Marcelo Mattos: uma história de resiliência, luta pela vida e pela conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica

Marcelo Mattos. Foto: Instagram pessoal.

Através de um grande amigo, Afranio Alves, que hoje faz parte do duo AX-80s, conheci a incrível história de resiliência do cantor Marcelo Mattos. É talvez um dos maiores exemplos que já conheço sobre não desistir da vida e sempre lutar por ela, mesmo que sendo contra um inimigo muito difícil: a doença ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica.

Marcello foi vocalista da Funk U, banda formada também pelos “amigos-irmãos” Digão, Jorge Ailton e Tucca Alves:

Em 2000, gravaram uma composição de Afranio, “Só eu na Dança“, presente no CD “Naipe” da Funk U. Depois Marcelo e Afranio mantiveram contato e ficaram amigos.

Em 2021, Marcelo contou a Afranio sobre sua doença, que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta uma paralisia motora gradual. Marcelo propôs então a composição de uma música inédita sobre tudo pelo que estava passando, a fim de conscientizar as pessoas sobre ELA, dividir com outras pessoas o problema e, principalmente, suas possíveis soluções. Mesmo com a doença, ele mostrava assim que continuava com objetivos e vários projetos.

Escreveram então a música Um Girassol para Ela, pois o símbolo da doença é justamente essa flor e, em 13 de fevereiro de 2022, entraram então no estúdio para gravá-la, com ajuda dos amigos Jorge Ailton (Baixo e vocais), Digão (Baterista), Tuca Alves (Guitarrista), Rodrigo Tavares (tecladista) e Leo Guimaraes (Produtor). A música será lançada em breve e, é claro, será divulgada aqui no Artecult.

Foto do dia da Gravação da música Um Girassol para Ela

Além da foto acima, esse encontro foi registrado também através de um post no Instagram e de um short do YouTube que mostra os bastidores da gravação:

https://www.youtube.com/shorts/eQIfW05Ca8g

Bastidores da gravação de “Um Girassol para Ela” em fevereiro de 2022.

Marcelo criou uma página no Instagram (@mattos2587) onde conta sua história e apresenta algumas passagens da sua vida. Confira um dos textos do seu blog com uma importante mensagem de resiliência:

Texto de Marcelo Mattos. Foto: Instagram pessoal. Post em instagram.com/p/Cv7g5fmr5IQ

Com o avanço da doença, Marcelo usa hoje uma ferramenta que permite que digite com olhos: “TOBII“. O equipamento foi adquirido graças a um financiamento coletivo. Dessa forma, Marcelo possui um pouco mais de autonomia e consegue continuar “tocando” seus projetos. Confira como a ferramenta “TOBII” para digitação pelo olhar funciona nesse vídeo publicado pelo Marcelo:

 

Conversando com Marcelo pelo WhatsApp ele me contou um pouco (já usando “TOBII”) sobre quando recebeu o diagnóstico e sobre seus projetos:

“Quando recebemos um diagnóstico com um prognóstico tão grave, é como o chão se abrisse, mas louco foi o meu caso, foi tudo muito rápido. Em seis meses eu estava tetraplégico.
Eu tinha duas escolhas, ficava paralisado, levar meus dias dopado,’ babando’… ou eu enfrentava de frente essa realidade. Essa foi a minha escolha, me manter lúcido e foi o que fiz! Eu tinha, tenho muita coisa pra dizer!!

Lembrei-me de um médico que, de maneira muito carinhosa me disse: use a cabeça, leia, escreva! E foi o que fiz. E isso salvou a minha vida! Logo no início pedi ajuda a um grande amigo, pra produzir duas faixas, que acabaram virando três músicas. Uma inédita, que compus com um irmão do coração Afrânio Alves, essa canção fala sobre a doença, se chama “Um Girassol Pra Ela“. As outras duas são releituras, de oração ao Tempo, e Clareou. Eu tive a felicidade de contar com os músicos da Funk U, e produtor, e Leo Guimarães, e o Rodrigo Tavares nos teclados. Hoje eu penso em dar visibilidade a doença. Hoje valorizo cada oportunidade, cada amanhecer. Tenho sonhos, projetos, muita vontade de trabalhar, mesmo que adaptando a minha nova realidade. Agora quero falar da minha Fé, e esperança. De como oĺho e estou atento para os pequenos milagres. EU TENHO ELA MAS ELA NUNCA ME TERÁ.” (Marcelo Mattos )

 

Marcelo é hoje, para mim, uma inspiração e uma referência. É uma das pessoas que nos mostram como nossos problemas devem ser tratados e superados. E que não podemos ficar reclamando da nossa vida, mas superar todos os obstáculos na direção de nossos objetivos.

 

DEPOIMENTOS

Colhi o depoimento de dois amigos de Marcelo, Afranio Alves e Jorge Ailton e também entrevistei seu irmão Maurício Mattos, que nos contou um pouco a história de Marcelo.

Veja os depoimentos e a entrevista a seguir:

 

 

SOBRE A “ELA”

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica  é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar. O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.

Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com o tempo, as pessoas com doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico.

A descrição do seu nome, Esclerose Lateral Amiotrófica, significa:

  • Esclerose – endurecimento e cicatrização;
  • Lateral – endurecimento da porção lateral da medula espinhal;
  • Amiotrófica – fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido muscular, atrofia.

Para mais informações: visite a página sobre Esclerose Lateral Amiotrófica no site do Governo Federal.

 

RAPHAEL GOMIDE

Raphael Gomide. foto: Divulgação.

 

 

 

 

 

 

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA. Viva o POVO BRASILEIRO e sua rica e infindável cultura.

One comment

  • São pessoas assim como Marcelo que mostram a grandiosidade do ser! A grandeza da consciência é infinita. Nada limita o alcance da consciencia! Ao se posicionar assim, já vencemos! Além disso sempre aglutinamos consciências amparadoras do mesmo naipe!
    O resultado não poderia ser diferente! Sensacional!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *