DEZ CONTOS DE REIS: Sonia Maria Mazzei lança, no próximo dia 19 de abril, seu primeiro livro de contos

A escritora Sonia Maria Mazzei lança seu primeiro livro de contos pela Ventura Editora

 

Sonia Maria Mazzei é uma artista inquieta, que não tem medo de encarar novos desafios. Depois de publicar livros de poesia e infantojuvenis, a autora decide explorar agora a seara do conto e oferece aos leitores este belo Dez contos de reis.

 

Confira abaixo a entrevista exclusiva que fizemos com a autora:

 

ArteCult: Recentemente, a coletânea Kosmopoemas, que conta com um texto seu, foi lançada. Do que trata a obra e como você avalia essa experiência?

Sonia Maria Mazzei: Foi uma experiência muito gratificante participar de um projeto tão bem elaborado. A curadoria de Jorge Ventura, César Manzolillo e Rubermária Sperandio provou como uma coletânea pode se transformar em uma obra de conteúdo imensurável. Participei da coletânea Kosmopoemas com o texto intitulado “Adoração”, relacionado com o tema proposto: os quatro elementos da natureza. E foi buscando inspiração que encontrei em “Pele”, deusa havaiana dos vulcões, da terra, do fogo, da criação, da dança e da luz, os versos para o meu poema.

 

AC: Depois de lançar dois livros de poesia, você estreia agora na prosa para adultos. Como Dez contos de reis nasceu?

SMM: Poesia é meu vício. Perguntaram-me outro dia, ao saber que meu novo livro seria de contos: você abandonou a poesia?  Claro que a resposta foi negativa. Apenas resolvi me arriscar nos contos, que também gosto muito. Dez contos de reis nasceu do exercício da observação de quem escreve. Um jargão, que ouço quase sempre pela manhã, entrando pela minha janela, me trouxe a inspiração do primeiro conto.

 

AC: Na sua opinião, que características um bom conto deve apresentar?

SMM: Gosto dos contos mais curtos, mas que conseguem dizer bastante. Um início que captura o leitor, frases curtas no desenrolar da história e um final inesperado.

 

AC: Sem dar spoiler, poderia nos dizer o que os leitores vão encontrar em Dez contos de reis, seu mais recente lançamento literário?

SMM: Seguramente, um livro diferente. Foi esse o meu primeiro desejo. Um título que deixasse, em uma primeira leitura, através dos sons, a dúvida entre as palavras reis ou réis. O livro traz ilustrações que eu e Pedro Mazzei, o ilustrador, idealizamos. Figuras enigmáticas compondo a proposta do livro de ser original e surpreendente. Os contos não têm títulos.  Em Dez contos de reis, o leitor experimentará alegrias, tristezas, descobertas, amor e ódio.  Histórias e ilustrações não convencionais e a sinergia com a Ventura Editora deram origem à obra.

 

Confira abaixo o convite da autora para esse lançamento imperdível!

  • Quando: 19/4/2023, a partir das 18h
  • Onde: Bar Restaurante Ernesto: rua da Lapa, 41 – Lapa – Centro do Rio do Janeiro

 

Sobre SONIA MARIA MAZZEI:

Sonia Maria Mazzei. Foto : Divulgação.

Sonia Maria Mazzei é carioca, nascida em 20 de junho de 1950, bacharel em Letras (Português/Literaturas) pela UFRJ, com pós-graduação em Literatura Portuguesa pela UERJ.

É autora de três livros infantis: Vida de balão é foguinho, de 1995, Doce surpresa (Prêmio Carioquinha de Literatura Infantil 2004) e Vida, encontro e festa: no vai e vem da floresta, lançado no dia 08 de dezembro de 2018, pela Editora Penalux, no Museu da República – Rio de Janeiro.

Sempre presente onde a literatura estivesse, Sonia Maria Mazzei participou, durante oito anos, na década de 1990, do grupo de estudos literários Sete em roda e da antologia de contos e poesia O disco de Newton, de 1994, idealizada por esse mesmo grupo.

Participou também de várias antologias de contos e poesias e, em 2017, lançou seu primeiro livro individual de poemas: Revoada, pela editora Penalux. Envelope violeta é seu segundo livro de poemas inéditos, publicado em 2020, também pela editora Penalux.

Em 2023, lança, pela Ventura Editora, Dez contos de reis, seu primeiro livro autoral de contos e oferece aos leitores seu mais recente trabalho.

 

LIVE COMO CONVIDADA DO AC ENCONTROS LITERÁRIOS

Sonia Maria Mazzei foi uma das convidadas da primeira temporada do nosso programa AC ENCONTROS LITERÁRIOS. Confira abaixo a live que realizamos com ela em 16/08/2022.

E não deixe também de ler a entrevista escrita que fizemos com ela em julho de 2022.

 

Veja abaixo o texto de Luiz Otávio Oliani sobre DEZ CONTOS DE REIS:

Convém evocar uma citação de Roland Barthes, no livro O grau zero da escrita, para introduzir Dez contos de reis, de Sonia Maria Mazzei.

Barthes escreveu que “Não há linguagem escrita sem alarde”, e não é à toa que a escritora sabe muito bem que a boa literatura é ambígua, polissêmica, plurivalente, por excelência.  Se não provoca alardes, sustos ou reflexões no leitor, em diversos níveis, está fadada a não ser de qualidade, fato que não ocorre no volume em pauta.

De forma minimalista, como pede o bom conto na cena da pós-modernidade, a obra traz um intenso jogo semântico com tudo o que se refere à palavra “rei” em cenários que oscilam do urbano ao medieval e até ao natalino. Seja através de uma “coroa” que transforma a vida de um homem de um ferro-velho; seja de uma soberana, com a morte misteriosa do rei em “Quem vê cara, não vê coração”; seja na recusa de uma mulher que tem predileção por doces claros; seja na discussão das frutas sobre qual é mais bela;  seja em um jogo de aliterações, com base no trava-línguas “O rato roeu a roupa do rei de Roma”; seja através da degradação financeira e moral de um casal; seja por um personagem amante do jogo de cartas, o qual se rende à tecnologia e se vê às voltas com um mistério; seja pela presença de ilustres nomes como Gaspar, Baltazar e Belchior, Maria e o Menino Jesus em um conto; seja pela história de um “trono” inspirado em um poeta ou outros contos.

Sonia Maria Mazzei sabe como contar histórias. Professora, pós-graduada, grande poeta que é, além de autora de títulos infantis, trouxe mais uma vez a beleza da linguagem metafórica ao universo da prosa. O resultado foi este belo livro. Sem dúvida, é uma leitura sem excessos e que vale muito a pena.

Capa do livro Dez contos de reis, de Sonia Maria Mazzei, publicado pela Ventura Editora.

Luiz Otávio Oliani é professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual/Redação. Publicou dez livros de poemas, três peças de teatro, um livro infantil e quatro livros de contos, entre os quais, o mais recente, Pandemônio: diário da quarentena de um sobrevivente à covid-19.

 

SERVIÇO:

Lançamento de Dez contos de reis

  • Quando: 19/4/2023, a partir das 18h
  • Onde: Bar Restaurante Ernesto: rua da Lapa, 41 – Lapa – Centro do Rio do Janeiro

 

 

Author

Carioca, licenciado em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição, com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela USP. Participante de 32 coletâneas literárias. Autor do livro de contos "A angústia e outros presságios funestos" (Prêmio Wander Piroli, UBE-RJ). Professor de oficinas de Escrita Criativa. Revisor de textos. Toda quinta-feira, no ArteCult, publica um conto em sua coluna "CONTO DE QUINTA", que integra o projeto "AC VERSO & PROSA" junto com Ana Lúcia Gosling (crônicas) e Tanussi Cardoso (poemas).

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *