SENHORA STERN: Veja nossa entrevista com o diretor Anatol Schuster, que fala sobre o processo criativo que inspirou a história

 

Há alguns dias atrás, assistimos ao filme “Senhora Stern“, a comovente história de uma sobrevivente do Holocausto, que agora vive um dilema sobre a vida e a morte. A protagonista é representada por Ahuva Sommerfeld, sendo esse seu primeiro e último trabalho, a atriz faleceu em 2019, logo após o final das gravações.

A produção é do diretor Anatol Schuster e a crítica completa você encontra AQUI.

Confira abaixo nossa entrevista com o diretor.

Este foi o primeiro e último filme de Ahuva Sommerfeld. Como foi feita a escolha da atriz? E como foi trabalhar juntos?

Ahuva Sommerfeld me inspirou a escrever a história. Eu imediatamente me apaixonei por ela e não teria feito o filme com outra atriz. Escolhê-la como protagonista (que nunca atuou antes) exigiu, em consequência, uma abordagem diferente da filmagem usual. Mais importante ainda, criando uma boa atmosfera para que Ahuva pudesse se abrir para nós e para a câmera. Ahuva se adaptou muito facilmente a todas as coisas técnicas („Não olhe para a câmera” etc.). Ela acabou se tornando uma atriz muito boa. A realização significou muito mais do que um filme. Compartilhamos momentos preciosos e passamos a vida juntos.

 

O desejo de morte da personagem é intrigante, e nos faz questionar porque ela gostaria que isso acontecesse. Qual foi sua inspiração para produzir esta história?

Para simplificar: a Sra. Stern é Ahuva. Mas Ahuva não é a Sra. Stern. Ahuva Sommerfeld concordou em fazer o filme – mas não sobre ela mesma. A ficção (ser outra pessoa) era muito importante para ela. Nós conversamos e discutimos muito sobre o conflito de sobreviventes do Holocausto que de um lado “sobreviveram” ao horror, mas do outro lado tiveram que viver com um sentimento de culpa (“Por que eu sobrevivi e outros não?”). O confronto permanente com a morte é um conflito trágico que se manifesta em seu desejo de morrer.

 

Quando Stern está com a neta e os amigos, ela se sente bem, como se repensasse seu desejo de morrer. É possível que o personagem queira apenas acabar com sua solidão e não ver uma solução que não seja a morte?

Sim, possivelmente.

 

A última cena é sem dúvida uma das melhores do filme. Como você descreveria o que acontece com Stern naquele momento?

Bem, eu não quero exagerar. Mas sim, a última imagem significa muito para mim. Autobahn é algo muito alemão. Todos os carros estão presos em um engarrafamento. Mas a Sra. Stern está livre. Ela dança – na direção errada. Ela dança em direção ao seu fim.

 

 


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