Dança e desenvolvimento infantil

dancacrianca1

Para comemorar o Dia das Crianças, dedico este texto a elas.

As crianças, antes de possuírem o domínio da linguagem, já se movimentam de forma inata, já expressam pensamentos ou emoções de forma muito natural.

A dança é o meio mais primitivo e original de comunicação com o universo. É pré-verbal, pois se inicia antes mesmo de as palavras serem formadas.

Entendeu porque a criança se movimenta com tanta liberdade? Saiba mais sobre isso em: artecult.com/danca/danca-na-historia-da-humanidade/

Crianças se movem naturalmente. Elas se movem para treinar sua mobilidade e testar seu corpo, é parte do seu aprendizado como ser humaninho. Se movem para expressar um pensamento ou sentimento, e também porque é divertido e o movimento as fazem se sentir felizes. Elas aprendem padrões de movimento tão facilmente como aprendem a língua.

Agora, por que a dança é tão facilmente executada por elas? Por que, antes mesmo de falar, elas dançam? O que essa prática traz de diferente na educação infantil?

dancacrianca2

 

A dança é um método natural de aprendizagem e uma forma básica de expressão cultural. Assim como todas as sociedades criam formas de representação visual ou organizam sons em música, todas as culturas organizam movimento e ritmo em uma ou mais formas de dança.

A dança contribui para o crescimento da criança: ajuda a amadurecer fisica, emocional, social e cognitivamente.

É algo tão importante e sério que já existem escolas de dança que trabalham com o foco no desenvolvimento físico da criança por meio da dança.

O método envolve uma maior amplitude de movimento, coordenação, força e resistência. A Dança é uma excelente forma de exercício para o desenvolvimento total do corpo. As crianças pequenas são naturalmente ativas, mas a Dança expande as possibilidades e habilidades motoras.

dancacrianca3

Ajuda também na maturidade emocional pois a Dança é uma oportunidade para expressar suas emoções e tornar-se consciente de  si e aos outros através do movimento criativo.

Promove a consciência social, por meio de encontros com o outro, desenvolvendo a interação e a cooperação. As crianças aprendem rapidamente a trabalhar dentro de uma dinâmica de grupo.

A Dança atua ainda no desenvolvimento cognitivo, pois estimula as crianças a criarem o movimento espontaneamente. E até possíveis problemas cognitivos podem ser trabalhados por meio do movimento corporal.

Alguns exemplos de trabalhos com dança para criança você encontra nos meus textos nos links:

artecult.com/danca/danca-e-artes-plasticas/artecult.com/danca/danca-para-criancas/

Dança e criança tem tudo a ver! Esse é um campo vasto e infinito de investigação educacional. Por isso me encanta, por isso adoro trabalhar com criança, pela possibilidade que a dança oferece de aprendizagem através da experiência. Tanto para elas quanto para mim. É esse estado elevado de cognição sensorial múltipla que cria a magia do movimento que é a dança.

Para saber mais sobre essa filosofia educacional, recomendo obras de Jean Piaget Howard Gardner e outros teóricos cognitivos.

 

 

 

 

Author

Sou Marcelle Pereira Soares Banks, a.k.a Celle Banks. Sou profissional com 10 anos de experiência na área de comunicação, com passagem pelo setor acadêmico privado e público, me formei em Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e fiz o curso de Dança Contemporânea na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há 12 anos, atuo profissionalmente como Bailarina, Designer, Coreógrafa e Publicitária. Amante das Artes Culturais e Sociais, sou empreendedora e promotora da diversidade cultural. Tenho um enorme desejo de me comunicar com as pessoas e escolhi fazer isso através da dança. Gosto de compartilhar com os outros a minha paixão pela dança. Meu maior interesse é estudar a diversidade de danças através do olhar contemporâneo, das danças tradicionais às urbanas. Já me apresentei em universidades, festivais e teatros do Brasil. Nos Estados Unidos, desenvolvo atualmente um trabalho sobre a investigação de danças tradicionais brasileiras. Essas obras têm aparecido em Festivais Internacionais. Em 2015, me mudei para a Argentina e aprimorei meus estudos a partir de fontes de universidades locais, como Universidad Nacional de las Artes. Divido-me entre Buenos Aires, Des Moines, Rio de Janeiro e Florianópolis, sempre embalada na minha paixão pela família e pela dança