Salve salve amigos e amigas do Canal Gastronomia do ArteCult!
Antes de começar a nossa matéria gostaria de apresentar nossa parceria com o aplicativo de idiomas Babbel.
Ter o apoio de uma empresa de idiomas com mais de 1 milhão de usuários nos faz acreditarmos que estamos no caminho certo.
Sempre que eu citar uma palavra em outro idioma, e essa palavra estiver na cor laranja, o Babbel irá nos ensinar a pronuncia correta da palavra. Todas estas palavras com suas respectivas pronúncias estarão no rodapé do texto.
E nas próximas matérias iremos sortear cursos de idiomas da Babbel !!
Vamos a matéria…
COZINHA ZEN
“Stress” , na cozinha?
No ano passado comecei a fazer alguns trabalhos com uma empresa chamada Cuisine Rouge, que tinha uma visão bem diferente, tinha ideias de uma cozinha mais harmônica, mais tranquila.
Nesse momento comecei a tomar uma postura mais “zen”, vi que era possível SIM uma cozinha sem “stress”. Precisamos entender que a cozinha é um local que ira produzir “alimento” que sera ingerido pelas pessoas, portanto a energia que a gente coloca nos alimentos será absorvida. Não adianta um prato lindo e bem montado, se o que está sendo servido não possui uma boa energia.
Comecei a criar algumas playlists musicais de acordo com o prato que eu iria cozinhar, dia de comida brasileira tem Bossa Nova e MPB… No dia que faço um Fish and Chips, tem music dos Rolling Stones… E no dia de fazer um Boeuf Carrotte tem musique francese) .
Isso associado a meditação, temperando de pensamentos positivos nossa comida.
Com isso a cozinha flui melhor, as coisas acontecem de uma maneira mágica.
Hoje, por acaso (o acaso existe?) li uma matéria na página “Budismo Engajado” com o tema: “Meditação na cozinha“.
Na mesma hora fui na hora conversar com o Miguel, um dos responsáveis pela página. Ele me contou que existe um livro chamado: Touching the Earth , do Monge Thich Nhat Hanh. E nesse livro tem alguns trecho que falam exatamente sobre isso:
“Senhor Buda, quando estou cozinhando para a Sanga ou minha família… a cozinha se torna minha sala de meditação”. “Quando eu coloco a água numa bacia… eu olho profundamente na água para ver sua maravilhosa natureza… Eu sei que há lugares na Terra onde existe a escassez de água e as pessoas têm que andar quilômetros para buscá-la. Aqui, a água está disponível assim que eu abro a torneira.”
“Eu valorizo a água que está disponível pra mim…a eletricidade …consciente da existência de água e eletricidade…e fico feliz imediatamente.
“Quando estou descascando os vegetais ou cozinhando eles, eu posso fazê-lo com atenção plena e com amor. Eu sei que trabalhando com atenção plena e amor, eu saberei como manter minha energia e não ficarei cansado.”
“Quando vejo o ato de cozinhar como meio de oferecer nutrição e cuidado para minha família e amigos, eu facilmente encontrarei alegria e paz no que estarei fazendo”.
Ainda conversando com Miguel, ele disse: “Nos templos do zen a cozinha é um local sagrado e o tenzo, o mestre que cuida da cozinha, é tão importante quanto o abade do mosteiro.”
E para quem se interessar mais pelo assunto, no NETFLIX tem uma serie chamada “Chef’s Table” e na Terceira Temporada um episódio sobre a Chef Monja Jeong Kwan fala sobre isso, sobre cozinhar com meditação… sem o “EGO”.
Se você tem NETFLIX é que assistir ao episodio completo clique abaixo
Então ficam as dicas de leitura, vídeo, música, meditação… E tenham uma “harmoniosa” refeição.
Esta com fome de aprendizado? Vem comigo que no caminho te explico!
Mande suas dúvidas, criticas |
Siga nas redes sociais e escute nossa playlist |
Clique AQUI para conhecer o aplicativo Babbel !
Stress (Pronuncia em Inglês) |
Cuisine Rouge (Pronuncia em Francês) |
playlists (Pronuncia em Inglês) |
Fish and Chips (Pronuncia em Inglês) |
music (Pronuncia em Inglês) |
Rolling Stones (Pronuncia em Inglês) |
Boeuf Carrotte (Pronuncia em Francês) |
musique francese (Pronuncia em Francês) |
Touching the Earth (Pronuncia em Inglês) |
Chef’s Table (Pronuncia em Inglês) |
Chef (Pronuncia em Francês) |