emocional e autossabotagem, que são amparadas por uma rede de mentiras. Questões que se tornam ainda mais perigosas, quando contadas para si mesmo.

Lançado e distribuído pela Synapse Distribution, ‘’O Segredo de Madeleine Collins’’, já está disponível nos cinemas brasileiros.

 

VICTÓRIA PROFIRIO

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *