Os títulos ‘Dentro da Minha Pele’, ‘O Caso do Homem Errado’ e ‘Menino 23’ chegam à plataforma em agosto e se somam a outras obras do gênero sobre o tema
Uma exclusividade do Globoplay, ‘Dentro da Minha Pele’ acompanha as histórias de nove pessoas com diferentes tons de pele negra que apresentam seu cotidiano na cidade de São Paulo e compartilham situações de racismo, dos mais velados aos mais explícitos. Entre os personagens, temos um médico, uma modelo, dois estudantes universitários, uma doméstica, uma professora, entre outros. A obra tem direção de Toni Venturi e Val Gomes.
‘O caso do homem errado’ conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Brigada Militar, nos anos 1980, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade após a imprensa divulgar fotos de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar, 37 minutos depois, morto a tiros no hospital. O filme traz o depoimento de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil. Além do caso que dá título ao filme, a produção discute ainda as mortes de pessoas negras provocadas pela polícia.
Já ‘Menino 23’ segue a investigação do historiador Sidney Aguilar sobre tijolos marcados com a suástica encontrados no interior de São Paulo. Durante os anos 30, nazistas brasileiros levaram cinquenta meninos negros de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, eles foram escravizados pelos Rocha Miranda, família que fazia parte da elite brasileira, relacionada com empresários alemães e que não escondia sua paixão pelo nazismo. Com a queda de Hitler, a família abortou o projeto e expulsou os meninos da fazenda, deixando-os ao seu própriodestino. Sobreviventes compartilham pela primeira vez suas histórias.
Esses títulos se somam a outros já disponíveis na plataforma sobre o mesmo assunto. Em ‘Eu Não Sou Seu Negro’, exclusivo do Globoplay, o produtor Raoul Peck usa o livro inacabado de James Baldwin sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas, com relatos sobre as vidas e assassinatos dos líderes ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.
O indicado ao Oscar 2019 ‘No Interior Do Alabama: A Vida Em Hale County’ também está na plataforma. Através de acontecimentos diários, o filme mostra as motivações, dificuldades e preconceitos que assombram até hoje o Sul dos EUA. Outro documentário é ‘Toni Morrison: Partes de Mim’, que conta a história da autora que dá título ao filme, a primeira negra americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, através de seus próprios depoimentos e também de nomes como Angela Davis e Oprah Winfrey.
‘Movimento Negro dos EUA e a Não Violência’ faz uma retrospectiva do nascimento e da evolução do movimento de não violência nos Estados Unidos desde Martin Luther King.
E, fechando a lista, está ‘Black Lives Matter – O Movimento Negro Hoje’, que fala principalmente de uma nova geração de ativistas de direitos civis que emerge nos Estados Unidos e que está determinada a ter sua voz ouvida na luta pela igualdade racial.
A seguir e conheça a chamada especial que o Globoplay desenvolveu, com todos esses conteúdos listados, disponível em suas plataformas digitais e exibida nos intervalos da programação da TV Globo.
Sobre Globoplay