GITRAX – O Último Recurso – Editora Kimera

Entrevistamos  Rodney Lisboa, o criador de um grande projeto de quadrinhos chamado Gitrax – O último recurso, encontra-se em campanha de financiamento coletivo e será lançado pelo selo da Editora Kimera.

1.Nos conte um pouco sobre você. A sua história. Seus sonhos no universo dos quadrinhos.

Sou natural de Brasópolis, cidade da região Sul do estado de Minas Gerais. Atualmente resido em Teresópolis, município da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Tenho formação acadêmica em Educação Física (graduação), História Militar (Especialização), além de Política e Estratégia (Mestrado e Doutorando) pela EGN (Escola de Guerra Naval [instituição vinculada à Marinha do Brasil responsável por a promover altos estudos estratégicos). Sou articulista da revista Segurança & Defesa p/ os segmentos Guerra Irregular e Operações Especiais; autor do livro “GUARDIÕES DE NETUNO” abordando a historiografia do GRUMEC (Grupamento de Mergulhadores de Combate) da Marinha do Brasil (unidade análoga aos SEALs na Marinha dos EUA); coautor do livro “KID PRETO”, obra que narra a história das Operações Especiais do Exército Brasileiro.

2. Qual a sua opinião sobre o atual mercado de quadrinhos no Brasil? Qual a sua visão para as criações brasileiras?

O mercado de quadrinhos brasileiro é promissor, com profissionais (roteiristas, ilustradores e coloristas) de grande talento, que em nada ficam devendo aos quadrinistas estrangeiros. As produções nacionais têm se destacado pela qualidade, sejam elas realizadas de forma independente ou patrocinada por diferentes editoras brasileiras, que por sua vez têm valorizado e investido cada vez mais no produto interno. Contudo, devo salientar que mesmo diante desse quadro animador, o mercado é fortemente influenciado ideologicamente, com determinados projetos sendo julgados (infelizmente) não pela qualidade de seu conteúdo textual e/ou artístico, mas pela abordagem ideológica que adota. Precisamos evoluir muito nesse sentido!

3. Qual foi a sua maior inspiração para a criação da HQ Gitrax – O último recurso?

O roteiro de GITRAX: O ÚLTIMO RECURSO é resultado da combinação de diferentes influências que tive ao longo da vida (HQs; Livros; Filmes; Games). Nos quadrinhos minhas principais referências foram: Deathstroke/Exterminador (Marv Wolfman); Justiceiro (Steven Grant/Garth Ennis); Esquadrão Suicida (John Ostrander); Capitão América (Ed Brubaker); Supremos (Mark Millar). Na literatura, os livros escritos por Tom Clancy (Caçada ao Outubro Vermelho; Sem Remorso; Rainbow Six) serviram como fonte de inspiração. No cinema destaco os filmes: Os Doze Condenados (1967); Rambo: Programado para Matar (1982); Comando Imbatível (1990); Falcão Negro em Perigo (2001); Lágrimas do Sol (2003); 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (2016). Quando aos games, os jogos que mais me instigaram foram: SOCOM: US NAVY SEALs; Medal of Honor: Warfighter.

4. Qual foi o seu maior motivador para desenvolver o projeto da HQ Gitrax – O último recurso?

Como leitor de quadrinhos desde a infância, sempre tive o desejo de atuar nesse segmento, mas confesso que não sabia exatamente como fazer isso. Na fase adulta, a maior motivação surgiu do incentivo que recebi de amigos que, após lerem os artigos e livros que escrevi e sabendo do meu apreço pelas HQs, me instigaram a escrever um roteiro abordando a temática das Operações Especiais. Como resultado desse desafio assumido, GITRAX: O ÚLTIMO RECURSO baliza minha estreia como roteirista de quadrinhos.

5. Nos conte um pouco da história da HQ Gitrax – O último recurso.

Ambientado nos dias atuais, a história desta Graphic Novel aborda os pormenores de uma ação militar levada a efeito pelos operadores do GITRAX (Grupo de Intervenção Tática e Recursos Avançados Xavante), equipe de Operações Especiais que atual secretamente em favor dos interesses estratégicos do Brasil. Na trama que envolve questões geopolíticas e relações internacionais, os militares do GITRAX são testados em todas as suas capacidades operacionais, cada um deles envolvidos com as responsabilidades profissionais de uma atividade realizada em um ambiente caracterizado pelo extremo risco e sensibilidade, ao mesmo tempo em que têm que lidar com as situações da vida cotidiana, seus deveres para com o país, os companheiros, a unidade, além de suas obrigações para com suas respectivas famílias.

6. Nos conte um pouco da história dos personagens que fazem parte da equipe?

Os personagens foram desenvolvidos de modo a terem características específicas, cada um deles dotados com personalidade própria e envolvidos em situações cotidianas da vida pessoal e profissional. Ainda que tenham diferenças entre si (como ocorre em todas as relações humanas entre pessoas absolutamente distintas), todos eles (a seu modo) mostram-se comprometidos com as missões a que são levados a cumprir, empenhados em desempenhar suas funções da melhor forma possível independentemente dos sacrifícios a que tenham que se submeter.

7. Nos fale sobre o projeto de financiamento coletivo do quadrinho Gitrax – O último recurso?

O projeto de financiamento coletivo tem meta estipulada em R$39.000,00 e atualmente encontra-se ativo no site da plataforma Catarse: https://www.catarse.me/gitrax

Precisamos do apoio do público em geral para viabilizar a publicação desta obra de temática inédita no mercado nacional de quadrinhos.

8. Quais são as premiações do projeto?

Estamos trabalhando com diferentes recompensas, organizadas em 6 diferentes níveis conforme a hierarquia militar (Recruta; Soldado; Sargento; Tenente; Capitão; Coronel) com kit de premiações aumentando conforme investimento (variando de 10 a mais de 250 Reais) e considerando essa escala hierárquica.

9. Será uma única edição ou será uma série de quadrinhos?

O projeto de GITRAX foi originalmente idealizado como sendo uma trilogia, sendo “O ÚLTIMO RECURSO” o primeiro volume de um arco de três histórias.

  • Qual será a formatação e os detalhes sobre a edição Gitrax – O último recurso.
  • Formato: 17x26cm (americano)
  • Miolo: Colorido
  • Páginas: 80
  • Capa: Couché Brilho 170g
  • Miolo: Couché 115g

10. Comente sobre os artistas escolhidos para desenhar, colorizar e montar a editoração da obra.

A equipe criativa por trás do projeto de GITRAX tem dois grandes talentos nacionais respondendo pela ilustração e colorização, tendo Anderson Garcia assinando o traço e Vinícius Townsend atribuindo as cores.

Anderson Garcia (ilustrador): Ilustrador atuante no mercado de publicidade, propaganda e quadrinhos desde 1997. Principais trabalhos no segmento de HQs: “Bryan Yuzna´s Horrorama Vol. 1” (antologia de histórias curtas de terror para o mercado norte-americano); Ilustrou a versão em quadrinhos do jogo “Killzone” de PlayStation 2 pela extinta editora DreamWave Publishing; Foi o ilustrador responsável por “Doutrinador: O Vírus Vermelho” publicada pela editora Super Prumo.

Vinícius Townsend (colorista): Artista Plástico e Designer Gráfico; Atua no mercado de quadrinhos desde 2012. Como colorista trabalhou com os seguintes títulos: “Vampirella”; “GiJOE”; “Pathfinder’; entre outros. No mercado nacional participou dos seguintes projetos: “ALFA: A Primeira Ordem”; “Projeto Força BR”; “Lorenna: Vingança Radioativa”; “OMEGA”, fechamento da trilogia de ficção científica que reúne outras duas Graphic Novel: “AURORA” e “CHAOS”.

10. Você está tendo algum patrocínio para o projeto Gitrax – O último recurso?

O projeto não conta com nenhum tipo de patrocínio externo.

