O Debate acompanha dois jornalistas recém-divorciados que mantêm uma boa relação profissional, apesar das diferenças. A história se passa após o último debate entre os presidenciáveis e o ex-casal entra em um conflito sobre que atitudes devem e podem tomar frente a uma possível reeleição nociva para o país. Paula (Debora Bloch) é apresentadora do telejornal e está disposta a dobrar regras para impedir que o atual presidente seja reeleito, uma vez que seu governo apresentou uma gestão ineficaz e destrutiva, especialmente durante a pandemia. Marcos (Paulo Betti) concorda com a ex-esposa quanto ao melhor candidato, mas como seu editor, não acredita que devam utilizar o programa de TV para favorecer o resultado que julgam como positivo. Assim, nós os acompanhamos enquanto debatem sobre política, amor, família, sociedade, papel da mídia e as consequências do próprio debate.
O longa é adaptação cinematográfica da obra escrita por Guel Arraes e Jorge Furtado, e marca a estreia de Caio Blat como diretor, ao lado de Flávia Lacerda. Por ter diálogos rápidos em discussões constantes, não há espaço para momentos de monotonia, mas também fica evidente o timing característico do teatro, por vezes se tornando um pouco intenso para o formato em tela.
Apesar de o filme não mencionar os candidatos em questão, podemos facilmente supor de quem se tratam; mas a versão dos palcos foi ainda mais clara ao se referir a Lula e Bolsonaro pelos nomes. A iniciativa dos roteiristas em abordar um assunto crítico e potencialmente persuadir pessoas se assemelha à realidade dos personagens que são profissionais com poder de influência e questionam-se até que ponto é ético movimentar situações em favor do que sua opinião pessoal diz ser o melhor. No fim, deve-se prevalecer a democracia, deixar que o povo decida a opção que oferece as melhores perspectivas de acordo com o ponto de vista da maioria. O que se pode fazer é relembrar o histórico de cada candidato e o que deve ser priorizado ao escolher o próximo representante, e é o que O Debate faz.
O Debate é um filme com alto teor político, mas sem ofuscar a parceria de Paula e Marcos, que oscila entre romântica, profissional e pura amizade, sempre com mútua prioridade pelo bem comum.
Uma história que não poderia ser mais atual e relevante.
CINTHIA SAYURI
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado, @cineelaw e @marimastrange
#VamosParaOCinemaJuntos