MEDIDA PROVISÓRIA: Cinema Nacional de qualidade que surpreende ao mostrar o perigo real do racismo velado

 

Esse é um dos primeiros filmes nacionais com temas distópicos que assisti e já quero ver outros trabalhos do gênero em solo nacional.

Medida Provisória” conta uma história forte e difícil de engolir. O filme traz a temática racial como centro da trama e surpreende ao mostrar o perigo real do racismo velado. Em um país racista como o Brasil, um filme desses é como um tapa na cara e um lembrete que a luta negra não acabou depois da escravidão.

Reprodução: Internet

Um dos pontos altos do longa é o roteiro que já vinha de um texto muito bom. A adaptação de “Namíbia, não?” para “Medida Provisória” foi muito bem realizada, pois o filme consegue aproveitar muito do humor inteligente da peça e adicionar ainda mais da luta racial em um pais racista.

A direção é interessante e traz elementos novos e dinâmicos. Lázaro usa muito a câmera de mão que aproxima o espectador do filme, colocando um toque a mais de identificação.

Reprodução: Internet

Os personagens são cativantes e multifacetados. Os protagonistas do filme trazem atuações fortes e que chegam a arrepiar, com uma menção especial ao personagem do Seu Jorge – que mesmo sendo um tipo de alívio cômico – mostra de uma forma escancarada o quão exaustas e irritadas as pessoas pretas estão do discurso de “somos todos iguais” e “temos que ter os mesmos direitos”.

Confira o trailer:

Por fim, acredito que o único ponto mais fraco da trama seja a sequência final. Esperava um pouco mais do fechamento da história, saber realmente qual foi o desfecho dos personagens que tanto lutaram e vão continuar lutando. Porém, isso em nada estragou minha experiência e recomendo demais o filme para todo mundo.

NOTA – 9

Critica – Gabriela Carvalho do CABINE SETE

Siga o @CabineSete no Instagram

 

 

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado,  @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

O instagram @cabinesete é um projeto criado por Larissa Vale, Gabriela Carvalho e Iana Nunes para levar entretenimento e informação do mundo do cinema e da TV, de forma divertida e responsável, para todos aqueles que amam este universo tanto quanto nós. Agora o Cabine Sete vai estar aqui também no Canal CINEMA & SÉRIES do ARTECULT ! Mas não esqueçam de nos seguir no Instagram, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *