Inteligência Legal: A importância da assessoria jurídica para startups e criadores de conteúdo

Pedro Camargo. Foto: Marcelo Feijó

Empresa destaca, ainda, Direito descomplicado para criadores de conteúdo digital 

 

O último ano provou que o home office veio para ficar. Com isso, o empreendedorismo pode vir de qualquer lugar. Investidores vêem startups com novos olhos, mostrando que o pequeno faz um grande diferencial, especialmente em momentos como o da atual economia.

Para facilitar a vida dos empreendedores, a Pedro Camargo Advocacia, comandada pelo sócio diretor Pedro Camargo, oferece consultoria e serviços, otimizando o tempo com questões jurídicas.

“Damos aulas e consultorias nessa área, o que nos possibilita antecipar questões, propor soluções ágeis e, o mais importante, mostrar para o empreendedor que é possível focar em empreender sem gastar muito tempo com questões jurídicas”, afirma Pedro Camargo.

Foto: Gabriel Benois / Unsplash

Um dos serviços oferecidos pela Advocacia é o de Inteligência Legal, na qual presta uma gama de serviços preventivos jurídicos (consultas, documentos legais, reuniões, compliance) através de um sistema de assinatura, onde o cliente faz um cadastro, e assina um plano compatível com a fase do empreendimento que se encontra.

Mesmo para uma empresa no começo, é necessário ter o apoio jurídico para não ser surpreendida com problemas que poderiam ter sido facilmente evitados e previstos com o apoio de um escritório de advocacia. Existem diversos pontos importantes para quem quer empreender, como o market fit, bons sócios, smart money, entre outros.

“Do ponto de vista contratual, o importante é ter as relações humanas (com sócios, clientes e fornecedores) traduzidas em um contrato sem distorções entre a realidade e a formalização, o que estará escrito no contrato”, finaliza Pedro.

Direito descomplicado para criadores de conteúdo digital

Uma das profissões que mais cresce no mundo é a de criador de conteúdo digital. Mas, junto com os benefícios da profissão, há também o descontrole da imagem, o uso inadequado de produtos e publicidade, além de contratos com patrocinadores. Pensando nisso, a Pedro Camargo Advocacia oferece todo tipo de consultoria e serviço para resolver as questões e burocracias dessa profissão.

A empresa viu no crescimento do nicho uma oportunidade de, não só trabalhar com criadores de conteúdo digital, mas também alertá-los sobre uso da imagem e termos contratuais.

“Nossa ideia é oferecer uma advocacia personalizada, sermos o advogado de confiança de nosso cliente para qualquer ato. Dessa forma conseguimos acompanhar ele e assessorá-lo com maior facilidade e eficácia. Evitando problemas, perdas de patrocínio, multas contratuais e  proteção da imagem do cliente”, afirma Pedro Camargo.

Clique aqui e veja o post do escritório sobre a importância de contratos para Influencers e Criadores de Conteúdo.

Uma dica simples é sempre saber com quem se está conversando (se for uma empresa, checar o CNPJ dela, ver o Reclame Aqui) e nunca aceitar propostas no calor do momento, pois em uma primeira leitura não é possível compreender tudo que se encontra no texto.

Além disso, sempre que possível, alinhar o jurídico com as estratégias de marketing de ambas as partes, antecipando e alocando riscos, apresentando sempre os benefícios nas mais diversas estratégias e meios de mídia.

Deste modo, analisando o impacto que os influenciadores têm sobre a venda e a rentabilidade de uma marca, os cuidados devem começar ainda na fase pré-contratual. Após análise criteriosa do influenciador, empresa / marca contratada, público-alvo; o contrato é elaborado apresentando todas as medidas e consequências possíveis, alertando todas as partes sobre o melhor resultado para o contratante e contratado.

Com atendimento presencial no Rio de Janeiro, e atendimento online para todo Brasil, Pedro Camargo já atendeu influenciadores como Alfredo Soares (@alfredosoares), empresário e investidor de startups; Brunno Colosimus (@colosimus), narrador e comentarista de E-Sports; e Pamella Renha (@pamellarenha), apresentadora e comentarista musical; oferecendo soluções contratuais para cada um.

ENTREVISTA

Pedro Camargo. Foto: Marcelo Feijó.

O ArteCult conversou com Pedro Camargo sobre a importância dos serviços de assessoria jurídica para novas StartUps, veja a seguir:

Pedro, quais os cursos e consultorias oferecidos para os novos empreendedores?

Nosso escritório oferece mentorias em assuntos como negociação de contratos, leitura de contratos, resolução amistosa de conflitos, compliance e outros assuntos pertinentes.

 

De fato, uma dos serviços mais interessantes e importantes para os novos empreendedores é o de Inteligência Legal. Poderia citar alguns problemas que uma empresa pode enfrentar sem essa assessoria e também as principais vantagens em contratá-lo?

O intuito do nosso serviço de Inteligência Legal é de evitar problemas e resolver os problemas que não podem ser evitados. Isso tudo é realizado através do diálogo com o cliente e do acompanhamento dele, gerando como principal vantagem, o foco no negócio com uma visão clara de seus riscos.
Para exemplificar, temos problemas que podem vir de uma elaboração errada de contrato, colocando a empresa em uma posição precária e desvantajosa, até o encerramento da empresa por briga entre os sócios por uma questão mal resolvida entre eles.

Poderia nos falar um pouco mais sobre as vantagens dos serviços criados para os criadores de conteúdo para redes sociais? Quais são os riscos de não ter apoio jurídico nesse segmento?

Os criadores de conteúdo são empresas dentro do “corpo” do criador de conteúdo e muitas das vezes estão cuidando de todos os detalhes, como marketing, negociação, patrocínios, financeiro, recursos humanos, edição, publicidade e o próprio conteúdo.
Logo, para eles, a maior vantagem seria aliviar a carga para que possam produzir conteúdo de primeira linha sem medo de infringirem alguma cláusula contratual ou perderem o canal deles ou perderem um patrocínio.
Os riscos de não ter apoio jurídico nesse segmento de conteúdo digital pode variar entre entrar em um contrato de negócios limitador, “sufocando” outros meios de negócio até a perda do principal patrocinador ou pagamento de uma multa elevada por quebra contratual.
O último BBB foi um prato cheio de exemplos.

Nesses tempos de pandemia existe a preocupação com o distanciamento social e muitas reuniões são marcadas e decididas na última hora. Existe alguma orientação para seus clientes em relação à participação nessas reuniões (por exemplo, fechamento de novas parcerias e vendas) ? Vocês também sugerem a participação de representantes do escritório nas mesmas? Existe uma preparação prévia ou orientação básica para a participação dos clientes nessas reuniões? 

Um conselho que damos para todos, não importa quem seja, é que não há oportunidade no mundo que não permita uma resposta em  até 1 dia para melhor leitura dos termos de tal oportunidade.
Sempre que possível sugerimos que nossos clientes envolvam o escritório nessas reuniões para que possamos orientar e auxiliar na melhoria das condições do negócio.
Apesar do estigma que acompanha os advogados, os membros do nosso escritório estão aqui para auxiliar negócios e não impedi-los, para resolver problemas e não judicializá-los, enfim para oferecer soluções e não custos.
Durante nosso serviço de Inteligência Legal aconselhamos e preparamos nossos clientes para as reuniões, pois nem sempre permitem a presença dos advogados.
Mas podemos informar 2 conselhos muito bons que ajudam antes de assinar algum documento.
O primeiro conselho é sempre ler esse contrato algumas horas depois para evitar vícios de leitura e o segundo é mostrar o contrato para uma pessoa de confiança que não sabe do que está ocorrendo, pois se ela mesmo sendo leiga apontar que algo está estranho, é porque algo está realmente estranho.

 

Mais sobre Pedro Camargo:

Graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com Domínio Adicional em Empreendedorismo. É mentor de startups e tem experiência em diversos setores do direito: órgão público, empresa e escritório de advocacia que contribuíram para a formação de uma visão ágil, eficaz e descomplicada do Direito.

Conheça mais em https://www.pedrocamargo.adv.br/

Siga no Instagram:

@pedrocamargoadv

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *