PORTINARI PARA TODOS: MIS Experience realiza a maior exposição (e imersiva!) já feita sobre o pintor. E venha assistir uma aula magna, on line e gratuita, com seu filho, João Cândido Portinari

Recursos audiovisuais permitem que os visitantes façam uma verdadeira imersão na vida e obra de Candido Portinari;
Mais de 150 pinturas do artista serão apresentadas por meio de diferentes tecnologias, em três áreas expositivas;
A mostra, apresentada pelo Bradesco, faz parte das celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna do governo paulista

Candido Portinari, um dos mais célebres pintores brasileiros, ganhou retrospectiva em grande estilo no MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – desde 5 de março. Apresentada pelo Bradesco, a exposição Portinari para todos reinterpreta obras do artista, por meio de recursos audiovisuais que preenchem os quatro cantos do espaço expositivo. Durante a visita, o público mergulha no universo de um dos grandes ícones da arte do século 20, chamado de “Michelangelo brasileiro” pelo então diretor do Museu do Louvre, Germain Bazin, em 1946.

Ao todo, a mostra exibe mais de 150 pinturas de Portinari, através de projeções e diferentes tecnologias. Entre elas, estão obras famosas como o Lavrador de café (1934), A primeira missa no Brasil (1948), Café (1935) e Guerra e Paz (1952-1956). Pela extensão do acervo apresentado, Portinari para todos é a maior exposição já realizada sobre o artista, servindo também para marcar os 60 anos sem Portinari. Reafirmando sua importância no cenário internacional e na Arte Moderna no Brasil, essa mostra integra o calendário oficial de comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 promovido pelo governo paulista.

A exposição, que segue os mesmos moldes de Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio, realizada também pelo MIS Experience entre 2019 e 2021, está dividida em três áreas expositivas. A primeira conta com instalações que levam o público ao universo artístico do pintor. No espaço seguinte, o visitante tem acesso à sala “Portinari Imenso”, onde pode imergir nas obras projetadas em escala monumental. Já a terceira área é destinada à contextualização do trabalho do artista, evidenciando a sua importância para a cultura e a história do Brasil.

Marcello Dantas. Foto: Bob Wolfenson

Segundo o curador, Marcello Dantas, Portinari para todos permite que o público compreenda a magnitude do legado do artista.

“É uma maneira de dar imensidão à obra do Portinari de modo que o público brasileiro possa entender a grande importância do artista através dos tempos e encontrar, na linguagem do século 21, uma forma de interpretá-lo”, comenta.

Marcello, que está por trás da concepção de instituições como o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, diz ainda que esta é a primeira exposição de um artista brasileiro a utilizar as novas tecnologias imersivas.

“Por meio dessas tecnologias é criado um ambiente em torno da obra, dando a possibilidade de você entrar na pintura e, literalmente, viver essa nova composição. É uma experiência única, feita para ser vivida por todos, de forma democrática, acessível e ao mesmo tempo divertida, lúdica e inovadora”.

 

O BRASIL DE PORTINARI

Nascido em Brodowski, interior de São Paulo, Candido Portinari (1903-1962) se tornou um dos pintores mais importantes do século 20 ao fazer do povo, das festas populares, do folclore, da natureza, da paisagem urbana e da infância no campo os temas centrais do seu trabalho artístico. Não à toa, pinturas de sua autoria – como Retirantes, Café, Samba e Mestiço – se tornaram emblemáticas em todo o país, sendo bastante disseminadas nos círculos de arte nacional e nas escolas.

Portinari também obteve reconhecimento internacional ao criar gigantescos murais, como o Altar da Igreja de São Francisco de Assis – considerado por Israel Pedrosa a mais importante obra sacra do século 20 – localizado no complexo arquitetônico da Pampulha (BH), hoje Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e o díptico “Guerra” e “Paz”, encomendados como um presente do Brasil para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos.

“Guerra e Paz” de Candido Portinari – Dois Painéis que medem 14 metros de altura e 10 de comprimento cada um.

Apesar de não ter feito parte da Semana de Arte Moderna de 1922, Portinari é um dos maiores representantes do Modernismo brasileiro. Mário Pedrosa, um dos mais importantes críticos de arte à época, afirmou que “Portinari foi o aríete com que a Arte Moderna se tornou vitoriosa no Brasil”. O artista trocava cartas com Mário de Andrade, retratado em uma de suas obras, e manteve contato próximo com grandes intelectuais daquele tempo, como o poeta Carlos Drummond de Andrade, os escritores Raul Bopp, Graciliano Ramos, Jorge Amado e José Lins do Rego, e os arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

A Primeira Missa no Brasil. Pinture de Cândido Portinari.

Dono de traços firmes, dominando uma miríade de técnicas de pintura, Portinari explorou possibilidades de múltiplos estilos e criou uma identidade cromática que se evidencia mais declaradamente em seu painel A primeira missa no Brasil, herança dos grandes coloristas vênetos, como Tintoretto, Veronese e Tiziano, todos da mesma região de origem de Portinari. Partindo do princípio de que a arte modernista propunha ultrapassar o “de frente para o mar, de costas para o Brasil”, Portinari, nas palavras de Israel Pedrosa, o pintor — em toda a história da pintura universal, o pintor que mais pintou o seu país”. Os seus temas sociais, históricos, religiosos, o trabalho no campo e na cidade, a infância, os tipos populares, a festa popular, os mitos e o folclore, a fauna, a flora e a paisagem, são, nas palavras de Jorge Amado, “a matéria com que trabalhou e construiu sua obra imortal”.

PORTINARI IMERSIVO

Todo o acervo apresentado na mostra está sob os cuidados do Projeto Portinari, que tem a missão de pesquisar, preservar e democratizar o acesso ao legado do pintor. João Candido Portinari, único filho do artista, fundador e coordenador da instituição, participou ativamente do trabalho expositivo e destaca que neste processo, contar com todo o acervo do pintor graças à tecnologia, foi uma das principais vantagens.

“Pudemos nos valer da obra completa de Portinari, digitalizada em alta resolução, o que dificilmente acontece em outras mostras”, explica.

Exposição imersiva “Portinari para Todos”. Foto: Instagram MIS

João afirma que esta é uma oportunidade única para se aproximar da obra do pintor.

“Nem sei como expressar o entusiasmo com que trabalhamos a pleno vapor para levar às mais amplas faixas de público um Portinari nunca visto antes. Um Portinari imersivo, interativo, digital, no formato inovador do MIS Experience, uma experiência inédita em escala monumental”.

Portinari para todos oferece uma experiência ímpar, que permitirá às novas gerações se envolverem com a potência, diversidade e universalidade da obra do artista”, complementa Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM – Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, que gere o MIS, o MIS Experience e o Paço das Artes.

Exposição imersiva “Portinari para Todos”. Foto: Instagram MIS

Inserida no calendário oficial de comemorações da Semana de Arte Moderna de 1922, Portinari para todos está presente na lista de atividades em vigor na plataforma Agenda Tarsila. Verifique: agendatarsila.com.br.

 

Realização

A exposição, apresentada pelo Bradesco, é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e MIS Experience por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Promac. A concepção é da Magnetoscópio e do Projeto Portinari, e conta com as parcerias de TV Cultura e Museu Casa de Portinari.

O patrocínio master é da Sabesp. Portinari para todos conta também com patrocínios da Cerâmica Portinari, EMAE, Vivo e Vertical Garden. A iniciativa tem apoio institucional de Kapitalo, TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC, Bain, Madri Soluções e Telium; e apoio operacional de GP&A, Royal Boutique Jardins e Eko Comunicação.

 

Novo espaço

Um grande esforço visando a ampliação do espaço foi desenvolvido pelo Governo do Estado havendo um empenho pessoal do Governador João Doria e do Vice-governador Rodrigo Garcia que permitiram que fossem disponibilizados 8 milhões de reais que, acrescidos de 1.5 milhões de recursos próprios da OS, viabilizaram a construção de um novo espaço expositivo multiuso, novos sanitários, ampliação da área administrativa, bilheteria e uma cafeteria/lanchonete.

Além da ampliação o equipamento foi dotado de toda infraestrutura elétrica, hidráulica, gerador, ar-condicionado e cisternas, com capacidade de 80 mil litros, que funcionam para evitar alagamentos e com o reuso da água da chuva atendemos os sanitários e regamos o imenso jardim vertical que foi criado com mais de 700 m2s de área verde.

