O evento já clássico na cidade conta com apresentações musicais, mesas-redondas e masterclasses para jovens talentos e profissionais da área na Fundição Progresso
Nos dias 26 e 27 de abril, a sede da Orquestra Petrobras Sinfônica, na Fundição Progresso (Rio de Janeiro), será o ponto de encontro da música no Rio de Janeiro com a quinta edição do Festival Música que Transforma. O evento gratuito reúne apresentações, mesas-redondas e masterclasses, promovendo o intercâmbio de conhecimento e destacando a música como ferramenta de transformação social. O evento é apresentado pela Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.
A programação começa no sábado (26), às 9h, com apresentação de jovens músicos da Academia Juvenil e segue com uma mesa-redonda sobre os desafios da formação musical em comunidades de classes populares, com representantes de projetos como Agência do Bem, Projeto Aprendiz e Solar Meninos de Luz. No período da tarde, acontecem masterclasses de violino e flauta com músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica e do Conservatório de Juiz de Fora.
No domingo (27), o destaque é a palestra “Parescências – a mistura musical como ampliação estética e profissional”, com o compositor e diretor musical Tim Rescala, além de masterclasses de contrabaixo e trompa com músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica Brasileira.
“O Festival Música que Transforma não tem esse nome por acaso. Ao longo dos mais de 10 anos de Academia, descobrimos que a transformação de vidas através da música é a nossa energia”, afirma Monique Andries, Coordenadora do Educativo e Academia Juvenil. O Festival Música que Transforma é uma realização da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica e reafirma o compromisso da iniciativa com a formação de novos talentos e a democratização do acesso à música de concerto.
SERVIÇO
Festival Música que Transforma
- Local: Fundição Progresso – R. dos Arcos, 24 – a 50 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
- Data: 26 e 27 de abril
- Mais informações: https://petrobrasinfonica.com.br/academia-juvenil/
Programação
26/04 – SÁBADO
9h – Abertura e Apresentação musical
Duo de Violinos: Joachim Jardim e Luyza Souza (egressos da Academia Juvenil)
Piano: Elisa Wiermann
9h45 – Mesa-redonda: “Desafios na formação musical de jovens de classes populares”
com Vitor Damiani (Agência do Bem), Luiza Carino (Projeto Aprendiz) e Alessandra Almeida (Solar Meninos de Luz). Mediação de Monique Andries (Academia Juvenil)
13h – Masterclass – Violino
com Luísa de Castro (Orquestra Petrobras Sinfônica/OSN)
15h – Masterclass – Flauta
com Estêvão Teixeira (Conservatório de Música de Juiz de Fora)
27/04 – DOMINGO
10h – Palestra
“Parescências – a mistura musical como ampliação estética e profissional”, com Tim Rescala
13h – Masterclass – Contrabaixo
com Rodrigo Favaro (Orquestra Sinfônica Brasileira/UFRJ)
15h – Masterclass – Trompa
com Philip Doyle (Orquestra Petrobras Sinfônica/UFRJ)
Sobre a Academia da Orquestra Petrobras Sinfônica:
Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional. Durante dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 32 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica:
Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Modelo de Gestão:
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram, YouTube e TikTok: @petrobras_sinfonica
Sobre a Petrobras:
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.