Família, memória e país: “Três Marias” traça o Brasil pelas cicatrizes de duas irmãs

 

Renato Moura é um escritor com uma agenda literária bem movimentada. Já publicou diversos livros e vem participando – com muito sucesso –  de vários concursos literários, tendo sido inclusive um dos vencedores do nosso concurso de poesias, realizado em 2021. Renato agora está lançando seu novo livro, o romance TRÊS MARIAS, pela Ventura Editora.

“Não é de hoje que venho acompanhando o trabalho do premiado escritor Renato Moura, e posso afirmar que, seguramente, trata-se de um nome expoente no nosso meio literário.
Vejo boa qualidade em tudo que escreve, seja no verso, seja na prosa. Como editor do seu mais recente romance Três Marias (Ventura Editora, 2025) , sinto-me honrado por ter publicado uma obra tão instigante, que envolve, no seu eixo dramático, o conflito familiar e o recorte sociopolítico do país.
Desejo sucesso a sua trajetória cada vez mais bem-sucedida.”

Jorge Ventura – Escritor e editor, presidente da APPERJ.

 

Confira abaixo a entrevista que realizamos com o autor:

Renato Moura. Foto: Divulgação.

ArteCult: Como a Literatura entrou na sua vida?

Renato Moura: Meu encontro com a literatura é antigo, vem do final dos anos 1990, quando publiquei meu primeiro livro de poesias, Luzes da esquina, hoje esgotado. De lá para cá, continuei a escrever poesias e também me dediquei à prosa, escrevendo contos e, a partir dos anos 2020, romances.
ArteCult: Segundo alguns, participar de concursos literários é uma ótima maneira de um autor iniciante divulgar seu trabalho. O que você acha a respeito?
RM: Certos concursos dão grande visibilidade ao escritor, que, a partir da premiação, consegue se tornar mais conhecido dos leitores, já que tem mais oportunidades de ter seu trabalho divulgado por diferentes mídias. Hoje, porém, paira uma dúvida: até que ponto o escritor não está concorrendo com a Inteligência Artificial? Creio que este é um problema de difícil enfrentamento, e ele acaba me desestimulando a participar dos concursos que oferecem prêmios de alto valor. Em geral, são os mais procurados por quem recorre à IA e não aos próprios méritos.
ArteCult: Fale um pouco sobre Três marias, seu mais recente lançamento literário: como a inspiração surgiu? E o processo de escrita como se deu?
RM: Três marias tem como foco central os conflitos familiares, especialmente entre duas irmãs. A  narrativa, que conduzo a partir de um vaivém temporal, apresenta, como pano de fundo, um painel político e social do Brasil, desde o início dos anos 1960 até a segunda década do século atual. Eu o escrevi com base em relatos feitos por amigos. Sua escrita demandou cerca de 18 meses e alternou dias de grande inspiração e outros em que me pus  “de quarentena” até clarear as ideias.

Renato Moura. Foto: Divulgação.

ArteCult: Poderia nos contar algo acerca de seus livros anteriores? Sei que existem obras em verso e em prosa.

RM: Ao todo, publiquei três livros de poesia, três de contos e três romances. Meu primeiro romance, Barca das lembranças (2021), obteve o Prêmio Planeta LItterae – Melhor Escritor do Rio de Janeiro, conferido pela editora que o publicou. Entre os meus livros de poesia, Sentimentos, sabores, semblantes e Vida – um glossário poético tiveram segunda edição, respectivamente em 2020 e em 2022.
ArteCult: Você assinava suas primeiras obras como Renato Massari. Em Três marias, optou por Renato Moura. O que motivou essa mudança?
RM: De fato, até 2023 assinei minhas obras como Renato Massari. Um homônimo, porém, entrou em contato comigo em dezembro desse ano e me pediu que, se fosse possível, eu adotasse outro nome artístico. Alegou que era confundido comigo e que tal confusão estava sendo desagradável para ele. Para não criar maior celeuma, desde então adotei o nome de Renato Moura.
ArteCult: Planos futuros. O que vem por aí nos próximos meses?
RM: Pretendo continuar publicando. Até o final deste ano deverei finalizar um novo romance e terminar a revisão do meu mais recente livro de poesias. Pode ser que eu os inscreva em algum concurso, ainda não sei. Uma editora do Paraná cancelou, recentemente, o concurso que havia aberto por causa do grande número  de obras produzidas por inteligência artificial. Como eu disse anteriormente, a IA é um fator muito preocupante hoje em dia.

SINOPSE

Filha de imigrantes portugueses, Maria dos Remédios perde a mãe na adolescência devido a uma doença degenerativa que também vitimou outros membros da sua família. Casa-se pouco tempo depois com o primeiro namorado, tem duas filhas, mas não vive um casamento feliz, separando-se do marido alguns anos mais tarde. Desde pequena, Maria da Anunciação, sua filha mais velha, tem um relacionamento conflituoso com a irmã, Maria Clara, com quem disputa as atenções e os afetos familiares. A animosidade entre elas permanece na vida adulta, já que têm valores e visões de mundo muito diferentes. Em meio a essa teia de conflitos e aos caminhos trilhados por cada uma das personagens centrais, a narrativa, que não obedece a uma cronologia linear, faz também um recorte social e político do Brasil, focalizando eventos ocorridos entre os anos 1980 e a segunda década do século XXI, com a chegada de uma pandemia viral. Nenhuma das três Marias contrai essa virose, mas Maria dos Remédios vive dias difíceis com a manifestação da doença degenerativa que matou sua mãe.

 

SOBRE RENATO MOURA

Renato Massari. Foto: Divulgação.

Tem 63 anos, é Doutor em Educação e professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor dos livros “Vida, um glossário poético(Poesia, 2a. ed. 2022), “Barca das lembranças(Romance, 2020), Montagens cariocas(Con tos, 2019) , “Similitudes” (2022) e o livro de poesias “Vida, um glossário poético” (2022), todas com o nome artístico Renato Massari. Entre 2020 e 2022 publicou vários contos e poesias em revistas literárias virtuais. Foi classificado em 1o. lugar (categoria sênior) no Prêmio FiloLisboa 2020, com a peça curta Minha Fronteira, em 3o. lugar na categoria professorno I Prêmio Literário da Academia de Letras de Arcos (MG), com a poesia Vamos, e em 4o. lugar no VIII Con curso Cidade do Penedo de Poesia e Conto, com o conto “Duas Mães. Renato Moura também foi um dos vencedores do Concurso Literário do ArteCult 2021 – Poesia com o poema “Teu Nome”.

Siga Renato Moura nas Redes sociais: 
 massarirpc@gmail.com (entre em contato com o autor!) 

SERVIÇO

Lançamento do romance TRÊS MARIAS 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Author

Carioca, licenciado em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição, com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela USP. Participante de 32 coletâneas literárias. Autor do livro de contos "A angústia e outros presságios funestos" (Prêmio Wander Piroli, UBE-RJ). Professor de oficinas de Escrita Criativa. Revisor de textos. Toda quinta-feira, no ArteCult, publica um conto em sua coluna "CONTO DE QUINTA", que integra o projeto "AC VERSO & PROSA" junto com Ana Lúcia Gosling (crônicas) e Tanussi Cardoso (poemas).

One comment

  • Parabenizo o Artecult por valorizar autores novos e suas obras. A plataforma presta um notável serviço à literatura emergente.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *