ID Rio 25 : Festival encerra primeira etapa de desfiles em Petropólis rumo a Niterói

 

Compreender a potência do microempreendedorismo de moda no estado do Rio de Janeiro requer olhar para a cadeia produtiva sob a ótica de um cenário em constante transformação.

Criado em 2021, o ID:Rio chega à sua 4ª edição em 2025, reforçando seu vínculo com a energia criativa que move o estado, por meio da afirmação: “Empreender é nossa praia”. O empreendedorismo de moda no Rio de Janeiro é uma tradição que se soma ao perfil inovador e altamente produtivo do estado.

ID:Rio 2025

A primeira etapa do evento aconteceu na região serrana, em Petrópolis, de 11 a 13 de abril, ocupando o Palácio de Cristal. O espaço recebeu uma edição pocket do ID:Rio Fashion Fair, um mercado criativo com 20 espaços gratuitos com venda garantida para marcas e designers locais, com foco no conceito “see now, buy now”.

O diretor-geral do festival, Claudio Silveira, destaca:

“O compromisso do ID:Rio sempre foi o de incentivar atitudes inovadoras para toda a indústria criativa no estado, promovendo o desenvolvimento das cidades por meio de uma economia mais inteligente, com  especial  atenção ao microempreendedorismo”.

Além de oferecer, de forma gratuita, uma programação multidisciplinar, a diretora executiva do evento, Helena Silveira, lembra:

“O ID:Rio é um presente para as cidades que o recebem, já que movimenta praticamente todos os setores: do turismo aos serviços, da cultura ao comércio”

Claudio Silveira, Diretor- Geral do ID:Rio

 

A abertura oficial do festival em Petrópolis aconteceu na sexta-feira (11/04), às 17h, no Palácio de Cristal, com palestras gratuitas da jornada de conhecimento Enel Summit.

No lineup de desfiles do primeiro dia, Petrópolis recebeu apresentações colaborativas reunindo marcas da Rua Teresa, além do desfile com foco em sustentabilidade (Errejota Collab). “Ocupar o ID:Rio com a proposta do Errejota Collab é um marco para a moda colaborativa e sustentável na cidade. Esse espaço representa inovação, criatividade e um novo olhar para a economia local, e trazer o Errejota para esse cenário reforça a importância do consumo consciente e da valorização de pequenos empreendedores.”, comentou Wagner Loiola, dono da marca.

No sábado (12/04), às 14h, o Palácio de Cristal voltou a receber a Feira de Gastronomia, a Fashion Fair e a indústria criativa local, abrindo a programação para a noite de desfiles, que se iniciou às 19h. Os desfiles contaram com apresentações colaborativas

dos polos confeccionistas de Bingen e Itaipava, além do desfile com foco em moda autoral experimental, assinado pelo Senai Nova Friburgo.

“O desfile é resultado de um trabalho colaborativo, o Novos Talentos, tradicional da escola de moda da Firjan Senai Espaço da Moda, onde os alunos aplicam todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos técnicos. Com a coleção Moda Inteligente, decidimos provocar o público a refletir sobre o futuro do vestuário e o papel da tecnologia na construção de peças mais funcionais, inovadoras e conscientes.”, complementou o Senai Nova Friburgo.

Já no domingo (13/04), o evento encerrou sua etapa em Petrópolis com a Feira de Gastronomia, a Fashion Fair e, ainda, um espaço reservado pelo ID:Rio para a Feira Errejota — uma vitrine da criatividade petropolitana, reunindo moda e bons negócios. As atividades aconteceram no Palácio de Cristal, das 14h às 20h.

ID:Rio 2025

 

Patrocinadora oficial do evento, a Enel aposta em um mercado em constante expansão no estado.

“A Enel apoia iniciativas como o ID:Rio, que fortalecem a cadeia produtiva local, impulsionam o empreendedorismo e valorizam os pequenos produtores, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.”, destaca Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel.

Já em sua etapa em Niterói, de 25 a 27 de abril, o ID:Rio 2025 apresentará, além dos desfiles e das palestras do Enel Summit, uma programação com shows e a primeira edição completa do ID:Rio Fashion Fair, reunindo marcas fluminenses.

No lineup, a sala de desfiles receberá apresentações das marcas Kopsch Brand e CCM, além de iniciativas autorais, como o desfile de upcycling de Almir França, e sociais, como o Projeto Bolha e a OCA – Arte Brasileira, com curadoria de Vitória Flores, ex-aluna do IED – Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro.

No dia 26 de abril, o ID:Rio também realizará um momento especial de agradecimento ao Clube Central de Icaraí, celebrando a energia criativa do empreendedorismo fluminense e os 105 anos dessa instituição, símbolo de Niterói. Além disso, no dia 27 de abril, domingo, sem contar com os desfiles e o show de encerramento, às 17h o evento contará com um aulão de yoga, para convidados da marca CCM, com a referência da prática carioca, Maria Clara Cunha, de 34 anos. Especializada em yoga desde 2016, a professora ganhou notoriedade nas redes por ser instrutora de “superstars” como Anitta, Larissa Manoela e a apresentadora Nicole Bahls.

A programação de shows será atualizada em breve, mas o evento contará diariamente com sunsets comandados por DJs convidados e apresentações de bandas locais e nacionais — tudo de forma gratuita.

 

 

 

 

Author

Sou criador(a) de conteúdo digital. Profissional da moda com o objetivo de impulsionar trabalhos e conteúdos direcionado a novas tendências da moda, como jornalista e stylist de moda. Colunista da Revista Vislun, ArteCult e Produtor dos desfiles da School Models.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *