O Projeto Portinari anunciou que os painéis “Guerra” e “Paz” vão deixar, temporariamente, a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova lorque, rumo à China.
As obras serão expostas no Museu Nacional da China, em Pequim, em novembro, como parte das celebrações pelos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.
As pinturas foram doadas, em 1957, pelo Governo Brasileiro para a ONU e foram apresentadas ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1956, dias antes da doação. Cada painel pesa uma tonelada e mede 14 metros de altura e 10 metros de largura.
“Guerra e Paz representam, sem dúvida, o melhor trabalho que já fiz…
Dedico-os à humanidade…” – disse Portinari na ocasião, em entrevista à Agência Reuters.
Quando de sua inauguração, em 1957,o então Secretário-Geral da ONU, e Prêmio Nobel da Paz, Dag Hammarskjold, afirmou tratar-se da “mais importante obra de arte monumental doada à ONU”.
Esta semana, o fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, Joao Candido Portinari (@joao.candido.portinari) , esteve com o Ministro Conselheiro da Cultura da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Shu Jianping, na Embaixada da China, para prosseguir nas tratativas da ida dos painéis a Pequim.
Siga @projeto_portinari