“Não se nasce mulher, torna-se mulher”
Beauvoir, Simone de.
Durante o mês da mulher, 11 artistas plásticos brasileiros participam da exposição “Imperfeita 1.2” com curadoria de Adriana Scartaris, na galeria Coletivo 284 (@Coletivo284) em Lisboa, em homenagem a todas as mulheres e em especial a musa inspiradora Frida Kahlo, considerada uma mulher transgressora, inovadora e um ícone de liberdade e genialidade à frente do seu tempo.
O evento que vai até 10 de abril reúne 37 artistas internacionais, sendo 11 brasileiros, do Grupo Artistas “Imperfeitos”, que se formou virtualmente na primeira exposição realizada em Lisboa durante a pandemia. As obras interpretam a vida e trajetória de Frida, oferecendo uma visão única da pintora, associando sua força e liberdade ao feminismo.
A Imperfeita é uma exposição em homenagem às mulheres, tendo como referência Frida Kahlo, que teve uma vida repleta de desafios e superações. “Uma mulher “Imperfeita” para todos os padrões pré-estabelecidos, que reflete o empoderamento da mulher de hoje”, afirma a curadora Adriana Scartaris.
O Projeto IMPERFEITA que nasceu de um concurso que elegeu 15 artistas (dez brasileiros e cinco portugueses), promovido pela galeria Coletivo284 de Lisboa-Portugal, durante o ano de 2020 teve como propósito homenagear a mulher e dar visibilidade artistas brasileiros inéditos na Europa, e agora segue para a quarta exposição, somando as mostras realizadas no Consulado do México, em Brasília e no ELA, em São Paulo.
Frida no mundo real e virtual atrai público com uso de aplicativo no celular
Um dos destaques da exposição fica por conta da Realidade Aumentada, desenvolvida pelo artista digital brasileiro João Nunez, de 22 anos, que permite que os visitantes explorem com imagens e sons todas as obras de forma lúdica e imersiva através da câmera de um celular.
Sobre o Grupo de Artistas “Imperfeitos”
Um grupo de 11 artistas brasileiros que nasceu da primeira exposição “Imperfeita”, realizada no Coletivo284, em Lisboa, em 2020.
A proposta é trazer oportunidades e novas conexões para o mercado criativo, rompendo paradigmas e velhos estereótipos fomentados no universo da arte.
Resgate da arte ao coletivo revelando talentos de artistas que nasceram de um movimento após tantas incertezas durante uma pandemia.
ARTISTAS BRASILEIROS PARTICIPANTES
- Adriana Gambarinni (@adrianagambarinni) – BRASIL
- Adriana Scartaris (@adrianascartaris.arte) – BRASIL
- Alessa Baggio (@alessabaggioart) – BRASIL
- Angela Canabrava B. (@angela.canabrava.b) – BRASIL
- Bernardo Medeiros (@bernardogmedeiros) – BRASIL
- Constância Grain (@constanciagrain) – BRASIL
- Cristina Ravagnani (@cristinaravagnani_) – BRASIL
- Malvaccini (@malvacciniarte) – BRASIL
- Marilene Zancchett (@marilenezancchett) – BRASIL
- Regina Cheida (@reginacheida) – BRASIL
- Vinicius de Paula (@depaula.vinicius) – BRASIL
Eventos de Lançamento em 08 de março (para convidados)
- Das 12 às 17:00 – tarde de autógrafos do livro Somos F*da
- Das 19 às 23:00 – abertura da exposição “Imperfeita” 1.2 para convidados
Abertura Oficial – 11 de março
- Das 11 às 19:00 Abertura oficial ao público
SERVIÇO
Exposição “Imperfeita” 1.2 – Coletivo 284 (@coletivo284)
- Rua das Amoreiras, 72 A
- De 11 de março a 10 de abril de 2022
- Sexta a domingo das 11:00 às 19:00
- Abertura dia
- Entrada gratuita
- Não há estacionamento no local – Estacionamentos próximos pagos
- Serão cumpridos todos os protocolos de segurança