Hoje vamos falar de um hábito de vital importância. A Cultura da alimentação associada à prática de uma cultura esportiva de melhor qualidade. Será que o alimento “X” ou “Y” faz bem? Será que faz mal?
Alguns já devem ter ouvido dizer que sal faz mal, água faz bem, ovo é colesterol, cerveja é maléfica e vinho é excelente. Devemos manter o equilíbrio, isso sim.
A associação correta da alimentação com a cultura esportiva estão diretamente ligadas e pode trazer benefícios para toda a vida. Pode ajudar a prolongar a vida ou resumí-la, caso contrário. Isso pode ser comprovado desde a gestação, onde futuras mamães que se alimentam de forma saudável e praticam atividades físicas, orientadas por um Profissional de Educação Física, como nos hospitais para a recuperação de um paciente/cliente, até a terceira idade, sendo necessário o controle de determinadas substâncias.
Lembrando que, na maioria dos casos, ter uma cultura alimentar saudável desde cedo proporciona uma vida mais saudável juntamente com a cultura esportiva.
Em artigos anteriores citamos o excesso de água pode, também, prejudicar, sobrecarregando o Sistema Urinário e, durante a prática de atividade física intensa, como corrida ou HIIT’s (veja aqui um exemplo), podem causar desconfortos.
Uma recomendação relevante seria diminuir o excesso de ingestão de alimentos ricos em trigo, açúcares e gordura. Alimentação rica em legumes, frutas, verduras, proteínas e açúcares “mais saudáveis” como de beterraba, mascavo, rapadura, mel, frutose e lactose (da fruta e do leite), e os carboidratos que, metabolizados, se convertem em glicose.
Evitemos, numa cultura alimentar esportiva de qualidade, açúcares refinados de cana, refrigerante, alimentos fritos, gordurosos e oleosos (com excessões). Não se trata de uma prescrição e exercício da Nutrição, apenas dicas. Para isso é necessário consultar um(a) Profissional da Nutrição ou um(a) Nutrólogo(a).
ALGUMAS DICAS para a CULTURA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:
Naturalmente comer de forma saudável, no nosso país, não é acessível a todos. Alimentos menos saudáveis e mais simples são mais populares como fast foods, doces, refrigerante e refrescos. 1 litro de suco é mais caro do que 2 litros de refrigerante. 1 lanche no “FF” e mais barato do que uma refeição, nos levando a uma epidemia mundial de obesidade, esta considerada doença pela OMS.
A recomendação é manter uma Cultura Esportiva regular agregada a Cultura Alimentar saudável, sempre que possível. Isso diminuiria consideravelmente o custos nos cofres públicos na questão hospitalar. Vamos nos esforçar por nós mesmos e para nossas futuras gerações.
Forte abraços e bons treinos!
Prof. Diogo Dias.
Visite nosso Canal no Youtube e nossa página no Facebook .
Acesse também o link abaixo e fique por dentro das melhores dicas fitness, qualidade de vida, atividades físicas, culturais, alimentação e corrida de rua:
https://chat.whatsapp.com/IqfJMu0xTUULFO1rdZtisc
[hr style=”single”]
Veja também os vídeos :