(edição : 21h)
Pela primeira vez na história do Congresso Nacional, a sede do Senado Federal recebeu a projeção das cores do arco-íris, neste domingo (28), das 20h às 20h15, marcando as lutas do Dia Internacional do Orgulho LGBTI.
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) requereu a iluminação devido à impossibilidade de a Parada LGBTI de Brasília acontecer nas ruas da capital, por causa da pandemia.
A Primeira-Secretaria da Casa autorizou a projeção.
A ação foi realizada pelo Brasília Orgulho, coletivo que organiza as atividades da Parada LGBTI de Brasília, e tem o apoio da Aliança LGBTI. Os organizadores da Parada de Brasília levaram a ideia ao senador, que fez o pedido à Primeira-secretaria da Casa, viabilizando a ação.
Para Contarato, a data é importante para a visibilidade, o fortalecimento e o respeito desse segmento da população.
“Ver o arco-íris projetado no Congresso Nacional é, simbolicamente, avançar em um espaço que tem negado direitos de cidadania plena a nós, LGBTI+. Nenhuma lei federal foi aprovada por este Congresso Nacional. Tudo o que obtivemos veio de lutas e conquistas no Judiciário! Mas precisamos das leis federais e nisso a visibilidade é um importante caminho.
As pessoas têm que entender que orientação sexual não define caráter”, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).
Veja o post do senador após a projeção :
https://www.instagram.com/p/CB_4zt2Dhi3/