12. Qual será a editora responsável pelo lançamento da edição Gitrax – O último recurso?

Editora Kimera – https://www.editorakimera.com/

11. Você irá participar de lives do projeto. Nos fale sobre os canais que já foram veículo de lives. Quais serão as próximas?

Acredito que a participação em LIVES e PODCASTS é essencial para o processo de divulgação deste trabalho. Já participei de algumas LIVES nos canais: CULTURA POP; EM ESTADO DE BANCA e FANZINERD. O canal HERÓIS E MAIS também já fez uma inserção divulgando o projeto.  Me coloco à inteira disposição para promover GITRAX participando de ações dessa natureza.

12. Passe uma mensagem sua para os profissionais que gostariam de editar seus trabalhos de quadrinhos.

O resultado do trabalho que desenvolvemos, independente do segmento profissional em que atuamos, é fruto da combinação de talento, dedicação e disciplina.

13. Quais os conselhos para o pessoal que está começando a carreira no mundo dos quadrinhos?

Basicamente o conselho segue a mesma linha de raciocínio da resposta anterior. Ainda que o talento seja o elemento essencial para que uma pessoa possa se destacar em uma determinada atividade, é somente mediante a dedicação pelo estudo disciplinado e constante que nos capacitamos ao ponto de evoluir, mantendo relevante nossa competência criativa e produtiva.

Esse é o Rodney Lisboa o criador do Gitrax – O último recurso

 

 

Author

Colunista e criador da marca QuadriMundi, a editoria de quadrinhos, mangás e animações do portal ArteCult.com. Estudou desenho artístico na Sociedade de Belas Artes, Desenho Artístico no SENAC e Desenho de propaganda no SENAC. Formado em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual. Também estudou fotografia na mesma instituição. Desde quando tinha 5 anos viveu no mundo dos quadrinhos com o seu tio avô Willi Mendell, dono da representação da King Features do Brasil. Publicitário, desenvolvedor web, programador e Game Designer, se dedicou algum tempo a área financeira. Mas sempre desenvolvendo em paralelo suas atividades relacionadas a quadrinhos, jogos e maquetes. Fez varias exposições no Rio de Janeiro entre 1988 e 1995. Começou a trabalhar com o desenvolvimento de jogos (Board Games) no final da década de 80. Desenvolveu os mais variados títulos de jogos nas áreas de história e política a partir de 1990. Com uma equipe que consistia em um bom grupo de amigos, desenvolveu os jogos “Batalha nas Estepes”, “Mare Nostrum”, “Gladiadores” e “Semente do Futuro”. Foi dono de uma fábrica de miniaturas para D&D, AD&D e Gurps de 1988 à 1991. Participou de todas as edições da feira de quadrinhos estruturada pela Devir em conjunto com a Gibiteria Barbaras Magias na década de 1990 no Rio de Janeiro. Em algumas edições da Bienal do Livro estruturou maquetes com cenários de miniaturas para o estande da Devir. No final da década de 1990 foi para a Inglaterra, cidade de Londres onde teve a oportunidade de conhecer muitos profissionais da empresa Games Workshop, aprendendo sobre a concepção e o desenvolvimento de Board Games e miniaturas. Foi presenteado com os jogos Space Hulk e Warhammer 40K dos quais ainda tem em sua coleção até os dias de hoje. Trabalhou em varias agências de publicidade e propaganda, em treinamento executivo por 20 anos, ministrando treinamentos no IME - Instituto Militar de Engenharia e DADM na Marinha do Brasil, trabalhou na Vivo chegando a Assessor da Vice Presidência da empresa e sendo um dos mentores na criação da marca Vivo. Também atuei na Segurança Pública. Estudou na Lipe Diaz Escola de Artes Visuais, desenvolvimento de quadrinhos. Suas principais influências são Jack Kirby, Jonhm Blanche, Jorge Guidacci, Jonhm Buscema, Sal Buscema, Boris, dentre outros mestres do desenho e quadrinhos. Sempre apaixonado pelos quadrinhos, Games e Board Games!! ewald.amazonas@gmail.com

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