O espaço original, inaugurado em 2019, que era de 3.500 m2 passou para 5.200 m2. E a área expositiva para 2.500 m2. Nesta nova área museológica foi criado um espaço dedicado ao público infantil. Um lugar de cultura lúdica, com atividades interativas. Este projeto foi desenvolvido por acreditarmos que brincadeiras facilitam a aprendizagem e ajudam no desenvolvimento sociocultural da criança. E assim, com a tecnologia das mais avançadas este espaço permitirá que as crianças possam estar interagindo, mergulhando e brincando com as obras de Portinari. Esse espaço recebeu a Exposição Brincando no Quintal do Portinari.

Quintal do Portinari, espaço infantil.

 

E ATENÇÃO, NÃO PERCA NESSA SEGUNDA-FEIRA, ÀS 19h, A AULA MAGNA (ON LINE E GRATUITA) COM JOÃO CÂNDIDO PORTINARI !

Aula Magna com João Cândido Portinari

No dia 16 de maio, às 19h, o MIS Experience realiza de forma on-line e gratuita a aula magna “Portinari para todos – do Cafezal à ONU”.

Conduzido por João Candido Portinari, filho do artista, o encontro ao vivo e on-line apresentará detalhes e curiosidades sobre as principais obras do pintor Candido Portinari.

O evento também será uma oportunidade para conhecer aspectos únicos da exposição “Portinari para todos”, em cartaz no MIS Experience até 10 de julho.

Participantes que acompanharem ao menos 50% do conteúdo ao vivo receberão um certificado em até 15 dias após a realização da aula.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PRÉVIA AQUI!

Site oficial: www.portinariparatodos.com.br

Siga o MIS Experience nas redes sociais: Facebook | Instagram

Sobre o MIS Experience

Construído em um galpão de 2 mil metros quadrados e 10 metros de pé direito, o MIS Experience é o mais novo espaço do Museu da Imagem e do Som (MIS) – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – que traz para a cidade de São Paulo um novo conceito de exposições culturais. O MIS Experience foi inaugurado em 2 de novembro de 2019, com o objetivo de proporcionar a realização de exposições imersivas que se utilizem de novas tecnologias, levando o público a interagir de maneira diferente com artistas e suas obras de arte. A abertura do espaço aconteceu com a exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio, experiência que possibilitou ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci. A exposição foi um sucesso de público: recebeu cerca de 500 mil visitantes, teve mais de 85 mil visitações gratuitas e, a cada 15 minutos, uma escola foi atendida pela equipe do Educativo.

Bradesco e a cultura

Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do naming rights do Teatro Bradesco, em São Paulo. Recentemente, o banco lançou ainda o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição.
Visite em cultura.bradesco.

SERVIÇO

Exposição imersiva “PORTINARI PARA TODOS” no MIS

 

MIS EXPERIENCE .  Rua Cenno Sbrighi, 250, Barra Funda, São Paulo – SP, Brasil

Sitehttps://portinariparatodos.com.br/

CLIQUE AQUI E COMPRE SEU INGRESSO
50% de desconto na compra conjunta de ingressos do Portinari para todos e vice-versa [não cumulativo com meia-entrada]

Sujeito a lotação. Caso precise de ajuda com o seu ingresso, envie um e-mail para ajuda@byinti.com

Orientações para a visita:

ACOMPANHANTES POR CRIANÇA:

crianças até 10 anos devem estar acompanhadas por 1 responsável: 1 criança por 1 adulto/maior de idade crianças entre 11 e 17 anos devem estar acompanhadas por 1 responsável: 3 crianças por 1 adulto/maior de idade

REGRAS GERAIS

O MIS Experience não se responsabiliza por objetos pessoais deixados em suas dependências.
O adulto acompanhante deve zelar pela segurança e bem-estar da criança que está sob sua responsabilidade, devendo acompanhá-la em todos os brinquedos.
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas dentro do Quintal do Portinari.
Lembre-se: depois de você, outras pessoas utilizarão os brinquedos. Cuide bem deles, respeite as regras e as indicações dos orientadores.
Você tem 45 minutos para se divertir. Fique atento aos avisos sonoros.

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com, Sócio-fundador e editor do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) , sócio-diretor do CinemaeCompanhia, admin do @portalteamigo no Instagram e membro da equipe organizadora do Dia do Super-Herói Brasileiro. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *