MARTA VANNUCCI: Pioneira da oceanografia brasileira é homenageada pela Turma da Mônica e escolhida como patrona da edição 2021 do MERGULHO NA CIÊNCIA USP

Além de entrar para o hall das Donas da Rua da História, a pioneira da oceanografia brasileira também foi escolhida como patrona da edição 2021 do Mergulho na Ciência USP

A bióloga Marta Vannucci (1921-2021) foi a escolhida para ser a mais nova homenageada pelo projeto Donas da Rua da História, da Mauricio de Sousa Produções com apoio da ONU Mulheres. Com traços de Mônica, a cientista passa a fazer parte do hall que contempla outros grandes nomes femininos que se destacaram em suas áreas de atuação, sendo nas artes, ciências, esportes ou literatura.

A homenagem faz parte da parceria do projeto Donas da Rua com o Mergulho na Ciência USP: a cientista foi escolhida para ser a patrona da edição 2021 do projeto de cultura e extensão do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo para incentivar o interesse das crianças pela ciência e mostrar exemplos de cientistas mulheres brasileiras. Entre os temas abordados nas aulas e materiais complementares estão: Astrobiologia, Astronomia, Educação, Engenharia, Entomologia, Farmacologia, Física, Microbiologia, Oceanografia, Neurociências, Zoologia e Evolução. O curso virtual e gratuito é direcionado aos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todo o Brasil e de países de língua portuguesa. As inscrições estão abertas até 15 de junho de 2021.

Foto publicada pela IOUSP

Nascida em Florença em 1921, Marta chegou ao Brasil em 1927 por conta da ascensão do fascismo na Itália. Por aqui, estudou no Colégio Dante Alighieri e ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e em 1944 defendeu seu doutorado. Em 1949, Marta foi convidada para trabalhar na Seção da Fauna Marítima do Instituto Paulista de Oceanografia e participou da estruturação da Seção de Oceanografia Biológica. Como expert sobre o assunto, a doutora foi uma das fundadoras do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e primeira mulher a assumir a direção da entidade. Ela teve papel fundamental no reconhecimento, pelas autoridades, da importância do tema para o País.

A cientista dedicou sua vida a pesquisar os ecossistemas dos mangues, tornando-se uma das maiores especialistas do mundo. Com grande conhecimento sobre o tema, Marta publicou vários livros e foi uma das autoras da Carta dos Manguezais. Ao longo de sua carreira, acumulou mais um reconhecimento: a primeira mulher membro titular da Academia Brasileira de Ciências (1966). Por mais de 20 anos, foi consultora da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 23 países da Ásia e África. Nos últimos anos de sua vida, dedicou-se ao estudo do plâncton e aos ciclos de vida da biologia marinha, publicando mais de 100 trabalhos sobre o assunto.

Para Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e criadora do projeto Donas da Rua, é uma honra poder trazer o nome de mais uma mulher pioneira em suas conquistas. “O pioneirismo e a dedicação de Marta aos estudos deixam um legado para que muitas outras meninas e mulheres possam se espelhar em sua trajetória de sucesso e que certamente mudou a história da ciência no Brasil”, pontua a executiva.

Criado em 2016, o Donas da Rua tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para que se tornem exemplo, incentivem e conscientizem outras meninas e mulheres de que todas são capazes de marcar a história da humanidade. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Marta Vannucci e todas as outras homenageadas podem ser conferidas no site:

https://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php

Site “Somos Todas #DonasDaRua”

SERVIÇO

Mergulho na Ciência USP

Inscrições: https://www.mergulhonaciencia.com/inscricoes
Modalidades:
1) Educação a Distância – O curso ficará disponível online de 24/07 a 30/09/2021 para todos os inscritos.
2) De Frente com as Cientistas – 150 alunos serão sorteados para se encontrarem virtualmente e ao vivo com as cientistas em quatro sábados pelas manhãs (17/07, 24/07, 31/07 e 07/08/2021).
Acessibilidade: Tradução de todas as aulas para Libras (Língua brasileira de sinais).
Para escolas: Serão aceitas inscrições de monitoras da Graduação e Pós-Graduação (de qualquer curso ou universidade do Brasil) para a modalidade “De Frente com as Cientistas”, e inscrições de professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental para a modalidade EAD, caso queiram usar o curso como um complemento às suas disciplinas.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

QUADRIMUNDI
Tudo sobre Quadrinhos, Mangá e animações! Siga o @QuadriMundi no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *