IDALINA E O POEMA

Coluna de ROSE ARAUJO

 

IDALINA E O POEMA

 

Em meio ao frenético ritmo de mundo e de vida – de vida entre mundos – causado pelos últimos acontecimentos, uma senhora de cabelos nevados, xale florido e olhos cor de mel pôs-se a pensar alto, como quem perguntasse a si mesma: poderia um ano inteirinho condensar-se em um poema?
Notei que seu olhar parecia alcançar além-tempos e que o movimento das suas mãos sugeria a regência melódica dos fatos.
Não respondi de imediato, pois o tema exigia maturação das imagens, acessando histórias, memórias e sentimentos.
Dias depois, no intervalo de uma ou duas luas, a encontrei novamente, na fila do supermercado. Trocamos uma ou duas impressões sobre chuva e sóis e ela voltou a me/se indagar: poderia trezentos e sessenta e cinco anos habitarem um único poema? Dessa vez, com olhos ávidos e mãos inquietas, bordou cenas, ensaiando palavras no ar.
Sorrindo, após uma pausa, respondi que sim, que tudo que nos afeta, no encanto das horas, pode tornar-se dádiva de versos. Que a vida – efêmera, singular, aguerrida – é manancial inegável de poesia.
Com a minha resposta a percebi, com os olhos marejados e distantes, esboçou concordância com a cabeça e suspirou
longamente; como se transportada a lugares, mistérios e significâncias.
Disse-me seu nome, passou suas compras, guardou calmamente a nota em sua bolsinha, deu dois tapinhas em minha mão, um abraço de acolher e seguiu, nomeando seu ano-poema. Sim, certamente o fez, assim, secretamente, batizando futuros, pois ano corrente é poema e novo a nascer também.
: feliz poema-novo a todos nós.

 

Na CasAmarÉlinha, cinco anos se acendem e transcendem: espaço das artes bordado em encontros, tecendo versos em sorriso que alumia. Que venham mais cinco, passarelando em poesia!

ROSE ARAUJO 

Rose Araujo (@rose_araujo_poeta). Foto: Divulgação.

Conheça a coluna de Rose Araujo

 

 

Author

Sou paranaense de Londrina e carioca da vida inteira - considero-me _paranaóca . Formada em Desenho Industrial, escrevo poemas desde os nove anos, quando cheguei a Copa-bacana, berço de cultura e movimentos efervescentes. Apadrinhada por Drummond e Affonso Romano de Sant'Anna sou a idealizadora e coordenadora do Espaço das Artes da CasAmarÉlinha, em Itaipu, Niterói, onde realizo lives, saraus e entrevistas sob o projeto itinerante da Passarela da Poesia (@rose_araujo_poeta ), projeto premiado pela APPERJ-RJ e Troféu Arte em Movimento, onde já passaram significantes nomes da poesia contemporânea brasileira. Estreei com o livro Quando Vida Poesia (Editorial Casa, 2022) com precioso prefácio de Tanussi Cardoso e grande receptividade de público e crítica. Membro da APPERJ-RJ, UBE-RJ, IICEM e PEN Clube do Brasil, sigo nas feituras do meu próximo livro, Poemas de Aguçar Sentidos, com lançamento em breve. Atualmente assino a coluna quinzenal Poesia em todas as Artes, para o portal Artecult, do editor Rapha Gomide. @rose_araujo_poeta @passareladapoesia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *